Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Filosofando. Aprenda a responder, não reagir.

"Acho que a primeira virtude é refrear a língua; aproxima-se mais dos deuses aquele que sabe como se manter em silêncio, mesmo quando está com a razão".
Catão, o Velho

Comentário: A maneira como alguém reage à hostilidade é uma forte evidência de sabedoria. 
Mantenha uma postura tranquila, calma e serena em todos os momentos.
Nunca permita que alguém tenha o poder de deixá-lo com raiva.
Conta uma estória que certa vez um mestre de artes marciais muito poderoso no Japão começou a ser xingado por um inimigo em frente aos seus alunos. Um dos jovens se aproximou e falou ao mestre: "O senhor tem tanto poder por quê não agride esse que está lhe humilhando?"
Respondeu o mestre: "Enquanto ele me ofende as palavras que profere são soltas ao vento. Se eu reagir serão minhas".



quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Frases e pensamentos - Grande verdade 1

"Se alguém lhe disser que estão falando mal de você, não dê desculpas sobre o que dizem. Em vez disso responda: "Eles não conhecem meus outros defeitos; caso contrário eles não teriam mencionado apenas esses".

Epíteto.



terça-feira, 19 de novembro de 2024

Eu e a Ferrari

Certo dia um amigo me perguntou: “Você já viu uma Ferrari com adesivo?”
Quis ele a se comparar com uma Ferrari uma vez que ele não possui tatuagens. Foi uma brincadeira. Tanto que a partir de então o apelidei de Paulinho Ferrari.

A brincadeira me fez começar observar a quantidade de pessoas que tem tatuagens. Fiz isso na academia. Posso dizer que o número é bem grande, inclusive eu. Resta saber quais razões levam as pessoas a marcar seus corpos para sempre. 

Não posso responder pelos outros, mas vou responder por mim. Tenho duas tatuagens que marcam em meu corpo minhas duas maiores paixões. Uma pelo meu clube de futebol e outra pela fotografia. Vejam bem, falei paixões, não amores. Amores são outros.
Assim, respondi meu amigo Paulinho. Não sou nenhuma Ferrari, mas a lataria fica diferente com estes dois adesivos.



sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Juridiquês outra vez

Sobre as voltas que a vida dá. Quando era estudante fiz vestibular para o curso de direito. Passei na PUC, depois de um ano resolvi abandonar o curso uma vez que não gostei do curso principalmente por entender que ficar estudando leis não era minha praia. Nem hoje eu estudaria esses assuntos.

Na carreira de corretor de imóveis tem uma especialização que é a de avaliador de imóveis para fins de mercado e judiciais. Na segunda feira depois de meses estudando irei me submeter à prova para conseguir o credenciamento. O meu objetivo é conseguir iniciar um trabalho junto a alguma vara da justiça onde os trabalhos são bem mais exigentes e por consequência melhores remunerados.

Voltas que a vida dá. Lá vai o estudante que abandonou o curso de direito por não gostar de estudar leis e falar “juridiquês” conviver com a magistratura e auxiliar os executores da justiça. Rezem por mim.



quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Frases e pensamentos - dois em um

"Parei de ajudar, parei de convidar, parei de ligar e percebi que o amigo era eu, não eles".

Se você, assim como eu está tendo uma decepção com amizades, guarde bem essa frase.

Complementando o raciocínio expresso no parágrafo anterior anterior:

"Não alimente todos os cães que você vê sofrendo. Alguns só precisam de energia para morder você."



quarta-feira, 13 de novembro de 2024

De mim para mim

Tem um filminho rodando nas redes sociais bem interessante. É uma produção de IA (inteligência artificial) aonde eles pegam atores e famosos na juventude e os colocam ao lado deles mesmos na fase adulta, atualmente.
Então, aparece o Leonardo Di Caprio adolescente interagindo com o atual Leonardo Di Caprio. Bem interessante a produção, recomendo que você busque e assista.

