Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Frases e pensamentos - Trens

"Quanto mais tempo você ficar no trem errado, mais caro é a volta pra casa".

Isso não é sobre trens.



terça-feira, 14 de outubro de 2025

Pensando alto: As irmãs Graça

Maria da Graça. 
Maria sem graça.
Maria desgraça.




quarta-feira, 8 de outubro de 2025

As senhas das senhas

Já notaram que vivemos num mundo de senhas e códigos?
Desde quando a atividade humana vem mudando para o mundo virtual muitas de nossas ações dependem de senhas e chaves de segurança para serem utilizadas.   

Atualmente sem uma senha você não consegue ligar seu celular, não consegue entrar em casa se mora num condomínio, não consegue fazer uma movimentação bancária, não consegue abrir seus aplicativos para gerenciar as mais variadas necessidades do seu dia a dia e pasmem; não consegue nem mesmo assistir um filme na televisão se for por streaming.

Para quase tudo você precisa de uma senha. Em algumas situações precisará de uma palavra chave o que não deixa de ser mais uma senha, ou ainda receberá um código para confirmar a sua senha. É tanta senha que quando acesso algum site ou aplicativo em que o computador ou o celular completa a digitação dela penso: O cara que inventou isso deveria ganhar o prêmio Nobel por facilitar nossas vidas.

Não sei qual metodologia vocês usam para conviver com essas situações. Eu criei a minha, mas mesmo assim, para não confiar na memória já que estou pra lá dos sessenta, fiz um documento aonde constam todos os principais sites e aplicativos que utilizo com as minhas senhas em códigos. Assim, ao menos no caso de algum esquecimento ou confusão tenho onde recorrer. O problema é que esse documento, por garantia e segurança fica guardado sob o segredo de duas senhas. Arrumei mais duas pra minha cabeça. As senhas das senhas.



quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Cada um com seus problemas

Na tarde de trabalho todos na empresa preocupados com a resolução de uma negociação envolvendo um terreno bem localizado na cidade e que era de fundamental interesse para construtoras. O problema estava em que o proprietário mora nos Estados Unidos e pedia pelo lote a quantia de um milhão de dólares, com o seguinte detalhe, deveriam ser entregues para ele lá na américa.

Como ele não precisava vender não deu margem para negociação. Conversas e reuniões não encontrávamos uma solução que viabilizasse a operação. 
Não teve jeito. A empresa compradora terá que ir até lá e fazer a transferência do dinheiro para o vendedor.

Enquanto isso acontecia, entra na sala um de nossos colaboradores que está programando uma pescaria. Está procurando minhocas para levar. Isso tudo me induziu a uma reflexão. Cada um com seus problemas. Enquanto uns quebram a cabeça para viabilizar uma operação internacional de alto valor; outros estão preocupados com as minhocas para sua pescaria. Cada um com seus problemas.



segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Resposta

Apesar de minha experiência no ramo imobiliário tem algumas respostas que não consigo encontrar. Recentemente passei trabalhar com imóveis de alto padrão. Devo confessar que a mudança foi uma decisão acertada. Tem mais a ver comigo, porém, devo confessar, uma resposta ainda não encontrei.

Certas negociações atendo grandes empresários de onde sabidamente vem o capital que eles investem em seus imóveis. Casas e apartamentos com valores estratosféricos. Até aí tudo certo. A dúvida está naqueles compradores que não sabemos a origem de suas fortunas, para, por exemplo, comprarem um imóvel de quatro milhões de reais.

Vou falar pra vocês. Não é pouca gente. Só encontrei uma explicação.
Certa vez ouvi de um amigo apaixonado por carros e que tinha um carrão que ele fazia troca constante de carros sempre buscando carros mais carros do que tinha.
E acreditem; a valorização imobiliária favorece esse tipo de cliente que está constantemente mudando de residência. É só uma questão de saber a hora de comprar e de vender; e, principalmente não ter medo de fazer a mudança. Seria algo como não temer o risco de por sua família pra morar na rua.

É baseado nestes clientes que indústria da construção civil se sustenta, afinal, se um condomínio tem trinta apartamentos, digamos que apenas cinco serão de clientes com lastro financeiro. Os outros vinte e cinco serão do mercado que estou falando.



terça-feira, 23 de setembro de 2025

Comer porcaria

Almoço fora de casa quase todos os dias da semana. Nesse período longo que faço isso fiz um roteiro pessoal de restaurantes que me atendem. Tudo indica que um dia lançarei um guia de restaurantes triviais do Renato. Já imaginaram que chic?

Nessas andanças gastronômicas criei o hábito de prestigiar restaurantes que atendam minhas expectativas por preferências semelhantes as que tinha em casa.

Eu adoro comer coisas que a maioria das pessoas tem “nojinho”. Gosto de bucho, fígado, língua, rabada, joelho de porco, enfim não sou reticente a quase nada.

Essa particularidade eu chamo de “comer porcaria”. E tem alguns lugares que são ótimos em servir estas porcarias. Assim, quem me ouve falando que estou indo comer porcaria pode avaliar que sou meio louco.

Um dos restaurantes que me atendem neste quesito pertence a três senhoras já com idade. Local que chamo de restaurante das velhinhas. Então, como sabem os mais chegados na terça feira é dia de comer porcaria no restaurante das velhinhas.
Que fique entre nós.



terça-feira, 16 de setembro de 2025

Fofoca social

Na época em que minha mãe teve restaurante na praia, falo da década de setenta e oitenta, portanto no século passado, eram frequentadores comuns dois dos principais colunistas sociais de Curitiba. Pra quem não sabe coluna social era uma parte dos jornais impressos que cuidava das atividades da “alta” sociedade. Sendo bem claro, exposição da vida alheia.

