Sabem sobre a dificuldade que temos em nos referir a certas coisas, pessoas e condições que denotem diferenças nos dias de hoje. Com a quantidade de advogados dando sopa por aí é fácil tomar um processinho por discriminação, assédio e outras razões.
Desta forma estava falando com um cliente e este queria referir-se a uma pessoa negra. Faltava-lhe a palavra, aquela que ele nunca usou, a mesma que não o deixaria em situação delicada.
Notando seu embaraço quis ajudar, emendei um educado "afrodescendente". Ele olhou para mim e disse:
"É isto aí, um alemão com película".
Todos nós alguma vez já brincamos sobre os neologismos politicamente corretos para certas situações, porém convenhamos esta é ótima.
Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
sexta-feira, 30 de março de 2012
quinta-feira, 29 de março de 2012
Curitiba 319 Anos
Receba Curitiba minhas homenagens pelos seus 319 anos. Sinceras e saudáveis homenagens para a terra aonde nasci. Ausente de corpo sim, mas presente de coração. Sempre. Nunca te esquecerei mesmo que a distância seja grande que as diferenças sejam marcantes.
Curitiba cidade que nasci. Cidade da minha vida.
terça-feira, 27 de março de 2012
Vagão Cor de Rosa
Aqui em Porto Alegre corre uma proposta de lei que visa criar um vagão de trem especial para mulheres nas linhas que atendem a grande Porto Alegre. Chamarão o vagão de Vagão Rosa. Nele, é claro, são serão aceitas mulheres. O objetivo é dar proteção as mulheres contra o assédio e abusos que ocorrem diariamente nos vagões comuns.
O projeto esta em discussão e hoje dando andamento aos debates apareceu um cidadão contrário à idéia. Porém, ele esta contra, mas é dono de um excelente argumento. Veja então: As mulheres representam no mínimo cicoenta por cento da população, sendo assim o trem deveria ser pelo menos cincoenta por cento “rosa”, ou seja ter metade de seus vagões destinados exclusivamente as mulheres. Justifica que segundo entende apenas um vagão não comportará todas as mulheres e poderá induzir os homens a pensar que as mulheres que não conseguirem vagas no vagão rosa e certamente estarão nos vagões mistos estão lá porque concordam em ser assediadas.
Brilhante raciocínio. Serve para conturbar a implantação de um reduto de segurança para as mulheres porto alegrense que como qualquer outra mulher não merece passar por tamanhos desaforos. Tenho uma solução para o problema: Cadeia para os canastrões. É fácil. Basta colocar policiais disfarçadas nos vagões, verdadeiras iscas vivas, e dar voz de prisão aos abusadores. Nem precisa gastar com tinta cor de rosa.
Álbum fotográfico do Obama
Quer um dado interessante?
Assisti no canal National Geografic hoje um programa que falava do trabalho dos fotógrafos que acompanham o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. Fiquei espantado com um número.
Vamos brincar de adivinhação então.
Amigo leitor você faz idéia de quantas fotos do todo poderoso presidente americano são tiradas por mês pela sua equipe oficial?
Arrisque uma alternativa.
a) a) 8 mil
b) b) 40 mil
c) c) 80 mil
Acertou quem escolheu a alternativa “c”. Caracas! Oitenta mil fotos por mês. E tem gente que não gosta de tirar uma simples foto e vem com aquele argumento comum; “Aí, eu nem me arrumei hoje”.
Detalhe interessante, nenhuma desta imagens que são capturadas digitalmente pode ser deletada, isto é garantido por lei federal. Haja memória.
segunda-feira, 26 de março de 2012
Atlético 88 anos. Parabéns
Parabéns meu Atlético.
Paixão mais antiga. Paixão eterna.
Muita coisa nesta vida passa.
Você não passará jamais.
“No céu ou no inferno
Aonde for
O teu escudo é minha honra, meu amor
Nascer, viver
Mais que torcer
Atleticano até morrer”.
sexta-feira, 23 de março de 2012
Lei da compensação
Ontem à noite enquanto jantava no shopping vi uma das mais nobres cenas que o ser humano é capaz de proporcionar. A minha frente jantavam duas mulheres. Pela diferença de idade poderiam ser mãe e filha ou uma avó e sua neta.
A idosa estava toda arrumada e sentava-se ao lado da outra. Servida a refeição, notei que a mulher mais velha não tinha mais os movimentos dos braços, sendo assim não poderia comer sozinha. Pois bem, sua filha ou neta deu a comida em sua boca, com se alimenta uma criança.
Demoraram um bom tempo, e eu também, enquanto jantavam conversavam longamente sabe-se lá sobre o que. Fiquei curioso de participar do animado jantar. Invariavelmente os idosos tem longas e boas estórias para nos contar.
Quer saber duas coisas importantes?
Cuide bem dos seus idosos porque eles são o elo com o passado assim como seu filho é o seu elo com o futuro, pessoas sem passado não tem futuro.
