Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
A escolha certa
terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Verdades sobre mim que nem eu sabia
Por incrível que pareça só fui dormir sozinho aos 47 anos de vida.
Verdade! Vamos aos fatos.
Como meu pai morreu muito cedo, enquanto criança e até meu casamento, dividia o quarto com minha mãe. Eram duas camas separadas. Ocorreu que fui crescendo e a situação permaneceu; e olhe que o apartamento de mamãe tinha três quartos.
Saí de casa para casar. Deixei de dividir o quarto com a mãe para dividir a cama com a mulher. Foram vinte e seis anos da vida de casado até que enfim veio a libertação, o divórcio. Então, após o divórcio que fiquei só em casa, deixei de dividir quarto, sala, banheiro, etc... para ter todo espaço só pra mim.
Vou contar pra vocês. É bom demais, acho que não tem mais volta. Eu amo minha privacidade e para minha atual fica o verso:
Você na sua,
Eu na minha,
Deu saudade,
Campainha.
Verdades sobre mim que nem eu sabia
Uma coisa que descobri a meu respeito só agora, depois dos sessenta.
Eu tenho o dedo indicador da mão esquerda menor do que o da mão direita.
Nunca tinha observado isso. Quando tinha seis anos sofri uma fratura séria no braço esquerdo decorrente de uma queda que tive do muro. Fiquei em tratamento por um ano aproximadamente, foram duas cirurgias e muita fisioterapia.
Dias atrás estava olhando com mais atenção minhas mãos e notando a diferença resolvi medir. Constatei então que existe uma diferença de pouco mais de meio centímetro entre eles.
O que acham, posso pedir direito a vaga especial para estacionamento?
segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
Filosofando - Escolhas
Dez anos atrás, eu contei uma passagem sobre uma pessoa muito simpática que conheci por decorrência de minha atividade de corredor. Foi um texto sobre o o Glacimar, um cara super simpático que espalhava alegria por onde passava. Sugiro ler antes o texto do link abaixo.
Sábado durante meu treino no Bariguí encontrei depois de longo tempo o Glacimar. Só que desta feita ele não estava correndo, estava sim caminhando de mãos dadas com uma bela senhora à seu lado . Inusitado, não poderia deixar de cumprimentá-lo e a pergunta foi inevitável: "Glacimar, você arrumou namorada e deixou de correr?"
Antes mesmo que ele pudesse esboçar uma resposta a linda loira apressou-se em responder:
"Ele agora tem que cuidar de mim."
Concordei, trocamos algumas rápidas palavras e voltei ao treino. Mas, o pensamento continuou... Pobre Glacimar, feliz com sua noiva e triste por não poder fazer o que ama numa manhã de sábado no parque. Escolhas amigo leitor, escolhas. Assim dizem que escolher alguma coisa ou situação é renunciar a todas as outras. Glacimar fez a sua escolha.
https://www.blogger.com/blog/post/edit/7113611911019910526/5543524162367405021
sábado, 23 de janeiro de 2021
Viver bem - dicas do Dr. Renato
Aprendendo a administrar problemas:
Conta uma estória que Salim tinha um problema; devia dez mil reais para Khalil. Por conta disso Salim não conseguia dormir porque aproximava-se a data do pagamento e ele não tinha o dinheiro.
Certa madrugada a esposa de Salim, Sara, vendo o sofrimento do marido pega o telefone e liga para Khalil.
Khalil atende o telefone às três da madrugada e Sara vai logo dizendo: "Khalil, sabe os dez mil reais que Salim tem que te pagar? Ele não irá pagar porque não tem o dinheiro" e desliga o telefone.
Vira-se para Salim e diz: "Pronto! Pode dormir Salim, agora o problema é dele".
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Pensando alto - A idolatria do ego
Uma "menina" de dezesseis anos vai ao motel com um homem de trinta anos na região metropolitana de Curitiba sofre uma hemorragia e morre.
Como é fácil descobrir tudo em tempos de redes sociais, descobri a página dela no Facebook. E sabe o que tem lá?
Fotos e mais fotos com caras, bocas e muita sensualidade. Provocantes mesmo. Não está aqui uma tentativa de incrimina-la pelo seu trágico destino, a polícia vai esclarecer o que aconteceu uma vez o acompanhante está preso.