Esses colunistas o Dino Almeida e o Khalil Simões eram habitues do restaurante porque lá era mais fácil encontrar as famílias que estavam veraneando. Desse trabalho saiam noticias como festas, aniversários, encontros e o que mais o povo gostava de saber; separações.

Quando pintava burburinho de alguma separação entre os bacanas os colunistas ficavam alvoroçados. Queriam saber os porquês, as razões. E se fosse o motivo uma traição era o máximo para vender jornal.

Baseado nesta minha vivência, atualmente costumo comentar que se este ou aquele fato tivesse ocorrido lá no passado seria notícia bombástica para as colunas sociais. Fato que aquilo que atualmente não surpreende e ninguém dá a mínima, no passado era babado para muitos comentários e fofocas. Sinal de que a sociedade evolui e o que outrora era escândalo hoje é normal.  

 



quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Voltando no tempo

Sexta feira próxima, no clube aonde somos sócios, haverá um show bem interessante. Pensando no publico mais velho, eles recriaram um evento que volta aos anos setenta. Teremos show com banda performática, DJs e cantores fazendo uma viagem de vota ao passado.

Comprei ingressos para irmos já que gosto muito dessa geração musical. O interessante é que pode ir vestido a caráter. Então, vou tirar do armário a velha calça boca de sino, aquela camisa colorida e o sapato salto Ana bela, assim tá todo mundo liberado pra ir a discoteca. Sim! Discoteca, aquele tempo nem se falava no termo balada.

Para beber deverá ter cuba libre, para comer x-salada. Para dançar homens de um lado, mulheres do outro e sim, todos fazendo os mesmos movimentos. Lá pelas tantas deverá tocar a Macarena; e intercalando com as musicas rápidas, umas lentas pra podermos dar uns “amassos” nas gatinhas. No salão as luzes piscando serão as estroboscópicas junto com as luzes negras pra deixar todo mundo com cara de defunto e dentes branquíssimos. Se duvidar muito um globo de espelhos ao girar deixará um efeito de brilhos no salão.

Bons momentos de volta ao passado, lá pelos anos setenta, oitenta. Festa até tarde da madrugada, afinal não é sempre que acontece. Dia seguinte todo mundo volta a ter sessenta, setenta anos e sentirão no corpo o peso da idade depois de uma noite mal dormida, mas muito bem vivida.



sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Triste constatação

Quando pequeno minha mãe sempre me dizia: “Filho! Escute os mais velhos”.
Hoje quase não encontro mais ninguém a quem escutar. 
Isso significa que o mais velho sou eu. Triste constatação.

Se o caminhar da vida fosse uma fila. Adivinhe quem estaria lá na frente quase na primeira posição?
Pois é! Triste constatação.



quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Frases e pensamentos - Sobre o passado

"Se o passado está à sua frente você não fechou bem a porta.
 O ciclo se encerra quando a distância se torna um alívio".



segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Frases e Pensamentos - Veríssimo

“Vou morrer sem realizar o meu grande sonho: não morrer nunca.”

Luiz Fernando Veríssimo.

obs.: falou por mim



quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Sou diet...

Se já não completei estou próximo de completar trinta anos como vasectomizado. Submeti-me ao procedimento depois de ter sido pai duas vezes.
Foi um processo bem interessante. Muito amigo do meu médico na época, fui realizar o procedimento numa maternidade. No centro cirúrgico na sala ao lado uma mulher gemia para ter seu filho e na sala ao seguinte eu preparava para encerrar a minha fábrica contando piadas para meu médico japonês. Tipo: “Abre o olho japa”.

Depois disso foi só alegria. 
Decorrente do processo afloraram alguns pensamentos filosóficos a respeito do assunto. Normalmente o homem casado deseja ter filhos no seu casamento. Pois bem, o homem vasectomizado tem a mesma preocupação, porém ao contrário. E se a patroa aparece grávida? Ai, Ai, Ai...

Uma decisão tomada a dois. Ou seja, não queremos mais filhos. Então, quem faz o processo anti-fertilidade? Como a laqueadura na mulher é um processo muito mais agressivo, tomei a decisão de fazer eu.
Pós cirúrgico tranquilo, uma semaninha e tudo resolvido. Depois disso tudo passei, na brincadeira, a me anunciar com portador do “diet-esperma”. Não engorda mais ninguém.



Duas palavras

Aproveitem que é de graça.
Significado de duas palavras que você precisa aprender a entender para se tornar uma pessoa evoluída e melhor. 

A primeira... Aprenda a dizer “não”. Depois que você se desenvolver neste quesito sua vida irá melhorar substancialmente.

A segunda... Aprenda a ouvir um “não”. Nada de melindres infantis. Assim como você diz “não”, por “n” razões os outros também o dizem.

Aprendeu? 
Viva feliz.

Nota: Depois desta dica ia passar meu pix, mas lá em cima está escrito que ;e de graça. Perdi a chance de ficar rico.



terça-feira, 26 de agosto de 2025

Fácil ser rico

Quando faço trabalho de avaliação de imóveis, sempre me deparo com surpresas por parte dos clientes quando apresentado o resultado do estudo. É claro que a maioria das reações de surpresa dão-se pela expectativa de valores superiores que os proprietários tem em relação aos indicadores de mercado.

