Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Sorte de azarado
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
Conhece alguém assim?
É muito chata. Cheia de frescuras. Não come isso, não come aquilo. Reclama de tudo. Sempre tem um porem em tudo que faz.
Não à toa teve cinco casamentos. Ninguém aguente uma mulher assim.
Algo explica porque já casou cinco vezes. A duvida que fica:
Existirá alguma alma capaz de suportar um peso desses.
sábado, 14 de dezembro de 2024
Anarquismo
O trecho de texto a seguir serve para entender qual foi a proposta de uma colônia anarquista que tentaram implantar aqui no Paraná.
Quando usar o termo "anarquia" saiba do que está falando...
"A colônia anarquista foi instalada em Palmeira, aqui pertinho.
A colônia foi criada em 1890 e foi desandando até se extinguir quatro anos depois. Idealizada por Giovani Rossi, a ideia era construir relações puras e abertas entre homens e mulheres, numa comunidade experimental sem religião.
Nada e ninguém era de ninguém. Não haviam chefes, ninguém mandava em pessoa alguma e o trabalho era feito segundo a vontade de cada um. O casamento foi abolido e as mulheres se relacionavam com quem fosse. A filharada era responsabilidade de todos.
Chegou um ponto que virou um furdúncio, alguns desacorçoados comendo às custas de outros que se dispunham a trabalhar, uma ciumeira disgramada e dá-lhe colocar filho no mundo.
Contam que o dinheiro arrecadado na colônia ficava numa lata, quando alguém precisava era só pegar. Nos momentos de crise as famílias começaram a esconder alimentos para uso próprio, contrariando a ideia anarquista de divisão comum. Farinha pouca meu pirão primeiro.
Alguns mantiveram o aspecto original de família, mas no geral a coisa não deu certo, o próprio Rossi reconheceu que havia fracassado, casou-se e retornou à Europa, onde criou os filhos dele e dos outros dois homens, que sua mulher teve. Morreu após constituir uma autêntica família burguesa. Deus sabe o que faz."
quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Vida plena
Já errei muito na vida e aprendi com meus erros. A vida me ensinou que aquilo que realmente vale nas pessoas é a personalidade.
Como homens em relação às mulheres a primeira coisa que notamos é aquilo que nos atrai sexualmente. Você encontra uma linda mulher e seu olhar para ela é primeiro de desejo. A imaginação corre solta.
O que a vida me ensinou é que deixar-se levar por esta primeira impressão te induz a erros gravíssimos. Principalmente os de relacionamento se a “gostosona” for diferente de você e não atender às suas expectativas corre o risco de sua vida virar um inferno.
Creio que esta descoberta quando ocorre faz com que os homens se acalmem na vida. É quando passamos a valorizar mais a interação, o viver bem, enfim, a paz de um relacionamento sincero e sem atritos.
É o sentir-se amado. Daí se a coxa é grossa não importa, se o peito é grande e rígido não importa, se o rosto não tem rugas importa menos ainda. O que realmente importa é sentir-se bem para poder viver uma vida plena. Uma vida vivida em paz.
terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Eu e o peso no decorrer dos anos
Fiz uma reflexão a respeito de minhas mudanças de peso no decorrer da vida. Segue o descritivo no decorrer dos anos.
Foi, mais ou menos, assim:
- 3 anos – magro demais
- 6 anos – gordinho
- 8 aos 14 anos – gordo para a idade, fonte emocional; morte do pai
- 15 anos – minha primeira dieta com medicamento
- 16 e 21 anos – várias dietas com medicamento (efeito sanfona)
- 21 aos 39 anos – excesso de peso
- 40 aos 45 anos – obesidade mórbida, crise profissional
- 46 anos – cirurgia bariátrica (- 63 Kg). Divórcio. Processo salvou minha vida.
- 47 aos 64 anos – peso estável, vida plena, fisicamente ativo. Academia todo dia
Vida que segue...
segunda-feira, 9 de dezembro de 2024
Filosofando - Sobre educação financeira
Vocês sabiam que não existe judeu pobre?
