Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
quarta-feira, 30 de junho de 2021
Antonina e eu III
Pensando alto - O frio
Você sabia que sua geladeira mantém os alimentos a uma temperatura média de 4° Celsius?
Agora, se está zero grau em Curitiba a pergunta é...
Sua geladeira está aquecendo os alimentos?
terça-feira, 29 de junho de 2021
Frases e pensamentos
"Não se impressione com o primeiro quadro que você ver. Antes de decidir o que realmente te agrada visite a exposição inteira".
O mesmo vale para relacionamentos. Palavra de quem se "impressionou" pela primeira mulher que conheceu.
Frases e pensamentos
"A vida só tem valor se você tiver uma boa estória para contar".
Amigos, eis aqui uma boa razão para viajar. Quando você viaja as estórias acontecem na sua vida.
Quanto vale?
O cara que matou a Ana Paula Campestrini com catorze tiros era diretor financeiro da Sociedade Morgenau. Para cometer um crime idiota que a polícia acabou desvendando em menos de 48 horas ele recebeu trinta e oito mil reais.
Para pensar... O quão idiota é uma pessoa que atua como "diretor financeiro" foi ao aceitar uma tarefa besta dessas?
Quanto vale a vida de uma pessoa? Estava em jogo uma partilha de bens estimada em dois milhões de reais mais a guarda dos filhos. Justifica tirar a vida da mãe dos seus filhos sabendo que na pior das decisões judiciais você ficará com um milhão na conta.
Quanto vale a liberdade de uma pessoa? Quanto irá gastar com advogados para se ver livre deste crime? Com certeza, trinta e oito mil reais não compra o serviço de um advogado meia boca.
A idiotice campeia na mente humana.
segunda-feira, 28 de junho de 2021
Antonina e eu II
Antonina e eu
Fim de semana estava sozinho. Kátia viajando longe, realizei um sonho que fazia tempo planejava. Peguei meu equipamento de fotografia e saí pelo mundo capturando cenas sem compromisso, apenas eu e minha máquina.
Fui parar em Antonina, cidade histórica. Por lá fiquei até ontem. Fiz belas imagens que agora mostro para vocês. Uma recomendação para a Hospedaria da Praça, aonde parei para dormir e fui muito bem acolhido. Cada instante dessa viajem introspectiva postarei aqui.
domingo, 27 de junho de 2021
Frases e pensamentos
"Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada".
"O bêbado vai dormir só mulheres lindas, nem sempre acorda com todas elas".
sábado, 26 de junho de 2021
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Faça como "o" Rosicley
Ontem fui assistir o jogo do meu amor mais antigo, Athletico Paranaense, junto com meu filho, minha nora e meu neto, acompanhado de uma maravilhosa carne de onça que fizemos.
Roubaram meu Furacão, expulsaram dois dos nossos jogadores para facilitar as coisas pro adversário. Por conta dessas expulsões fui atrás da súmula do juiz para ver o relatado uma vez que na minha opinião ele errou feio. Pois bem, no time do Bahia um dos jogadores chamava-se Rossi. Fez o gol e comemorou fazendo com os dedos o símbolo da "arminha", provavelmente uma analogia do seu nome à marca de armas Rossi, como se fosse uma marca registrada sua. O que chamamos de auto marketing.
O problema é que na súmula seu nome não é Rossi como o conhecido no mundo da bola. Seu nome de batismo é Rosicley. Convenhamos Rosicley não é um nome para jogador de bola, se ficasse apenas no "Rosi" certamente seria chamado de "Rose", outro tiro no pé. A solução foi incorporar um "s" e virar Rossi, marca de arma de fogo, análogo a matador. O que não deixou de ser uma boa ideia.
Pensando nisso, se fosse jogador de futebol também mudaria meu nome. Mudaria meu nome para "ReMato", aquele que mata duas vezes. Uma coisa é certa... Se tivéssemos torcida em campo nos jogos eu com certeza teria o maior prazer de gritar em campo o nome de batismo dele; só pra provocar. "Vai Rosicley!"
