Na segunda grande guerra Winston Churchill, primeiro ministro inglês e protagonista do evento, teve uma passagem que é pouco explorada historicamente.
Assim que os alemães invadiram a França e tomaram posse de Paris, Churchill que até então discutia com os comandantes franceses maneiras de rechaçar as investidas alemãs, ordenou a frota inglesa que afundasse a frota naval francesa ancorada em Gibraltar. Assim foi feito e no ocorrido morreram mais de mil e quinhentos marinheiros franceses que incrédulos assistiam os navios ingleses, até então seus aliados, afundarem seus navios. Detalhe; na manhã do ocorrido Churchill esteve pessoalmente na França sugerindo que os franceses afundassem seus próprios navios, pois era iminente que os alemães tomariam sua frota e os usariam em ataques contra a Inglaterra.
Diante da recusa francesa o líder britânico ordenou o ataque. O difícil oficio de um líder em tempos de guerra inclui tomar decisões que o farão ser lembrado como herói ou como assassino.
Churchill tomou a decisão dolorosa, porém correta. Para proteger seu país de ataques alemães teve que atacar seu aliado.
Personagem fantástico este Winston Churchill.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.