E qual a razão?
Quando um judeu nasce a primeira coisa que ele aprende é que a economia consiste em encher um copo e viver do que transborda.
95% da população mundial não sabe que o copo existe. Todos vivem do fluxo; onde só ganham para comer e pagar dividas (sobreviver).
O segredo dos judeus se chama: educação financeira.
Pratique isso, ensinem isso para seus filhos e netos.
A propósito, estava aqui pensando...
Qual gota faz o copo transbordar?
A primeira ou a ultima a cair no copo?
A ultima dirão a maioria. Mas, se não houvesse a primeira, a ultima teria espaço e não transbordaria.
E aí, concordam?
sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
Nôno careca
No vestiário do clube um conhecido fez implante capilar. Todo animado tentando me convencer a fazer porque encantado que está julga ser um bom negócio.
Claro que não falei para ele de meu conhecimento a respeito de fármacos e suas ações colaterais. Melhor deixa-lo feliz com seus cabelos novos, mesmo que pareçam uma bela plantação de couve, dessas que vemos ao redor das grandes cidades.
Ele pagou algo em torno de vinte e cinco mil reais pelo procedimento. Passou um dia no centro de aplicações anestesiado para poder suportar a colocação dos tufos em sua calva. Alegre, cliente satisfeito, diz que é para sempre e que a única manutenção necessária é tomar diariamente um comprimidinho de minoxidil.
É aí que mora o problema e as clínicas que fazem implante não contam. O minoxidil é um sal farmacêutico que tem como ação contrair os vasos sanguíneos. Significa dizer que se a pessoa for propensa à hipertensão arterial, que é a diminuição do calibre das artérias por depósito de gordura, estará piorando o estado de seus vasos sanguíneos, diminuindo ainda mais seu calibre.
É esse tipo de coisa que me questiono bastante. Ate que ponto vai a vaidade humana?
Vale apena piorar sua saúde e correr risco de morrer por conta e uma aparência melhor?
Prefiro ser por muito mais tempo o “nôno” careca de meus netos.
"Pis"
terça-feira, 3 de dezembro de 2024
Juridiquês outra vez - II ( Il Grand Finale)
Alguns dias atrás, publiquei sobre as voltas que a vida e meu reencontro com as ciências jurídicas por ocasião do meu curso de avaliador judicial.
Fui prestar exame tem uns quinze dias. As notas e o "veredito" aprovado ou não vem de São Paulo, daí a demora. Confesso meu coração estava ansioso já que devido a complexidade da prova não me sentia muito seguro em ultrapassar a média mínima exigida.
E hoje o retorno chegou. E adivinhem qual foi a resposta?
Claro! Aprovado. Afinal, em redes sociais não viria até vocês para dizer que tinha levado bomba (rs).
2025 promete. Vamos ver o que a justiça me reserva nas novas obrigações. Dentro dos limites da ética, prometo venho contar as curiosidades pra vocês.
Frases e pensamentos - Sobre fotografia
"A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera".
Dorothea Lange
Amo fotografia, fica o registro.
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
O prazer do lucro
O raciocínio é bem simples. O governo sabia do teor das medidas econômicas anunciadas ontem. O que fez o dólar subir.
Dai, alguém quer me convencer que sabendo do peso das medidas a serem anunciadas o pessoal do governo não saiu comprando dólar na semana antes do anúncio.
Se eu soubesse, até eu compraria. Claro que apenas uns US$ 10 , mas compraria pelo prazer do lucro.
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Felicidade de mentira
Tem uma coisa que não faço com relação às redes sociais é comparação. E por quê?
Porque rede social, em geral, é lugar de gente de mentirinha. Ou alguém aqui já viu uma pessoa postar que a vida está uma m..., ou confessar um fracasso?
Se não é um lugar de gente de mentirinha, com certeza é um lugar de felicidade mentirosa. Tenho uma conhecida que se deu o trabalho de salvar o preset de correção de fotos para usar em todas as suas imagens postadas, assim ela não mudará o tratamento em suas fotos postadas e dará a ideia de que é real para seus seguidores. Mas, se você a ver pessoalmente não reconhecerá como a mesma pessoa (aliás um bagaço).