Frases e pensamentos - Will Smith
"Um estômago com fome, uma carteira vazia e um coração partido te ensinam as melhores lições da vida".
Will Smith
Obs.: E daí amigos... Concordam?
quinta-feira, 24 de junho de 2021
Frases e Pensamentos - Bussunda
Assisti o seriado Bussunda na Globoplay, recomendo. No ultimo capítulo tem uma síntese do "bussundismo", um misto de Bussunda com Budismo como queria o humorista. Por incrível que possa parecer tem um pensamentos muito interessantes conforme vou descrever a seguir:
" Tenho um nome a lazer", trocadilho feito para mostrar seu apego ao ócio.
"Aprenda a conjugar o verbo me fodi". Segundo ele era para as pessoas deixarem a arrogância de lado e parar de falar o "foda-se" que denota uma falta de respeito com o mundo.
E a melhor: "As merdas que fazemos é que adubam a vida". Isso é genial porque bem pensado é uma grande realidade; uma vida vivida bem certinha não tem graça e não te acresce nada. Achei genial.
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Grandes mitos da minha infância...
Quando via um avião voando no alto, ficava pensando que o avião e os passageiros dentro diminuíam de tamanho e depois voltavam a crescer quando desciam.
Dentista?
Meu ex-sogro era um dentista das antigas. Chegou a exercer cargo de presidente de associação de classe. Fico pensando, se fosse vivo hoje o que diria do que se transformou a profissão de dentista atualmente.
Vocês viram no Fantástico domingo? Dentista aplicando botox, fazendo harmonização facial, plástica em nariz. O que aconteceu com essa profissão que tem no nome a principal atribuição? "DENTE+ISTA"
Para mim, a culpa começa nos bancos escolares. Muito curso aberto, em geral caros e pouca oportunidade de mercado. Alie a isso as concessões e entendimento de leis inadequadas.
Grandes mitos da minha adolescência...
Quando tinha meus treze, catorze anos, li numa revista adulta a seguinte manchete: "Hoje mamãe me matou". Trazia na foto uma enorme barriga de mulher grávida e tratava sobre o assunto aborto.
Como não li o texto, é óbvio, durante muito tempo fiquei certo de que se uma mulher grávida tivesse relação sexual perderia o bebê. Confesso que isso me impactou, mas como não tive com quem me consultar sobre o assunto demorei um pouco para entender a realidade.
Já imaginou se isso fosse verdade?
terça-feira, 22 de junho de 2021
Grandes mitos da minha infância...
Vou postar alguns mitos que tive na infância, juventude e na fase adulta e que analisadas hoje podem parecer engraçadas. Algo assim...
"Quando era pequeno, eu achava que os sinaleiros da cidade eram desligados à noite e religados ao amanhecer".
Na minha cabeça havia um senhor de motocicleta que passava em todos os sinaleiros da cidade e com uma vara ligava e desligava o sistema. Isto é sério. Tudo bem que Curitiba não era a cidade que é hoje, mas ninguém me disse que sinaleiro era para funcionar dia e noite.
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Acertei!
Boa semana para quem leu meu post da semana passada:" Quem criou a pandemia foi...". Às vezes acerto o assunto e até o que os principais programas vão apresentar baseados nos meus textos.
Queria aproveitar e deixar um abraço à toda produção do Fantástico por acompanhar meu blog. Poderiam dar crédito na sua matéria à minha postagem. Obrigado. Por nada.
sexta-feira, 18 de junho de 2021
O barato pode sair caro...
Manter um site na web custa em média cincoenta reais por ano de hospedagem. Algumas categorias tem na internet umas extensões diferenciadas que normalmente não são cobradas, por exemplo a extensão "ind" para sites industriais, ou a extensão "tv" para meios de televisão; é mais ou menos como a extensão "gov" usada para a administração pública. Nada de mais, apenas um privilégio.