Acho plenamente justificável no que diz respeito a bens imóveis. Afinal de contas a grande maioria sofre para conquistar a casa própria ficando por anos ou fazendo poupança, ou pendurados em financiamento longos como o que chamo de “minha casa, minha dívida”.

Assim, se tentássemos vender a maior parte dos imóveis pelo que julgam seus donos, o preço médio seria bem mais alto do que temos atualmente no mercado imobiliário. É normal que para aceitar o preço real de seu imóvel o dono leve um tempo, pois pelo que ele acha que vale não se fazem negócios.

De qualquer forma, não me incomodo com este processo. Até entendo o que acontece já que lembro de um ditado muito antigo que diz assim:
“Você é rico se dá valor ao que tem”. 
Traduzindo... Você pode valorar sua casa que fica lá na periferia como se fosse aquela mansão do bairro nobre da cidade. Tá tudo bem. Se vai vender é outra coisa.



sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Linguiçada

Um amigo me contava que está organizando uma linguiçada para comemorar o aniversario de um filho. Então lembrei de um ocorrido comigo envolvendo linguiça.

Quando minha filha entrou na universidade, estávamos em férias na praia. Junto com ela, a filha de um vizinho também havia sido aprovada no vestibular. Assim, resolvemos fazer uma linguiçada para os amigos delas.

A primeira providência foi saber quantos seriam os convidados. No total eram quarenta amigos e amigas. Assim fizemos as contas, eu e o pai da amiga, e cada um ficou encarregado de comprar uma parte dos ingredientes. Vim para Curitiba e comprei vinte quilos de linguiça, ele providenciou a cerveja, algo em torno de 120 latinhas, mais quatro pães por pessoa totalizando 160 pãezinhos.

Reunimos tudo e esperamos os amigos chegarem para a festança.  E eles compareceram mesmo, porém, jovens acanhados com a presença dos pais pouco comeram e beberam, tendo ficado quase tudo o que preparamos para o evento intacto. 

Terminado o encontro e constatado nosso fracasso como organizadores de linguiçada tivemos uma ideia. A partir daquele encontro, todo sábado nos encontraríamos numa casa para fazer linguiça com cerveja, então por alguns sábados subsequentes nos encontramos em alguma casa para comer pão com linguiça, beber cerveja e cantar no videokê. O único prejuízo foram os pães que ficaram velhos enrijeceram. Mesmo assim pensamos em moer e abrir uma fábrica de farinha de rosca.

Quer organizar uma linguiçada? Fale comigo.



terça-feira, 19 de agosto de 2025

Perdoe a maledicência

Naquele condomínio tem um cara de quem à boca pequena todo mundo fala. Arnaldo. Bom papo, sempre à disposição; mas como nem tudo é certo na vida, Arnaldo tem o seu porém. Não trabalha.

Casado com Luana tem uma filha. Naquela casa quem trabalha é Luana. Funcionária de banco estatal é ela quem provê o básico da casa. Arnaldo está sempre dando mole. Uma vez é Uber, outra faz fretes, vive de bicos. O gosto dele é por carros e motos.

Se quiser encontrar Arnaldo; todos os dias você o encontrará na garagem, invariavelmente de training surrado alisando seu carro e sua moto. Ambos novos modelos que não são populares. Bem sofisticados até.

A língua ferina da vizinhança levanta a questão. Quem sustenta os mimos da Arnaldo?
Eu, quando passo pelo casal sempre comento: “Lá vai Arnaldo com a dona da moto e do carrão”.
Deus me perdoe a maledicência. 



Cronos e Kairós

O tempo na cultura helênica é representado por duas palavras. Cronos e o Kairós.
Cronos é o tempo de maneira geral, cronometrado, procurado coo meta no menor tempo possível. Tanto assim sua representação é um dragão que vem consumindo uma ponte por onde passam as pessoas correndo atras de alguma coisa.
Kairós é um deus alado e representa o tempo bem vivido. Vivido com excelência, interesse ao próximo, convivido com amor.

Havemos de considerar que essa geração maluca está misturando as coisas, ou melhor, os conceitos. Estão até transformando o deus Kairós num dragão de Cronos a medida em que até o tempo que deve ser bem vivido tornou-se um objetivo supérfluo.



segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Frases e pensamentos

"As abelhas não perdem tempo explicando às moscas que mel é melhor o que merda".

Foque seu tempo que realmente importa; ou,  não perca seu tempo com idiotas.



Reflexão para a semana

Pesquisando sobre a morte encontrei esses pensamentos muito interessante a respeito. Vale a pena refletir...

"A morte não é o contrário da vida. A morte é o antônimo de um processo que a gente chama de nascimento."

"A vida é tudo aquilo que está incluído dentro desse tempo bonito que a gente tem pra viver".

Boa semana amigos do blog!



quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Frango à cubana

Estou voltando ao passado na memória pois fiquei muito abalado com a estória do playboy que matou um gari em Mina Gerais. Uma dessas atitudes que não tem justificativa na minha maneira de entender.

Enquanto funcionário de multinacional tive muito conforto para realizar meu trabalho. Certa vez, numa reunião em São Paulo, estávamos num hotel luxuoso. Lembro que no almoço serviram o prato Frango à Cubana. Logo após o almoço, antes de retomar o trabalho, tivemos uma meia hora para descanso.