Retificando o inicio desta postagem. Tem só uma pessoa que sigo e gosto de me comparar em redes sociais. Sabem quem é?
Eu mesmo. Olhando postagens antigas posso comparar o quanto melhorei ou o quanto piorei no decorrer do tempo. Não tem como me enganar.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
sábado, 23 de novembro de 2024
Lápides Criativas - A série
Estou iniciando uma série chamada "Lápides Criativas". Vai mostrar para vocês idéias de lápides descontraídas que poderiam muito bem estar nos nossos cemitérios.
Caso tenham alguma sugestão podem enviar no privado.
Segue a primeira:
"Não vou olhar por ninguém. Se virem"
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Filosofando. Aprenda a responder, não reagir.
"Acho que a primeira virtude é refrear a língua; aproxima-se mais dos deuses aquele que sabe como se manter em silêncio, mesmo quando está com a razão".
Catão, o Velho
Comentário: A maneira como alguém reage à hostilidade é uma forte evidência de sabedoria.
Mantenha uma postura tranquila, calma e serena em todos os momentos.
Nunca permita que alguém tenha o poder de deixá-lo com raiva.
Conta uma estória que certa vez um mestre de artes marciais muito poderoso no Japão começou a ser xingado por um inimigo em frente aos seus alunos. Um dos jovens se aproximou e falou ao mestre: "O senhor tem tanto poder por quê não agride esse que está lhe humilhando?"
Respondeu o mestre: "Enquanto ele me ofende as palavras que profere são soltas ao vento. Se eu reagir serão minhas".
quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Frases e pensamentos - Grande verdade 1
"Se alguém lhe disser que estão falando mal de você, não dê desculpas sobre o que dizem. Em vez disso responda: "Eles não conhecem meus outros defeitos; caso contrário eles não teriam mencionado apenas esses".
Epíteto.
terça-feira, 19 de novembro de 2024
Eu e a Ferrari
Quis ele a se comparar com uma Ferrari uma vez que ele não possui tatuagens. Foi uma brincadeira. Tanto que a partir de então o apelidei de Paulinho Ferrari.
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Juridiquês outra vez
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Frases e pensamentos - dois em um
"Parei de ajudar, parei de convidar, parei de ligar e percebi que o amigo era eu, não eles".
Se você, assim como eu está tendo uma decepção com amizades, guarde bem essa frase.
Complementando o raciocínio expresso no parágrafo anterior anterior:
"Não alimente todos os cães que você vê sofrendo. Alguns só precisam de energia para morder você."
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
De mim para mim
Então, aparece o Leonardo Di Caprio adolescente interagindo com o atual Leonardo Di Caprio. Bem interessante a produção, recomendo que você busque e assista.
https://www.instagram.com/p/DCStqXGsUUL/
sábado, 9 de novembro de 2024
Vamos sair da caverna?
Vocês já ouviram falar ou já leram algo sobre o Mito da Caverna de Sócrates publicada no livro A República?
Sinteticamente e com minhas palavras o Mito da Caverna é uma parábola que conta sobre a descoberta da realidade. Diz que os homens estavam acorrentados dentro de uma caverna só podiam ver as sombras projetadas em uma das paredes da caverna. Era tudo o que tinham conhecimento.
Enfim, certo dia um deles consegue se libertar. Saí da caverna e conhece a realidade da vida cujas sombras eram projetadas para os presos lá dentro. Assim ele resolve retornar para o interior da caverna e contar para os demais sobre a realidade das coisas que descobriu do lado de fora.
Surpreendentemente os que estavam lá acorrentados não acreditaram nele e começaram a chama-lo de louco e mentiroso. Estavam todos acomodados com aquela visão de mundo projetada pelas sombras. Era o mundo em que acreditavam.
Pois bem. Sócrates escreveu a parábola da caverna para ensinar que nossa visão de mundo é limitada e que precisamos nos libertar das correntes e sair para o mundo real; para fora da caverna, pois só assim conheceremos a verdade. Agora o ponto da reflexão que eu desejo que vocês mergulhem:
Qual é a caverna na qual estamos acorrentados atualmente?