Bom, dito isso, quero colocar que quando uma empresa adota uma extensão para seu site gratuita ela perde muito, porque nós estamos acostumados a por em todos os endereços de internet o famoso ".com.br". O que acontece então? Às vezes uma empresa perde clientes, negócios e oportunidades porque quer economizar míseros cincoenta reais ao ano ao não denominar seu endereço na WEB com a extensão que já está na cabeça do mercado.
Aconteceu comigo hoje...
quinta-feira, 17 de junho de 2021
Quem criou a pandemia foi...
Confie no e-commerce
terça-feira, 15 de junho de 2021
Somos chorões - Pensando alto
Ontem, no programa Bem Amigos do canal SporTv entrevistaram o técnico António Oliveira do Athlético Paranaense (António assim com circunflexo como se escreve em Portugal). Determinado momento da entrevista colocaram imagens de sua família em Portugal, ele já está faz um ano e meio fora de casa. O homem desabou em lágrimas.
Entendo perfeitamente seu sentimento. Ele é português e os portugueses assim como os italianos são tidos como povos extremamente emotivos. Eu mesmo me pego chorando por uma ingênua propaganda de margarina às vezes. O ato de chorar em público, há muito tempo, deixou de ser uma demonstração de fraqueza para os homens. É sim uma demonstração de sua sensibilidade, de sua humanidade.
Ora pois! Não tenho vergonha nenhuma de ser chorão, de ser sensível aos problemas do mundo, de ser humano.
segunda-feira, 14 de junho de 2021
sexta-feira, 11 de junho de 2021
Exercício para acabar com o preconceito
Já parou para pensar que quando apontamos o dedo para alguém temos todos os outros dedos da mão apontando para nós mesmos?
Creio ser um dádiva da natureza que assim seja, se todo mundo perceber isso logo pararemos de apontar defeitos nos outros. Não foi hoje, eu li que quando falamos de alguém, na real estamos projetando os nossos próprios defeitos na outra pessoa.
Já tem um tempo, baseado nos ensinamentos filosóficos, tento ser o mais isento de preconceitos possível. É difícil uma vez que o preconceito é estrutural nas nossas vidas, quase que natural. Eu recomendo que você faça o seguinte exercício: Identifique em tudo o que pensa a respeito das pessoas. Questione se é ou não um pensamento preconceituoso. No início se surpreenderá, depois, com o tempo estará se auto policiando e tudo tenderá ao normal. Eu garanto que sua vida ficará mais leve. Bom fim de semana a todos.
Vacinação, tomo todas...
Hoje, entre notícias não tão boas, fomos para academia cuidar do corpo. Depois fui tomar minha vacina contra gripe. Estava pensando, nunca as vacinas para gripe foram tão importantes para mim. Principalmente a de 2020 e a de 2021. Nem imaginar pegar uma gripe forte ou uma pneumonia com esse vírus maldito circulando por aí.
Por isso, fui tomar minha dose rapidinho. Quero ficar por muito tempo ainda aqui escrevendo para vocês, alegrando os que me amam e entristecendo os que me detestam. São todos bem vindos. À noite, cachorro quente depois velório pra encerrar a semana, Afff...
Absurdos ilustrativos
Uma das garantias de quem loca imóveis é a realização de um seguro contra incêndio. Está previsto em contrato e o inquilino é obrigado a pagar anualmente sua renovação. Esse valor é cobrado junto com o IPTU e bem baixo por sinal.
Eu sei não tem nada a ver com escopo do blog falar sobre negócios, mas não é por isso que toco no assunto, é que vejo uma notícia nos sites de que aqui em Curitiba houve uma explosão residencial causada pela recarga de um simples isqueiro. Ano passado um apartamento explodiu por conta de um processo de impermeabilização de sofás. É para se preocupar ou não?
