Páginas

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

A velhice segundo minha mãe

A relação com a idade em nossas vidas é uma coisa muito interessante. Impossível não aceitar o declínio físico que experimentamos com a chegada dos anos. Algumas partes do seu corpo não são mais as mesmas que eram a dez, vinte anos atrás. A barriga aparece e custa a sair, a pele perde queratina, os seios e a nádegas já não apresentam a mesma firmeza, o desejo sexual também já não é mais o mesmo... e por aí vai. A lista é grande.

Com mais de sessenta estou vivenciando e vejo nas pessoas de meu convívio essas coisas acontecerem. Porém, também é indiscutível que com a idade uma coisa melhora em nossas vidas. A experiência. E confesso que observar as coisas que ocorrem ao nosso redor com certa experiência de vida é uma situação bastante interessante. É aquela sensação de conhecer do filme, início, meio e fim.

Minha mãe, em seus áureos dias, quando se queixava das dores da idade pronunciava uma frase em italiano. Dizia: “A vechiaia é una carogna”, que traduzido é algo assim: “A velhice é uma carniça”.
É! Mas tem lá suas vantagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.