Minha opinião: redes sociais e grupos de whatsapp.
Então! Vamos sair da caverna?
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Mamãe não namora
Ainda jovem engravidou de seu namorado. Casou com ele e em seguida veio o primeiro filho. Andanças e descaminhos da vida o casamento acabou, ficaram as boas lembranças e um filho.
Crente de encontrar a felicidade, arrumou outro namorado. Sentindo-se segura dessa vez, engravidou. Assim veio uma filha para completar sua vida. Andanças e descaminhos da vida o relacionamento acabou, ficaram as boas lembranças e uma filha.
Ah a solidão! Depois de duas decepções amorosas queria mais curtir a vida embora tivesse dois filhos para criar. Balada vem, balada vai, conheceu um belo “guapo”. Apaixonou-se, trouxe para morar consigo e dividir as despesas. Não demorou para engravidar em seu terceiro relacionamento que gerou sua segunda filha.
Andanças e descaminhos da vida o relacionamento acabou, ficaram as boas lembranças e mais uma filha.
Passaram-se anos, os filhos crescendo e ela enfim segue só. Naquela casa todo mundo é irmão; por parte de mãe. Segundo se sabe, os filhos a proibiram de relacionar-se novamente. Eles tem boas razões para isso.
(Obs.: baseado em fatos reais)
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Dedo podre
“Quando um casal se separa sempre fica a dúvida de quem era a pessoa mais difícil no relacionamento. Você saberá quem era o mais difícil quando num próximo relacionamento ver aquele que se irá se separar primeiro”.
Satisfação do cliente
Dinheiro é bom. Não tenha duvidas que é. Afinal como viveremos numa sociedade capitalista sem ter dinheiro para comprar o básico da sobrevivência?
Mas, reconhecimento é muito bom.
Nesta época do ano quando as agências clientes começam a programar seus passeios e pedir minhas datas disponíveis é uma sensação muito gostosa porque é o sinal que meus clientes gostaram e confiam no meu trabalho.
Tem um caso especifico de uma cliente do interior de São Paulo que teve problemas sérios com outra fornecedora que fechou comigo 2024 e, pasmem, 2025.
Espero estar vivo até lá pra não deixar a cliente na mão.
Quer saber mais?
Me siga nas redes sociais (insta e face): @guiaturcuritiba
quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Representatividade
Uma coisa que as pessoas não se tocam a respeito de eleições e candidatos é que quando escolhemos alguém esse alguém nos representa.
Logo, se você escolhe um ladrão ele te representa; e se te representa é porque você apoia as atitudes dele enquanto ladrão. O mesmo vale para escolher um louco, fazendo loucuras no poder significa que você que o escolheu concorda com o louco, ou seja, você também é louco.
Incrível que mesmo sendo um raciocínio tão básico as pessoas não consigam entende-lo. Analisando a situação política do país e do mundo, esse era a indução que queria deixar para vocês hoje. Pensem nisso.
terça-feira, 5 de novembro de 2024
Preparem-se!
O contexto da história sempre é analisado em três atos. O primeiro deles é o fato em si, estuda o ocorrido pouco tempo depois que ocorreu. O segundo ponto é o contexto histórico, que acontece depois de um tempo do ocorrido, quando se analisam outros fatores que contribuíram para que aquele fato histórico ocorresse. E o terceiro é decorrido muito tempo depois, quando se estuda todo o contexto e variáveis que ocorreram naquela época.
Isto significa dizer que muitas vezes estamos vivenciando um fato histórico, mas não nos damos conta disso. Por exemplo; o onze de setembro. O que sabemos hoje é muito diferente do que foi dito no dia do ocorrido, das suposições que levaram ao ocorrido.
E porque estou discorrendo sobre isso?
Para dizer a vocês que estamos vivenciando fatos históricos que daqui uns anos serão estudados como contexto da terceira guerra mundial. Isso é tão importante que os historiadores observam atentamente as eleições americanas porque dependendo do resultado das urnas teremos agravantes sérios no desenrolar da situação global.