Sai do restaurante e fui até o apartamento esticar um pouco. Estava hospedado num andar baixo e na rua uns operários faziam consertos na calçada trabalhando no pesado.
Ao abrir a janela pude observar que eles estavam também no seu horário de almoço e deu para ver o que continham suas marmitas. Arroz, feijão, um pouco de farinha e ovo frito. Consternado pela dualidade da minha realidade com a deles não me contive. Retornei ao restaurante e pedi ao atendente uma marmita com pedaços de frango que seriam inutilizados pela administração do hotel.

Voltei ao apartamento, abri a janela e ofereci a um deles a marmita crendo que aqueles pedaços de carne fariam a festa daquele almoço. Ledo engano.
O operário que a recebeu; abriu a marmita, agradeceu, voltou-se para mim e disse: “Muito obrigado! Mas, não vou comer agora. Vou levar pra casa. As crianças irão adorar”.
Naquele instante em que deveria retornar para o conforto da sala de reuniões confesso que destruído perla constatação da realidade chorei. Por um breve momento tive a realidade do meu país exposta a minha frente. Pense nisso quando ver seu prato cheio na próxima refeição.



terça-feira, 12 de agosto de 2025

Paga-se o preço

Realmente os computadores da Mac são fantásticos. Sou usuário testemunha do que digo. Faz alguns anos ganhei de minha enteada um Macbook que ela não pretendia usar mais. Gostei tanto da experiência que resolvi comprar um novo para usar em casa principalmente na edição de imagens.

Assim, tornei-me um usuário da marca da maçã. E devo confessar são muito bons os equipamentos, difícil foi a mudança da cabeça do usuário já que os sistemas usam operações muito diferentes das que o Windows utiliza.
Mas, tem uma coisa que é uma grande verdade nos equipamentos da Mac. Eles são feitos para serem superados sem possibilidade de receber atualizações assim como fazem nas máquinas com sistema Windows.

Não que você com um Macbook irá ficar um dia sem computador. Só que a ausência da possibilidade de atualizações te faz você acabar tendo que atualizar a máquina a qualquer custo, tendo que invariavelmente que contribuir com a riqueza do Steve Jobs e companhia.
Seja lá a sacanagem que for, me apaixonei pela marca.






segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Sogras

Outro dia desses encontrei uma “ex” sobrinha, se é que existe ex sobrinha num supermercado da cidade. E porque razão uso o termo de “ex” sobrinha. Porque ela é parte da família de meu primeiro casamento. E é tão confuso o que segundo a lei é considerado “ex” ou não é. 

Já me disseram que existe “ex” esposa ao contrário de sogra. As sogras são para sempre.
Seria este o castigo de quem se casa mais de uma vez? Ter duas ou mais sogras?

Me intriga saber as razões de na cultura brasileira denegrirmos tantos as sogras. Ao contrário dos sogros as sogras são quase sempre motivo de piadas, às vezes de mal gosto. Confesso que nenhuma das minhas sogras seja merecedora de alguma reprovação de minha parte. Fato é que a reciproca talvez não seja verdadeira, pelo menos segundo a ótica delas. Afinal de contas fui o “monstro” que roubou a filhinha delas.

O que nenhuma sogra enxerga é que sem um genro “monstro" não haveriam netos para elas bajularem como não fizeram com suas próprias filhas.



quinta-feira, 31 de julho de 2025

Filosofando...

Ainda sobre o texto de ontem...
A vida é bela ou a vida é uma tragédia?
Concluindo. A vida pode ser a mais bela possível, mas sempre acaba na tragédia. 



quarta-feira, 30 de julho de 2025

A tragédia da vida

Alguns escritores, dos mais céticos, assim como alguns filósofos tem como visão de vida, mesmo que pareça um pouco amargo, dizer que a vida é uma tragédia.

O raciocínio é o seguinte... Por mais que a vida seja bela, saudável, profícua ela termina numa tragédia. A morte.
Sim! A morte, não existe outra possibilidade e assim sua bela vida, prazerosa e feliz acabará também numa tragédia. A morte. 

É uma tragédia tão grande que as religiões tentam acalmar os temores de nossos corações vendendo a ideia do quê?
Da vida após a morte.
A morte, tragédia que mais cedo ou mais tarde “todos” iremos enfrentar. 





sábado, 19 de julho de 2025

Do Brasil para o mundo

Nosso país por conta da polarização politica já está uma “boXXta”. São os caras da esquerda de um lado, os da direita de outro, no meio comentários esdrúxulos. Idiotas torcendo para políticos como torcem para times de futebol quando na realidade estamos num campo muito mais delicado do que uma ingênua competição esportiva.

Me incomoda ler comentários de notícias vindo de ambos os lados recheados de fanatismo sem sentido algum. Não bastasse esse cenário nacional ridículo, agora entra no jogo o presidente da nação mais poderosa do mundo. Tudo porque ele defende a ideologia de um dos lados dos nossos contendores. 

Senhores! Podemos dizer que pela primeira vez na história estamos influenciando aqueles que sempre ditaram grande parte de nossos usos e costumes. Uma pena que seja de maneira tão imbecil.
Reflitam e bom fim de semana.



quinta-feira, 17 de julho de 2025

Notícias da manhã

Toda manhã assim que acordo e vou fazer a higiene pessoal ligo o celular e vou escutando as postagens da Maria Rafart, psicóloga que trata de relacionamentos. Todo dia tem um novo caso comentado que sempre é bem interessante. O de hoje me chamou a atenção; o caso de um casal que se separa e estão tendo problemas com a guarda compartilhada de um pet. Eu que tenho muita restrição a maneira como as pessoas tratam os animais no contexto de suas vidas me coloquei no lugar de um juiz de direito tendo que opinar sobre uma situação dessas. Com certeza minha resposta não seria lá muito adequada.