Vou guardar esses dois casos para meus argumentos quando necessário. Absurdos mas ilustrativos.
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Tudo junto e misturado
Me conhecem e sabem que eu gosto muito de ditados, Hay Kays, frases motivacionais seja lá como vocês denominam. O interessante é que algumas delas se cruzam e até se complementam.
Numa fase muito difícil da vida ouvi de uma amiga o seguinte: "Não existem inocentes no universo. Você é responsável por tudo que lhe acontece". Achei muito interessante e guardei. Outro dia li uma outra frase de impacto: "Somos reféns de nossas escolhas. Escolher algo é rejeitar todas outras opções".
Fala a verdade? Um pensamento tem tudo a ver com o outro e como fechamos esse raciocínio unindo os dois?
Seria algo assim: "A vida é feita de escolhas. Faça as suas e tenha certeza que será responsabilizado por todas elas". Pense nisso.
quarta-feira, 9 de junho de 2021
Lição básica de julgamento
Simples assim:
- Todo mundo é passível de cometer erros.
- Todos os que cometeram erros tem que pagar e reparar pelos danos causados.
- Todos que erraram e pagaram por seus erros tem o direito de começar a vida novamente.
terça-feira, 8 de junho de 2021
Coisas do coração
Já vi, ouvi, vivenciei muitas estórias estranhas de casamentos feitos e desfeitos. Essa porém vale o registro.
Um conhecido, saindo de sua cidade no interior do estado, conheceu à caminho de Curitiba uma linda moça. Pediu-a em casamento. Ela recusou alegando que aguardava a volta de seu noivo. Passado um ano ou mais, ele voltou a cidade e ela ainda estava aguardando o tal noivo. Sendo assim convenceu-a a casar. E assim aconteceu.
Casaram-se, tiveram dois filhos e três netos. Passaram-se quarenta e seis anos de casamento quando eis que o tal noivo reapareceu. Não bastasse sua volta, a esperançosa moça, agora vovó, resolveu ir viver seu grande amor deixando seu marido, filhos, netos, casa e cachorro para trás.
Pensando bem, não sei se a chamo de louca ou de fiel. Ao mesmo tempo que você pode ser considerada uma pessoa maluca por jogar uma vida de 46 anos para o alto, pode ser considerada a mais fiel aos seus sentimentos e propósitos de vida em viver um amor da juventude. Coisas do coração a que qualquer um de nós estamos sujeitos não importando de que lado estejamos.
Paranoias
Descobri que conto os dias através da minha caixa de remédios. Faz muito tempo que tomo suplementos vitamínicos todas as manhãs, recomendação médica após a bariátrica. Agreguei a eles óleo de alho desodorizado e mais recentemente ômega três.
Sendo assim, medicamento de uso contínuo, compro em grande volume para baratear o custo diário. Para não ficar abrindo o "potão" todos os dias comprei um porta medicamentos, aquele que todo velhinho tem para não esquecer de tomar seus remédios. (Gente! Sem conotação essa colocação, afinal já sou idoso também, até vaga especial para estacionar já tenho). Então semanalmente abasteço a caixinha com as vitaminas da semana. E aí que fico surpreso de como passam rápido os dias do mês.
Me assusto. Já cheguei a duvidar se dentro de cada pote que vem do fabricante tem o número certo de drágeas. Contei, e eles não me enganam, ou não se enganam, ou melhor, não nos enganam. É o tempo que voa mesmo. Bom dia!
segunda-feira, 7 de junho de 2021
Dúvidas infantis
Um dos meus mitos de infância. Quando era pequeno tinha duas grandes dúvidas existenciais. Uma delas era quem ligava e desligava os sinaleiros da cidade. A outra era como a água da tradicional caixa d´agua de Curitiba abastecia todas as casas da cidade.