Sendo bem objetivo e direto: Já começaram a fazer seus abrigos antinucleares?
sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Foco na solução
Se diante de você tiver uma banheira cheia de água.
Tendo a opção de uma colher, um copo ou um balde. Como você esvaziaria a banheira?
A resposta mais comum seria esvazia-la usando um balde.
Pois acredite, esta opção está errada e a maioria das pessoas escolheu ela. Para vocês verem que certas vezes ficamos cegos para soluções obvias diante dos problemas que precisamos enfrentar. A solução mais viável seria tirar o tampo do ralo.
Certa vez li algo sobre foco na resolução de problemas. A NASA tinha um problema que era enviar para o espaço uma caneta com a qual os astronautas deveriam fazer suas anotações. O problema era que com a ausência de gravidade a tinta da caneta não desceria para a ponta. Então, os engenheiros empenharam-se em desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço. E todos vieram com soluções muito sofisticadas e caras. Apenas um deles deu uma solução muito barata e prática. Sugeriu que no lugar de canetas levassem lápis.
Simples assim. Todo mundo focado no problema; “como escrever no espaço com uma caneta”. Só um focado na solução “de como escrever no espaço”.
Perceberam! Mais fácil tirar água de balde ou só tirar o tampo?
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Jean Jacques Rosseau
Jean Jacques Rousseau é um dos filósofos que mais gosto em termos das ideias que proferiu. A principal delas é expresso na seguinte postulado:|
“O homem nasce livre, a sociedade o escraviza”.
É uma grande verdade; tanto que nascemos pelados pois assim como viemos ao mundo deveríamos viver. Mas, por uma convenção social que diz ser a nudez um atendado ao pudor somos obrigados a viver vestidos.
Claro, este é o exemplo mais bizarro e mais gritante da nossa vocação libertária, mas serve como esclarecer a ideia do filósofo. Os códigos de direito soam igualmente escravizantes, principalmente o que diz que nosso direito se encerra exatamente aonde começa o direito do outro.
E daí leitor... Quer viver uma vida genuinamente livre?
Segue a dica. Mude para uma ilha deserta que te dê recursos para sobreviver sem precisar de uma única outra pessoa sequer. Se tiver lá nesta ilha uma outra alma, você já não estará vivendo sua liberdade plena.
Se conseguir, avise.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Sinais do tempo
Com o passar dos anos a gravidade vai mostrando seus resultados. O colágeno do corpo vai perdendo sua elasticidade e cedendo aos efeitos dela.
Por exemplo, tenho observado que meu rosto está ficando mais quadrado do que sempre foi, afiliado. Oras! Está em decadência; é a pele que não se segura onde deveria estar, e cai dando a ideia de ângulos que não existiam.
É nesse ponto que a indústria do rejuvenescimento fatura. Vaidosos e principalmente vaidosas que notam isto que estou observando correm para as clínicas de estética buscando soluções milagrosas para suas faces.
A solução qual é?
Botox!
E fica todo mundo com cara de égua de charrete. Menos eu.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
A magia de morar sozinho
Sobre as vantagens de morar só:
• Na minha casa ninguém reclama que eu ronco.
• Em minha casa ninguém briga se o tampo do vaso está levantado.
• Na minha casa ninguém chama atenção se a piá está molhada.
• Lá, o melhor lugar para secar toalha é na porta do box.
• Lá em casa a louça é paciente. Ela espera educadamente até à noite.
• Em casa não preciso esconder chocolate de ninguém. Aliás, eu sei onde ficam todos os esconderijos.
• E a melhor... Lá em casa pum não tem cheiro, até hoje ninguém reclamou.
Por isso que amo morar sozinho.
sexta-feira, 25 de outubro de 2024
Perguntas
A pergunta é...
Quem aqui ainda tem ou usa telefone fixo?
Pois é! Desapareceram. E pensar que fizemos fila para comprar um número e pagamos caro pela liberação do mesmo. Os últimos e derradeiros atos com relação aos fixos foi a venda das ações aos bancos.