Depois, enquanto tomava meu café e lia meus sites de notícias, fui descobrir porque o governo Trump quer investigar o nosso PIX. A questão me chamava atenção uma vez que o PIX é uma operação como a antiga troca de moeda corrente entre pessoas para pagamento de suas despesas da vida cotidiana.

A razão dele querer investigar nada mais é que uma solicitação das empresas americanas de cartões de crédito e débito que perderam muito com nosso sistema de pagamento tupiniquim. Simples assim. Interesses, apenas interesses.



quarta-feira, 16 de julho de 2025

Velho perfumadio

Não sei vocês, mas eu invariavelmente gosto de estar perfumado. Os meus perfumes prediletos são os amadeirados. Se for pra falar em marca, gosto do Polo, do Malbec e no uso diário o Connexion.
Recentemente comprei o lançamento Clash do boticário, apesar de não ser o amadeirado, ando com ele já que gostei do aroma.

O Polo por ser importado e com custo elevado deixo para ocasiões especiais, aquelas que exigem um “tchan” diferente, ou como diriam os malvados, aquelas situações que precisa tomar banho antes de sair. É tamanha minha identificação com perfume que minha esposa reclama quando por alguma razão me esqueço de usar.

Quando um estranho comenta que estou perfumado costumo contar uma estória engraçada. Digo assim:
“Quando era jovem minha mãe me falava o seguinte: ‘Filho! Um homem tem duas possibilidades de se dar bem com as mulheres. Ou ele é bonito ou ele é cheiroso. Portanto, use sempre bons perfumes’.”
Confesso que ate hoje não entendi bem o que ela queria dizer com isso, mas sempre fui obediente.
Velho sim! Cheiroso também!



terça-feira, 15 de julho de 2025

A regra do não:

Se dizer “sim” facilita a vida do outro, mas complica a sua, então diga “não”. 

É um processo difícil, mas vale a pena ser tentado. Sabe por quê?
Porque a maioria das pessoas não está nem cagando para seus sentimentos e, às vezes, por conta de não praticarmos beneficiamos quem não está nem aí para nós.



quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sonho meu


Vocês viram o nome do novo programa de humor da poderosa Rede Globo que inicia no domingo após o Fantástico? 
Pois é... chamar-se-á Aberto ao Público, assim igual, tal qual o nome do meu querido blog.

Atenção advogados de plantão! Já vou avisando que não caberá nenhum processo indenizatório que por um caso me leve a riqueza extrema. Eles podem até abrir um domínio com nome e a extensão “.com.br”, claro que não o farão, eles não precisam disso.

O que eles não poderão é abrir um blog na plataforma blogger com o mesmo nome porque o domínio já tem dono, no caso eu. Pensando nisso, vamos ficar de olho, vai que resolvem fazer uma oferta e eu saio desta pindaíba. Já estou vendo preço de imóveis em Dubai.
Se isto acontecer, vocês sentirão a falta deste escriba?

Escreve aí nas respostas.

                                                   Ampliação De Dinheiro Olhar Menos Vetor PNG , Ampliação, Olhar, Menos  Imagem PNG e Vetor Para Download Gratuito

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Não somos canibais

Linguagem figurada, recurso do idioma que expressa um sentido diferente para mostrar algo. “As crianças pegam fogo!”, um exemplo desse recurso. E não precisa dizer o português falado no brasil é cheio do uso deste recurso.
De todos o que mais me intriga é o que os homens falam quando veem uma mulher bonita, bem dotada de recursos sexuais que é o termo “gostosa”.

Fulana é gostosa! É gostosa em que sentido?
Se for no sexual poderíamos dizer, “boa de cama” ou até mesmo usar o termo chulo “tesão”. Mas gostosa me lembra associação à comida.

Ora bolas, se for associado à uma comida, para definir se é gostosa ou não precisaria provar. Para provar um ser humano só se o provador for canibal. Assim pouquíssimas pessoas na face da terra teriam respaldo para dizer se fulana ou cicrana é gostosa ou não. Dentre eles poderíamos listar os índios de algumas tribos africanas ou alguns dos sobreviventes dos Andes que realmente praticaram o canibalismo. No mais fica só no âmbito da linguagem figurada mesmo. 



Cabelo não come

Faz algum tempo uma amiga fazia compras no supermercado. Logo percebeu que um homem estava observando-a e seguindo pelos corredores do super para poder admirar sua beleza.

Determinado momento ela entra no setor de cosméticos e põe-se a escolher um xampu. O cidadão se aproxima e afim de puxar uma conversa pergunta:
“O que será melhor para meu cabelo? Xampu de maçã verde ou germe de trigo?”
Ela; dona de uma velocidade de raciocínio espantosa e de um espírito de humor mordaz respondeu: “Olha! Até onde eu sei cabelo não come. Então compre qualquer um”.

Aquele ditado vale: “Quem fala o que não deve, ouve o que não quer”.

Lembrei deste caso porque hoje, após longa data, comprei um xampu novo para mim. No rótulo diz assim: “Broto de bambu. Fortalece e faz crescer”. Como diria minha amiga; compre qualquer um, cabelo não come.