Ao assistir me veio o seguinte questionamento. Se fosse possível esse reencontro; o quê o atual estaria dizendo ao você jovem naquele momento?
Imagine-se tendo a oportunidade de encontrar com você mesmo anos mais jovem. O quê você diria para você que ainda não passou por todos os percalços de sua vida?

Eu, se tivesse a oportunidade, diria coisas como, faça isso... ou não faça aquilo...
Mas, o “se” não existe. Ficamos apenas do campo da imaginação. Porém, o exercício é bem interessante. Recomendo.

Segue o link:
https://www.instagram.com/p/DCStqXGsUUL/




sábado, 9 de novembro de 2024

Vamos sair da caverna?

Vocês já ouviram falar ou já leram algo sobre o Mito da Caverna de Sócrates publicada no livro A República?

Sinteticamente e com minhas palavras o Mito da Caverna é uma parábola que conta sobre a descoberta da realidade. Diz que os homens estavam acorrentados dentro de uma caverna só podiam ver as sombras projetadas em uma das paredes da caverna. Era tudo o que tinham conhecimento. 

Enfim, certo dia um deles consegue se libertar. Saí da caverna e conhece a realidade da vida cujas sombras eram projetadas para os presos lá dentro. Assim ele resolve retornar para o interior da caverna e contar para os demais sobre a realidade das coisas que descobriu do lado de fora.
Surpreendentemente os que estavam lá acorrentados não acreditaram nele e começaram a chama-lo de louco e mentiroso. Estavam todos acomodados com aquela visão de mundo projetada pelas sombras. Era o mundo em que acreditavam.

Pois bem. Sócrates escreveu a parábola da caverna para ensinar que nossa visão de mundo é limitada e que precisamos nos libertar das correntes e sair para o mundo real; para fora da caverna, pois só assim conheceremos a verdade. Agora o ponto da reflexão que eu desejo que vocês mergulhem:

Qual é a caverna na qual estamos acorrentados atualmente?
Minha opinião: redes sociais e grupos de whatsapp.
Então! Vamos sair da caverna?



sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Frases e pensamentos - Epicuro

"É inútil pedir aos deuses o que por nós mesmos podemos conseguir".

Epicuro



Mamãe não namora

Ainda jovem engravidou de seu namorado. Casou com ele e em seguida veio o primeiro filho. Andanças e descaminhos da vida o casamento acabou, ficaram as boas lembranças e um filho.

Crente de encontrar a felicidade, arrumou outro namorado. Sentindo-se segura dessa vez, engravidou. Assim veio uma filha para completar sua vida. Andanças e descaminhos da vida o relacionamento acabou, ficaram as boas lembranças e uma filha.

Ah a solidão! Depois de duas decepções amorosas queria mais curtir a vida embora tivesse dois filhos para criar. Balada vem, balada vai, conheceu um belo “guapo”. Apaixonou-se, trouxe para morar consigo e dividir as despesas. Não demorou para engravidar em seu terceiro relacionamento que gerou sua segunda filha.
Andanças e descaminhos da vida o relacionamento acabou, ficaram as boas lembranças e mais uma filha.

Passaram-se anos, os filhos crescendo e ela enfim segue só. Naquela casa todo mundo é irmão; por parte de mãe. Segundo se sabe, os filhos a proibiram de relacionar-se novamente. Eles tem boas razões para isso.

(Obs.: baseado em fatos reais)



quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Dedo podre

Tem uma pessoa conhecida que teve cinco relacionamentos e atualmente está sozinha. Se bem me lembro, minha irmã dizia o seguinte:
“Quando um casal se separa sempre fica a dúvida de quem era a pessoa mais difícil no relacionamento. Você saberá quem era o mais difícil quando num próximo relacionamento ver aquele que se irá se separar primeiro”. 

Você pode estar pensando agora que esta colocação é apenas um indicativo. Concordo que pode ser, mas que ao menos é um caminho; é.
E no caso desta pessoa o que quer dizer?
Seria ela a pessoa problemática em suas cinco relações?
Seriam os cinco parceiros (as) os problemas?