Os celulares e a internet engoliram o sistema antigo de comunicação. Pobre Graham Bell.
Em minha vida ficaram apenas as lembranças dos números que mais usava. 9685, 6849, 5140, 4243 e o 8398. Num tempo que se memorizava números. Sim! Porque hoje nem os números mais usados eu lembro. Está tudo na nuvem.
Eu desconheço o número do celular de minha esposa. E vejam que falo com ela, pelo menos, duas vezes ao dia.
Aqui fica mais uma pergunta...
Estamos evoluindo ou involuindo em termos de uso da capacidade cerebral?
Ops! Entreguei...
Hoje tem o ultimo debate de candidatos no segundo turno das eleições municipais.
Muito mais do que terminar essa xaropada de campanha politica, esse debate é providencial para definir a vida de quem governará nossa cidade (Curitiba) nos próximos quatro anos.
Confesso que fazia muito tempo não via uma briga política tão acirrada aqui na cidade. E o preocupante é a postura tomada pela situação e que apesar do que dizem deve esconder muito receio de perder a disputa (Por quê será né?).
As pesquisas que já perderam toda credibilidade, de acordo com o lado anunciam a vitória de um dos candidatos. Claro que são todas pesquisas encomendadas. A verdadeira pesquisa conheceremos no domingo à partir das cinco da tarde.
E vocês! Já escolheram sua candidata?
(Ops! Entreguei.)
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Frases e pensamentos - Popular
Segue mais um dito popular que é muito simples e muito verdadeiro. Vale para regrar a vida de todos:
"O certo não dá errado e o errado não dá certo".
Já pensou nisso?
Segue ele e viva bem.
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Vício
Já faz três anos que tudo aconteceu foi por muito pouco que em quinze de dezembro de 2021 não fui acertar as contas com o criador. Foi o dia em que me acidentei com a motocicleta.
Passado todo este tempo pouca coisa, além de cicatrizes, ficou para relembrar. Incrível como a vida volta ao normal e nos esquecemos de fatos importantes por qual passamos.
As vezes me pego vendo uma moto passar na rua e brota aquela vontade de pilotar.
Penso: “Só uma voltinha”.
É como um viciado que sofre recaída ao sair da clínica de reabilitação. Se aceitar a sugestão o vício volta.
Para estas situações criei um mecanismo de bloqueio. Se bate esta recaída, rapidamente me lembro da situação em que me meti. O passeio no SIATE, os dias no hospital, o olhar cuidadoso de minha esposa e o pedido para não andar mais na motocicleta. Ela sentenciou:
“Chegou a hora de ser só avô. Chega de motocicleta”.
Confesso que já concluí que motocicleta faz parte do meu passado, assim como já deixei lá num canto da memória tanta coisa, tanta gente. Tem situações, coisas e pessoas que é melhor esquecer. Vicia.
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
Boleto
Ainda na praia tive que cancelar uma assinatura de internet de meu sogro. De posse dos dados dele, liguei para a operadora e passando por ele fiz o pedido de cancelamento.
Durante a conversa com o atendente em determinado momento ele precisava saber como enviaria o boleto para pagamento do saldo existente. Poderia ser por e-mail, ou pelo aplicativo.
Com meu sogro a meu lado, refiz a pergunta para ele.
A resposta foi rápida: “Pede pra enviar pelo correio.”
Como explicar pra ele que não existe mais boleto impresso?
Outra tarefa. Imprimir o boleto pra ele.
sábado, 19 de outubro de 2024
Dupla dinâmica
Meu sogro é aposentado como diretor de banco. Minha sogra é revendedora de uma marca de semijoias na região de São Francisco do Sul, diga-se de passagem, a melhor vendedora da empresa considerando sua faixa etária. Nas escolas e repartições é conhecida como a mulher das semijoias.
