Ontem recebi uma consulta de um passageiro que desejava fazer um receptivo na cidade. Passei o preço e ele começou a barganhar. Como comerciantes sempre passamos um preço com margem de negociação para não perder o cliente.
Dei o desconto, mesmo assim ele contestou. A negociação caminhou e chegou a um ponto em que falei para ele: "Faça sua proposta?"
Ele mandou uma ridícula; a metade do que o mercado paga.
Assim encerrei o contato e não dei mais atenção para ele.
Me veio a lembrança do que fiz uma vez em que estava vendendo um carro, quando chegou um comprador e ofereceu a metade do que estava pedindo. Então, virei para ele e disse:
"Você é o melhor comprador do. mundo. Pena que não existe carro no preço que você quer pagar". Virei as costas e fui embora. Deveria ter dito o mesmo para esse passageiro.
Que lição tiramos desta situação?
Quer barganhar?
Barganhe. Mas cuidado! Sua intenção pode ferir, desmerecer o trabalho do outro.
Simples assim.
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