Nota de esclarecimento: demoro para comprar xampu porque faltam-me os cabelos para lavar.



quarta-feira, 2 de julho de 2025

Pergunte ao seu médico

Essa semana saindo do médico fomos até um laboratório de análise clínicas fazer um exame de sangue de albumina.

Muito bem atendidos no laboratório ficamos surpresos com o preço do exame. Irrisórios R$ 6,00, sim eu disse seis reais. Considerem que na coleta teve a mão de obra, a seringa, o algodão e o esparadrapo. E na saída o direito a um lanchinho. 

Eu e a patroa comemos dois pães de queijo com dois cafés expressos.
A pergunta é: Onde você come pagando R$ 3,00 por pessoa?
Quer a dica?
Pergunte ao seu médico.



segunda-feira, 30 de junho de 2025

Pirar mundo afora

Não sei se acontece com vocês ou com mais pessoas que viajam. Eu quando estou no exterior tenho a mania de ficar achando que conheço pessoas que nunca vi na vida. Ou, pelo menos, que elas sejam parecidas com pessoas aqui da nossa cidade.

É muito estranho, principalmente se você fala para sua acompanhante. Ela deve pensar que você é louco. Assim, esse cara parece-se com meu primo, esse outro foi meu vizinho, e por aí vai.
Não se deve levar muito em consideração haja visto a irrisória probabilidade de ser de fato a pessoa que julgamos ser.

Porem, vale o registro. Uma das viagens que fizemos à Itália, especificamente numa igreja em Nápoles, olhei um casal que conhecia distantemente aqui de Curitiba, como falamos; foi como se tivesse acertado na loteria, afinal não era na Igreja do Largo da Ordem, era na igreja do Cristo Velado do outro lado do mundo.

Outra atitude que tenho feito é levar camisa do meu time de futebol e uma da seleção brasileira para usar nos finais de semana. Dá certo. Já encontrei torcedores do meu time na Estação Ferroviária de Roma, um brasileiro em Dubai e um grupo de torcedores de futebol em Madrid.
Que seja loucura, mas que é bom pirar mundo afora, é.



sábado, 28 de junho de 2025

Sobre obituários e fotografias

Até pouco tempo tinha uma foto do obituário de meu pai guardada aqui em casa. Era uma foto como se faziam nos tempos passados cujas bordas eram descoloridas para passar a impressão de que estavam sumindo assim como a passagem de quem partiu.

Este final de semana estava praticando um pouco de Photoshop, meu hobby favorito, e numa aula online o canal ensinava você alterar o fundo de imagens deixando-as em degradê.
Fui praticar numa selfie que fiz recentemente e o resultado foi uma lembrança incrível destes tempos passados. 

Coube uma reflexão... As fotos antigas que tirávamos, revelávamos e pendurávamos nas paredes com o tempo iam desaparecendo. Este processo começava perlas bordas até o desaparecimento completo da imagem que durava noventa anos. Creio que assim seja a lembrança de nossa memória após nossa partida, com o tempo irá sumindo tal qual as fotos de antigamente.




Frases e pensamentos - Sêneca

"A deformidade do corpo não afeia uma bela alma, mas a formosura da alma reflete-se no corpo".

Sêneca.

Frase perfeita para aquele dia em que nos sentimos feios.  Reflita.



sexta-feira, 27 de junho de 2025

Heinz. Nunca mais !

Estava fazendo minhas compras no supermercado, especificamente no corredor de massas e molhos. Gosto do molho de tomate da marca Heinz que ultimamente anda sumido das prateleiras do mercado que frequento.

Desta vez encontrei uma repositora deste setor e fomos conversar. Ela me disse que a marca para qual trabalha é outra e me fez um alerta sobre esses fabricantes de saches de molho de tomate que agora repasso para vocês.

Estes produtos estão passando pelo processo de “reduflação” do qual já escrevi aqui. As industrias reduzem os tamanhos das embalagens e mantem os preços. Uma grande sacanagem conosco, consumidores.

No caso dos molhos de tomate que tinham 300g de produto dentro, agora vem com 240g.  A sacanagem é maior ainda porque o tamanho do sache é o mesmo, ou seja, se você como eu não lê o conteúdo na embalagem pensa que está levando a mesma quantidade sendo que a redução foi de 20% enquanto o preço permanece o mesmo.

Vamos boicotar este tipo de estratégia deixando de comprar os produtos que forem alterados. Heinz, nunca mais!




Frases e pensamentos - Se a vida te...

 Pensamento adaptado do dia devido a um pequeno acidente aqui em casa:
"Se a vida te quebrar o único ovo da geladeira não faça a omelete. Coma só o pão no seu café".

Pensem nisso.



quinta-feira, 26 de junho de 2025

Dormi de touca

Sempre ouvi a expressão “dormir de touca” como algo relacionada a não dar bobeira, ficar esperto em determinadas situações.
Fato que com essa friaca dos últimos dias descobri uma touca a qual não faço a menor ideia de onde veio. Ele tem o material parecido com o tecido de muitos roupões, algo macio e que aquece bem. Parece-se com a touca da vovó Nana.

Uma dessas noites resolvi usa-la para dormir. Vesti a touca, sim, touca se veste, e pus-me à cama para cair nos braços de Morfeu (confesso que essa ultima frase é uma joia literária, “pus-me à cama” é pra acabar).