Ele, mesmo aposentado, não perdeu seu estilo de gestão bancária; principalmente com os números; a contabilidade dos negócios é com ele. Tem que bater o estoque, o vendido com os valores. Então, quando ela chega das vendas, fim de tarde, se reúnem os dois na mesa de jantar, colocam as peças sobre a mesa e começam a fazer a contagem de estoque e a contabilidade do negócio.
Enquanto escrevia esse post estavam a minha frente a trabalhar. Devo confessar, é a coisa mais linda de ver os dois entretidos em suas tarefas.
Perrengues! Existem, sempre tem uma discussão sobre o estoque versus o faturado, mas nada que tire o sossego da vida dos velhinhos.
Observando tudo isso descobri de onde vem os traços de organização e simpatia presentes em minha companheira.
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Cidadão urbano
“Ah! Quero terminar meus dias perto do mar, numa praia, pescando, curtindo a vida”.
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
A melhor pesquisa
Preciso falar isso para vocês...
Não existem mais pesquisas confiáveis no processo eleitoral. Nada como no passado foi o instituto IBOPE. Todos os institutos que realizam pesquisas eleitorais atualmente estão a serviço de alguém.
Faz tempo que a premissa de que pesquisa influencia na campanha está valendo. Isso deve-se ao fato da cultura politica de nosso povo beirar o ridículo. Infelizmente a maioria dos brasileiros trata politica como campeonato de futebol. Gostam de ganhar como se fosse uma disputa de par ou impar. Dai, é mais fácil torcer para quem vai vencer.
Perceberam? É neste ponto que entram as pesquisas “compradas” com interesse de influenciar a cabeça dos mais fracos.
A melhor pesquisa acaba sendo a própria urna. Vejam o caso de Curitiba e a surpresa que nos deu levando para o segundo turno uma candidata que não tinha nem espaço no horário eleitoral.
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Velho festeiro
Esse o post de hoje.
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Cabelos brancos
Interessante como, às vezes, o mesmo assunto tem uma representatividade diferente se depender de vários fatores. Por exemplo os cabelos brancos em relação ao sexo.
Cabelos brancos nos homens significa experiência, sabedoria e até tem aqueles que ficam charmosos com a branca cabeleira.
Já nas mulheres... Cabelos brancos significam velhice, redução da sensualidade. Raras são àquelas que assumem a branca dada pelo tempo. Dai, de tempos em tempos as raízes começam entregar a realidade. Dizem as más línguas que aquelas que não retocam as raízes ficam parecidas com taxis argentinos. Amarelos em cima, escuros por baixo.
Brincadeiras à parte, nem os calvos como eu têm sossego, já que mesmo os para-lamas tendem a embranquecer. Descobri que nos homens a barba embranquece antes dos cabelos, ou seja, o branco toma conta de baixo par cima. Logo, se deixar barba será branca.
O que falta é homem pintando a barba.
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Sou bom de cama
Definitivamente não fui feito para ser um seguidor de séries de streaming. Olha que eu tento, mas não consigo.
Sabe aquele horário do dia no qual você se ajeita pra dormir. Prepara tudo ao lado da cama, ajeita o travesseiro, põe a garrafa de água gelada (agora está na moda), liga a televisão, o home theater, programa Alexa pra te acordar e coloca sua série favorita?
Pois é! Pra mim não rola. Não consigo assistir nada aconchegado em minha cama. É deitar e apagar. Sou bom de cama.
E veja que já tentei, não foi por falta de querer. Para poder seguir algum programa precisa ser à tarde ou pela manhã, sentado no sofá, deitado nem pensar.
Digo que dos carneirinhos que conto antes de dormir só o primeiro pula a cerca. O restante do rebanho está aguardando faz tempo. Com tanta gente com problemas de sono, convenhamos, isso não é tão ruim assim. Quem perde são os anunciantes. Paciência.
terça-feira, 8 de outubro de 2024
Felizes enquanto dure
sábado, 5 de outubro de 2024
Pequeno manual para escolher "bem" seus candidatos
Diante de termos que escolher no domingo nossos representantes para a prefeitura e câmara de vereadores segue aqui um rápido manual de como escolher seus candidatos. Na verdade, segue um modelo que eu adoto e por consequência sugiro para vocês. Quer seguir? Segue. Não quer? Segue sua intuição e tá tudo certo.
