Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Estou mais para zíper do que feche éclair

Para mim, O Fecho Éclair (popular "fecheclér") nada mais é do que o zíper que virou gourmet. Mas,segundo o blog Ateliê Brasile:

Fecho éclair é uma daquelas palavras saborosas de falar. Principalmente com um leve sotaque carioca para dar um charme.... Sempre tive dúvida da origem do termo. Dia desses matei minha curiosidade com uma reportagem que li no Correio Braziliense.

A matéria conta que o zíper foi criado em 1893 como uma solução para os chatíssimos cadarços das botas da época. É claro que no começo não prestava, né? Ficava mais aberto do que fechado... até que foi evoluindo... Na Primeira Guerra mundial serviu para fechar uniformes militares, sacos de dormir, malas e sacolas.
A invenção chegou ao Brasil com o mesmo nome que tinha em Portugal. Era um jeitinho aportuguesado de dizer fermeture éclaire. Em francês, fermature significa fechamento. E Éclair era o nome da fábrica de zíperes mais famosa da Europa, a Éclaire Prestil SN.

Já o nome zíper, segundo a reportagem, foi criado em 1921 por F. Godrich e tentava imitar o som que ouvimos quando abrimos ou fechamos o zzzzzíper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.