Nossa!  Dependendo da resposta para explicar esta situação eis que surge outra derradeira colocação.
É incontestavelmente um caso de dedo podre.




Satisfação do cliente

Dinheiro é bom. Não tenha duvidas que é. Afinal como viveremos numa sociedade capitalista sem ter dinheiro para comprar o básico da sobrevivência? 
Mas, reconhecimento é muito bom. 

Nesta época do ano quando as agências clientes começam a programar seus passeios e pedir minhas datas disponíveis é uma sensação muito gostosa porque é o sinal que meus clientes gostaram e confiam no meu trabalho.

Tem um caso especifico de uma cliente do interior de São Paulo que teve problemas sérios com outra fornecedora que fechou comigo 2024 e, pasmem, 2025. 
Espero estar vivo até lá pra não deixar a cliente na mão.

Quer saber mais?
Me siga nas redes sociais (insta e face):  @guiaturcuritiba



quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Representatividade

Uma coisa que as pessoas não se tocam a respeito de eleições e candidatos é que quando escolhemos alguém esse alguém nos representa.

Logo, se você escolhe um ladrão ele te representa; e se te representa é porque você apoia as atitudes dele enquanto ladrão. O mesmo vale para escolher um louco, fazendo loucuras no poder significa que você que o escolheu concorda com o louco, ou seja, você também é louco.

Incrível que mesmo sendo um raciocínio tão básico as pessoas não consigam entende-lo. Analisando a situação política do país e do mundo, esse era a indução que queria deixar para vocês hoje. Pensem nisso.



terça-feira, 5 de novembro de 2024

Preparem-se!

O contexto da história sempre é analisado em três atos. O primeiro deles é o fato em si, estuda o ocorrido pouco tempo depois que ocorreu. O segundo ponto é o contexto histórico, que acontece depois de um tempo do ocorrido, quando se analisam outros fatores que contribuíram para que aquele fato histórico ocorresse. E o terceiro é decorrido muito tempo depois, quando se estuda todo o contexto e variáveis que ocorreram naquela época.

Isto significa dizer que muitas vezes estamos vivenciando um fato histórico, mas não nos damos conta disso. Por exemplo; o onze de setembro. O que sabemos hoje é muito diferente do que foi dito no dia do ocorrido, das suposições que levaram ao ocorrido.

E porque estou discorrendo sobre isso?
Para dizer a vocês que estamos vivenciando fatos históricos que daqui uns anos serão estudados como contexto da terceira guerra mundial. Isso é tão importante que os historiadores observam atentamente as eleições americanas porque dependendo do resultado das urnas teremos agravantes sérios no desenrolar da situação global.
Sendo bem objetivo e direto: Já começaram a fazer seus abrigos antinucleares? 



sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Foco na solução

Se diante de você tiver uma banheira cheia de água.
Tendo a opção de uma colher, um copo ou um balde. Como você esvaziaria a banheira?

A resposta mais comum seria esvazia-la usando um balde.
Pois acredite, esta opção está errada e a maioria das pessoas escolheu ela. Para vocês verem que certas vezes ficamos cegos para soluções obvias diante dos problemas que precisamos enfrentar. A solução mais viável seria tirar o tampo do ralo. 

Certa vez li algo sobre foco na resolução de problemas. A NASA tinha um problema que era enviar para o espaço uma caneta com a qual os astronautas deveriam fazer suas anotações. O problema era que com a ausência de gravidade a tinta da caneta não desceria para a ponta. Então, os engenheiros empenharam-se em desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço. E todos vieram com soluções muito sofisticadas e caras. Apenas um deles deu uma solução muito barata e prática. Sugeriu que no lugar de canetas levassem lápis.

Simples assim. Todo mundo focado no problema; “como escrever no espaço com uma caneta”. Só um focado na solução “de como escrever no espaço”.
Perceberam! Mais fácil tirar água de balde ou só tirar o tampo?