Divagações literárias à parte dormir de touca foi uma experiência muito agradável. Faltando-me os cabelos a touca fez seu papel de proteger a calva, por sinal a única parte que fica exposta quando estou na cama.
Daqui pra frente, no inverno, só vou dormir de touca, mas não quer dizer que vou dar bobeira.



quarta-feira, 25 de junho de 2025

Gente como a gente

Na igreja que frequentamos, na ultima terça do mês os cultos são separados para homens e mulheres. Assim, mulheres num ambiente e homens em outro, podem ser tocados assuntos que, segundo a ótica da fé, afligem só os homens ou só as mulheres. 

Eu gostei do modelo e desde dezembro do ano passado tenho frequentado esses eventos. Os temas não são pesados. São pesadíssimos. Prostituição, infidelidade, vícios e por aí vai. Devem atingir seus objetivos de ajudar alguém dentre aqueles que lá estão. Alguma coisa de bom sempre se extrai.

Porém, o que mais impressiona é que o pastor que conduz os temas acaba por se mostrar mais humano; isso é muito interessante já que aproxima ele da comunidade como homem comum. Está aqui o ponto que desejava tocar neste texto, enquanto algumas religiões se afastam do povo seja por mistérios, rito ou pompa, o ideal seria se aproximar, mostrando que aqueles que estão lá são seres como qualquer outro.

Finalizando, segue uma frase para reflexão colhida ontem:
“Todo alcoólico anônimo começou um dia bebendo socialmente”.
Pensem nisso!



segunda-feira, 23 de junho de 2025

A sombrinha cor de rosa

Hoje quando saí da casa da esposa chovia e como estava sem guarda chuvas a solução foi emprestar um dela. A sombrinha rosa veio com um monte de recomendações. Não vá perder, não estrague, ponha para secar, blá blá blá, blá blá blá.

No caminho para academia resolvi parar num relojoeiro e tirar umas dúvidas com relação aos seus serviços. Saí do carro com a sombrinha cor de rosa e a deixei na entrada da loja. No momento falava com o profissional apareceu um andarilho que pedia comida. Enquanto ele esperava peguei o carro para seguir meu caminho. Já no carro me toquei que esquecerá a sombrinha na porta da loja. Retornei e não encontrei mais. Perguntado sobre ela descobri que o andarilho havia roubado a sombrinha de estimação de minha esposa. Saindo da loja avistei o larápio lá no meio da rua. Fui atrás e na grosseria além de um belo pé de ouvido tomei o saco das costas dele e assim recuperei a sombrinha cor de rosa da esposa.

Mais tarde enquanto conversávamos, contei a ela a estória e concluí. Depois de tantas recomendações suas preferi dar um pé de ouvido no andarilho do que levar um seu e ouvir o resto da minha vida sobre a sobrinha cor de rosa. 



quarta-feira, 18 de junho de 2025

O que não te contaram

Quarenta anos depois ou mais do lançamento do energético vem alguém falar de seus malefícios. Mal eles fazem se ingeridos sem controle pois aceleram as funções metabólicas do organismo.

Mas não é só isso. Vou contar uma coisa pra vocês que vem do marketing.
Os energéticos foram uma alternativa para quando lá atrás começaram as proibições a propaganda de bebidas alcoólicas. Assim com restrições para alavancar suas vendas pelos comerciais de televisão que foram proibidos, os fabricantes de bebidas lançaram os energéticos pois deles poderia ser feita divulgação ao grande público e ainda associada ao esporte radical. O que eles não contaram é que os energéticos seriam muito bem se consumidos com bebidas alcoólicas como fazem os jovens nas suas baladas. 

Entenderam a pegadinha do malandro? ie ie !

O mesmo está acontecendo com a indústria tabagista, ou vocês acham que os Wapers surgiram do nada?
Claro que para ser a alternativa ao cigarro. E o capital das industrias fabricantes vem dos que antes vendiam cigarros.
Fiquem espertos Caras Pálidas!



sábado, 14 de junho de 2025

Segue a vida

Ontem foi um dia bem interessante, por isso o registro. Tive uma jornada bem intensa, preocupações sérias com problemas familiares, resolução de assuntos profissionais, academia, diarista em casa, e por aí vai.

Encerrei a sexta feira um bagaço. Bem que merecia uma saidinha com a mulher pra tomar alguma coisa e por os assuntos em dia. Mas, ela chegava de longa viagem e não estava nem aí pra sair, considere o frio para somar.

Então, me ajeitei em casa. Preparei um molho ao sugo, um “maltagliati”, um chá quente e cama. No aconchego das cobertas, lá pelas dez, o alarme do aplicativo anunciava que deveria tomar o remédio. Para quem desconhece, tive faz dois meses uma crise de hérnia de disco que me derrubou e em razão disso preciso estar medicado regularmente. (Não recomendo a ninguém esta doença, só para os maldosos).

Fato que foi neste momento a grande sacada do dia. Passei o dia atribulado como descrevi e não senti nada com relação ao processo de recuperação. Ou seja, nem uma dorzinha, nem um incômodo, nada. Concluí que esse deve ser o momento da cura. E vale para todas as doenças que tratamos. Quando você volta à sua rotina normal sem se lembrar da doença é por quê você está curado. Segue a vida... 



quinta-feira, 12 de junho de 2025

Frases e pensamentos - Vamos refletir?

"Não espere ficar rico para ser feliz. A felicidade é gratuita".


Já parou pra refletir sobre isso?



terça-feira, 3 de junho de 2025

Eu mereço!