No feriado fui fotografar a cidade da Praça das Nações e reencontrei a caixa d´agua do Alto da XV. Queria voltar a ser menino e ter as mesmas dúvidas bobinhas que tinha ao contrário dos grandes dilemas que a vida me impôs.
Notinha besta...
Sem muito o que vos dizer nesta segunda além de desejar uma ótima semana quero lembrá-los que já estamos na metade do ano.
É; passa muito rápido mesmo! Mais um pouco teremos os comerciais de natal inundando o veículos de comunicação novamente, as crianças fazendo seus pedidos e a eterna discussão do arroz com ou sem uvas passas.
Para mim: com.
Era este o recado do dia. Passem bem Bloggers!
sábado, 5 de junho de 2021
Sobre credibilidade ou a falta dela
Vejam vocês que interessante. A pior coisa coisa que pode acometer uma pessoa é a perda da credibilidade. Falava sobre isso com minha nora e filho enquanto discutíamos educação dos filhos e seus limites.
Está ocorrendo isso com o nosso prefeito e sua fiel escudeira a secretária de saúde. Eles podem fazer o que quiserem de medida para combater a Covid que a população não acredita mais. Perderam a mão, se diz assim no ambiente culinário.
O povo e os comerciantes estão cansados das medidas inócuas e que só prejudicam a todos. Vejamos a situação dos restaurantes. Eu que almoço fora quase todos os dias posso dizer categoricamente: "Não existe ambiente mais controlado do que um buffet". Você chega, higieniza as mãos, põe luva, fica distante das travessas só tira a máscara para se alimentar e mesmo assim os donos são penalizados com o fechamento seletivo de seus negócios por conta de outras situações que ocorrem no cotidiano e facilitam a disseminação do vírus.
Isso leva a numa espiral negativa que conduz ao caos. Quanto mais medidas são tomadas, menos respeitamos e assim no meio desta bagunça o vírus vai se disseminando. Não tem jeito o negócio chama-se "vacina". Você já tomou a sua? Eu já.
sexta-feira, 4 de junho de 2021
Uma imagem e muitas dúvidas
Com a cidade a seus pés o que deve pensar o jovem? Quais sonhos deve levar em sua mochila? Que futuro o aguarda nesta selva de pedra?
Culturalidades se é que existe isso
Hoje, vendo alguns vídeos na minha conta no You Tube, descobri mais um termo interessante para o meu vocabulário. Uxoricida. Uxoricida é o assassino da própria esposa. Já conhecia fraticida, matricida, genocida, feminicida, infanticida, mas confesso que esse é novidade.
Outra explicação interessante é para o termo "personagem". Na Grécia antiga os artistas quando representavam usavam máscaras, umas alegres, outras tristes. O som de suas vozes saiam por um orifício na boca da máscara. Então o "sona" de suas vozes saíam "per" orifício da máscara o que gerou o termo personagem.
Interessante né? Fiquem espertos, a qualquer momento mais dicas culturais do Tiozão.
quarta-feira, 2 de junho de 2021
terça-feira, 1 de junho de 2021
Diferenças
A patroa foi parar no interior do Piauí, precisamente em Batalha, quinze dias a trabalho, formando professores da rede pública. Desde ontem, de lá chegam relatos em nossas conversas que mostram as abissais diferenças entre o Brasil do sul e o do sertão nordestino.
A começar pelo clima, enquanto aqui 8°, lá 32°. O mais engraçado é a alimentação. Confesso que antes de sua partida fiz um "terrorzinho" quanto ao consumo de bodes e calangos, sabendo de seu gosto refinado contei de alguns pratos que servidos na região poderiam perfeitamente fazer parte do cardápio de "No Limite". Fato que a faz desconfiar de tudo que estão lhe servindo na viagem. Vai passar a quinzena comendo peito de frango.
Levou pinhão e bala de banana para mostrar nossas particularidades alimentares. Vamos ver o que vem na volta. Já falei que carne de sol é bem vinda, quanto às moscas pode deixar por lá.