O que quero refletir aqui são duas questões:
- A idolatria do ego que as redes sociais e a cultura selfie proporcionam,
- O risco da exposição de sua vida em redes sociais.
Pensem nisso!
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
"Vem ni mim vacina!"
A vacina chinesa vou tomar no braço direito.
A vacina inglesa vou tomar no braço esquerdo.
A vacina russa vou tomar na nádega direita.
A vacina indiana vou tomar na nádega esquerda.
E se a Jamaica fizer uma vacina eu fumo ela.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Frases e pensamentos - Escolhas e renúncias
"Toda escolha implica numa renúncia".
Guarde bem isso para toda sua vida. Escolheu comer saudável, renunciou a todas as outras comidas do mundo. Escolheu morar em Curitiba, renunciou todas os outros lugares do planeta. Escolheu casar, renunciou todas as outras pessoas do mundo. Simples assim.
Boa semana a todos.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
TBT da minha vida
Ontem à noite fiz algo diferente. Em vez de esperar o sono com a TV ligada, coloquei o rádio tocando uma música suave e no silêncio escuro do meu quarto coloquei-me a fazer uma retrospectiva da minha vida. Pensei em tantas coisas, nas pessoas marcantes que conheci, nos momentos mais emocionantes que vivi. Foi tanta coisa que precisei ordenar o pensamento. Separei por categorias e consegui recordar tantas boas e más situações que vivenciei.
Gostei do exercício. Prometo que farei mais. No futuro vou ordenar os acontecimentos afim de não misturar as coisas e ter que reviver um turbilhão de sentimentos. Fato é que gostei das conclusões a que cheguei. Eu recomendo.
terça-feira, 12 de janeiro de 2021
Pratique - Os 3 níveis da gratidão
Segundo São Tomás de Aquino em sua suma teológica são três os níveis da gratidão:
- Reconhecer
- Agradecer
- Retribuir
- Não retribuir
- Não agradecer
- Não reconhecer
segunda-feira, 11 de janeiro de 2021
sexta-feira, 8 de janeiro de 2021
Microconto - Solitário
Nas lojas do KFC eles pedem seu nome para fazer a entrega do seu pedido.
Ia sempre lá só para ouvir alguém lhe chamar. Queria ouvir o seu apelido carinhoso; aquele que ela colocou quando estavam juntos.
Então, chegou para atendente e pediu para ser chamado por "Tchutchuco".
Praça de alimentação do shopping cheia, ouvia-se no alto falante: "Sr. Tchutchuco, pedido pronto. Duas asas, uma coxa e uma porção de fritas". Matava a saudades dela no KFC. Pena que morreu com as veias entupidas de gordura.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
Adaptabilidade
Sigo firme no meu curso de Guia de Turismo Brasil - América do Sul, incrível a capacidade de adaptação do ser humano. Mesmo com 61 de idade estou me dando muito bem no estudo à distância e fazendo muito bom proveito dos conteúdos.
Por quê é melhor estudar remotamente?
Listo algumas vantagens, segundo minha experiência:
- Na sua casa, se você for bem disciplinado, não tem nada que tire sua atenção.
- Se você cansar, você simplesmente para a aula e retoma quando der.
- Não tem aquelas pessoas chatas que tiram o foco do professor com suas dúvidas.
Pensando alto
Tenho falado, digo e repito. Aliás, se alguém quiser apostar, estou propenso aceitar o desafio:
"A vacina no Brasil será paga"
Alguma dúvida?
Anotem aí, depois conversaremos.
terça-feira, 5 de janeiro de 2021
Filosofando
"Quando as pessoas tinham diário ficavam furiosas quando alguém os lia. Hoje postam tudo em redes sociais e ficam furiosas se ninguém ler".
Pensando alto - De volta a realidade
Chega de praia, chega de festa. Vamos trabalhar povo porque os políticos precisam dos seus impostos. Nessa época do ano aumenta consideravelmente a venda de miojo para os maridos abandonados em Curitiba. A regra; mulheres e crianças na praia, maridos e miojos em Curitiba.