Vamos ao modelo:
• Antes de escolher seu candidato posicione-se politicamente. Defina-se. Gosto da direita. Gosto da esquerda. Gosto do centro. Não existe essa de o que importa é o candidato. Se você não se preocupa com este detalhe, candidatos tem partidos. Ou de esquerda, ou de direita, ou de centro. É bom que você saiba disso.
• Analise o conteúdo do seu candidato. Existe muito candidato fabricado pelas ferramentas de marketing. Por isso é importante escolher seu candidato analisando os debates. Porque eles ao vivo sempre deixam transparecer suas deficiências.
• Não acredite em promessas. Se tiver oportunidade de fazer uma pergunta para “qualquer” candidato sobre um assunto de seu interesse saiba que ele sempre te dará a resposta que você espera. Ou você acha que ele vai discordar de você precisando de seu voto?
Feito isso, espero que você que está na mesma cidade que eu faça sua escolha mais fundamentada possível, senão vou pagar pela sua péssima opção. Boa escolha a todos.
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
O grande problema
Tenho um amigo que é de uma família que trabalha com o mercado imobiliário faz muito tempo. Atividade que ele mantém.
Encontrei com ele recentemente e contei de minha atuação no negócio de imóveis. Ele que, desde os tempos da faculdade, tem fama de louco me perguntou:
Você sabe qual é o grande problema do mercado imobiliário?
Diante da minha negativa respondeu...
Os clientes.
Saí pensando na sua resposta e depois de muito analisar confesso que ele está com toda razão. As pessoas quando estão comprando suas residências fogem de qualquer padrão do que aprendemos na vida comercial sobre comportamento de consumidor.
Antes de mais nada: Fidelidade zero.
Acostume-se a isso. Se você nunca foi traído; prepare-se para ser. As razões ainda hei de descobrir. Contarei tudo aqui.
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
Terremoto
Hoje à noite a que já foi a principal emissora vai transmitir o jogo Flamengo e Corinthians. Clássico que reúne as duas maiores torcidas do país. Com o afã de ganhar audiência, a emissora faz o maior alarde.
Eu como torcedor de um time emergente do cenário esportivo nacional vou torcer pra quem?Flamengo?
Corinthians?
Pensei, pensei, pensei...
Vou torcer pra dar um terremoto.
terça-feira, 1 de outubro de 2024
Dedo podre
A pessoa que já teve cinco casamentos e hoje está sozinha.
A pergunta que não quer calar: Quem era a pessoa complicada nestes cinco relacionamentos?
Segundo ela. Todos os cinco que não se adaptaram ao seu temperamento.
Segundo os cinco. Ela que é uma pessoa tempestuosa.
Segundo eu. Que dedinho podre heim?
Tirem suas conclusões. É um caso verídico, não confesso nem sob tortura de quem se trata.
segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Faz por carta
Antes de começar este texto, deixarei bem claro. Trata-se de um texto sério. Não é piada.
Na rádio hoje, enquanto dirigia, ouvi uma notícia. Dizia a repórter numa matéria em forma de anúncio de interesse público que a Câmara de Vereadores de Curitiba fará um curso de três dias destinado a idosos.
O objetivo é treinar os idosos a usarem seus celulares. E o destaque é que em três dias os participantes serão treinados como nunca foram treinados em outras oportunidades. E realmente três dias é um bom tempo para ensinar os mais velhos a usarem os recursos de seus celulares.
Dada a notícia e para finalizar a matéria os patrocinadores do curso informaram que as inscrições poderiam ser feitas por Whatsapp.
Péra aí!
O curso é para quem precisa se familiarizar com ferramentas do celular?
E se o candidato não souber nem mesmo escrever uma mensagem no aplicativo. Como é que faz?
Muito pouca gente irá se inscrever desta forma.
Não me contive. Chegando em casa, mandei mensagem no site da Câmara de Vereadores. Sugeri que as inscrições sejam feitas por carta.