Por uma razão profissional após o almoço precisei ir até o bairro do Portão. Quando soube disso minha esposa pediu para comprar umas duas caixas de tintura de cabelo que minha sogra utiliza num dos shoppings do bairro.

Pois bem, lá fui eu com todas as orientações, imagens e referencias comprar as tintas da sogra. Encontrei-as e corretamente paguei na loja. Gastei perto de quarenta reais com a gentileza.

Aproveitei que estava no shopping e fui ver se tinha alguma promoção na Hering, marca que eu amo, creio que já falei dela aqui no blog. Entrei na loja. Logo no setor masculino uma arara e uma placa dizia: “Promoção”. Que promoção que nada é “provelhão” mesmo. 

Me enrosquei numa camisa estilosa para trabalhar e numa polo de mangas longas cujo tecido me apaixonei. Na hora de pagar os duzentos reais da conta meu cartão virou uma navalha como diz a letra da música da novela. Parcelei em três vezes e vim embora feliz.

Moral da estória... Minha sogra gastou quarenta reais e me fez gastar cinco vezes mais para fazer a gentileza. Como dizem os compradores compulsivos: “Eu mereço”.



Frases e pensamentos - Pr Cláudio Duarte

“Temos uma geração estranha:
 Põe filhos na creche, os pais no asilo e vão passear com os cães na praça.”

Pastor Cláudio Duarte.

Obs.: Esta frase poderia ser minha. Penso igual.



sexta-feira, 30 de maio de 2025

Raciocinando um pouco...

Queria induzir vocês a um raciocínio...

Vocês realmente acreditam que os políticos defensores do Bolsonaro que pode ser preso pelas acusações de ir contra o regime democrático realmente querem que ele saia elegível deste processo?

Fazem-me rir os que acreditam. Fazem-me rir!

Se conheço bem a classe politica nacional, os seus defensores querem mais que ele siga fora do processo, até preso se for o caso. 
Por quê?

Porque ele fora, seus "amiguinhos" terão chance de se eleger em seu lugar.
Simples assim.
Abram os olhos caras pálidas!



quinta-feira, 29 de maio de 2025

Em que mundo vivemos?

Projeto de lei em Curitiba prevê multa de cinco mil reais para quem praticar prostituição pelas ruas da cidade. 

Garanto pra vocês que se esta lei sair não vai multar uma pessoa sequer. Assim, a pergunta é: Em que mundo vive o vereador que propõe esta lei?
Deve ser no mundo em que as prostitutas ficavam nas esquinas mostrando seus atributos a espera de algum cliente.
Isso não existe mais!

Teve uma época que a prostituição estava à mostra pelos telefones fixos. Nem esta modalidade sobrevive. Alguém usa telefone fixo no mundo?
Como todos os negócios modernos a prostituição também está na internet. Basta ver os sites e as possibilidades que se oferecem nestes meios.
O vereador está um pouco atrasado nos seus conceitos.

Nota: Antes que considerem que eu sei demais sobre o assunto, explico que este post é apenas uma análise da realidade baseado no que observo não no que consumo.



quarta-feira, 28 de maio de 2025

5 Hábitos do comportamento tóxico

Seguem 5 hábitos do comportamento tóxico que talvez você esteja fazendo. Analise:

Se comparar o tempo todo.
Dizer “sim” quando quer dizer “não”.
Ignorar seus próprios sentimentos.
Se culpar por tudo que dá errado.
Querer agradar todo mundo.



terça-feira, 27 de maio de 2025

Minha sogra e suas razões

Quando chegamos de viagem sempre trazemos uma lembrança para minha sogra que já está próxima dos noventa anos. É até engraçado, quando recebe ela vai direto às etiquetas para ver aonde foi fabricado o presente. Em seguida vem o comentário desolado: “Hoje em dia é tudo feito na China”.
Chega ser engraçado, já falamos que na próxima oportunidade vamos tirar a etiqueta do presente só pra ver o que ela comenta.

Pois bem, eu tenho uma afeição pela marca Hering. Confesso que em certos dias me visto só com roupas da marca catarinense. Não é por luxo. Tem uma razão. Na Hering o “g” é “g”, o “m” é “m” e o “p” é “p”. Não tem erro toda roupa fica bem.

Outra semana comprei uma jaqueta corta vento que estava numa promoção, (eu adoro uma promoção), chegando em casa fui dar uma olhada na minha aquisição. Lá no cantinho encontrei uma etiqueta. Me dei a pachorra de pegar um óculos de leitura par ler o que estava escrito.
Dizia: Importado por Cia Hering. Fabricado na China.
Concordo desolado: Minha sogra tem razão!



sábado, 24 de maio de 2025

Chame o médico!

Bebê reborn é uma grande brincadeira sustentada pelas redes sociais. As pessoas devem estar simulando situações para conquistarem audiência e likes nas suas redes. E o pior é que está viralizando de uma maneira que parecem ser verídicas as situações supostas pelas pessoas.

Mulheres levando suas bonecas em postos de saúde, fazendo parto, indo à creche. Enfim, tudo não passa de uma grande brincadeira. Mas, neste universo de “brincalhonas” sempre tem as “doentinhas”, aquelas que realmente se afetam por toda essa situação. É um número pequeno e digno de tratamento clínico.

Conhece alguém que anda com sua boneca pelas ruas de seu bairro?
Se não for motivo para postar nas redes, chame o psiquiatra!

Nota: A  foto da postagem de hoje é de um bebê reborn. O mais bonito de todos.