E principalmente cuide bem de seus idosos porque há nesta vida a lei da compensação, lembre-se do “aqui se faz aqui se paga”, vale para atitudes boas também. É simples, se seu filho presenciar, aprender a cuidar de um idoso vendo você dar atenção aos seus pais ou avós, ele fará o mesmo com os pais e avós dele. No caso você.
Na surdina, como diria minha avó tirei uma foto da linda lição.
quinta-feira, 22 de março de 2012
Curitiba - 319 Anos - Ensaio Fotográfico
Em relação aos 319 anos de nossa cidade (sua cidade quem sabe). Bom estou falando de Curitiba, não de Porto Alegre, você entende? O site da Gazeta do Povo esta publicando uma série de trabalhos fotográficos em que seus fotógrafos mostram a cidade conforme seus ângulos e preferências.
Cada dia tem um trabalho publicado. Vale a pena dar uma olhada no link:
Veja lá.
quarta-feira, 21 de março de 2012
DPB - Dicionário Popular Brasileiro
Verbete: Pobrema
Sinônimos: Poblema, Probema, Plobrema
Significado: Situação dificultosa, equação matemática
Tradução: Problema
Exemplo: "Meu fio tem um pobrema no trabaio".
Sinônimos: Poblema, Probema, Plobrema
Significado: Situação dificultosa, equação matemática
Tradução: Problema
Exemplo: "Meu fio tem um pobrema no trabaio".
Surpreenda-se
Deus me proteja da sua inveja
Deus me defenda da sua macumba
Deus me salve da sua praga
Deus me ajude da sua raiva
Deus me imunize do seu veneno
Deus me poupe do seu fim
Deus me acompanhe
Deus me ampare
Deus me levante
Deus me dê força
Deus me perdoe por querer
Que Deus me livre e guarde de você
Deus me defenda da sua macumba
Deus me salve da sua praga
Deus me ajude da sua raiva
Deus me imunize do seu veneno
Deus me poupe do seu fim
Deus me acompanhe
Deus me ampare
Deus me levante
Deus me dê força
Deus me perdoe por querer
Que Deus me livre e guarde de você
Nota: Pensou que a letra acima é de algum autor gospel?
Errou feio. Veja como são as coisas. A letra é a mais nova canção de Rita Lee, chama-se Reza. Dedique a linda canção aos seus desafetos.
Lei da oferta e da procura
Meninas, acabo de escutar no rádio que o governo esta suspendendo a importação de próteses de silicone. Se bem conheço as leis de mercado corram porque o preço das turbinas vai subir. Todas para as clínicas garantam já o seu parzinho.
Bom dia!
Bom dia!
Poema histórico
“Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”
Vladimir Maiakoviski escreveu estes versos para alertar o povo russo contra a opressão oferecida por Stalin.
Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.”
Vladimir Maiakoviski escreveu estes versos para alertar o povo russo contra a opressão oferecida por Stalin.
terça-feira, 20 de março de 2012
Sinais
Você esta ficando velho quando...
Vai ao banco e ganha senha de atendimento prioritário.
Tô ficando preocupado.
Vai ao banco e ganha senha de atendimento prioritário.
Tô ficando preocupado.
Não me iludo. Não se iludam...
Precisou um programa de televisão fazer uma matéria sobre o esquema de licitações fraudulentas para movimentar toda a nação. Levantam-se procuradores, parlamentares, delegados, juízes, governantes. Querem saber de uma coisa:
“Puta hipocrisia”.
Ah tá! Vão nos convencer que ninguém sabia dos esquemas? Sobrou para estas empresas agora tidas como laranjas, que vão pagar pelos crimes cometidos enquanto muitas outras continuam metendo a mão no dinheiro público em vários níveis de governo.
Não me iludo e não se iludam que a matéria do Fantástico irá mudar o panorama caótico, a crise moral e ética que vivemos neste país. Uma semana e cairá no esquecimento e tudo será como antes no quartel de Abrantes.
Quer saber o que resolve o problema da corrupção?
Penas duríssimas que sejam cumpridas na sua integridade pelos condenados. De outra forma é só mais uma jogada de mídia.
segunda-feira, 19 de março de 2012
"Impulse" assassino
Lembro que havia uma propaganda na televisão que dizia algo assim:
“Se algum dia alguém lhe oferecer flores isto é Impulse”.
Era o comercial de um desodorante feminino, atualizada para os dias atuais a campanha seria um fiasco. Quem aceita alguma coisa de um estranho hoje em dia?
Vejam o que aconteceu com a jovem e seus amigos que aceitaram a caixa de bombons enviada por uma louca que os envenenou. Neste caso poderemos mudar o slogan para: “Se algum dia alguém lhe enviar bombons isto é impulso. Impulso assassino”.
Em que mundo vivemos, senhores?
Novo táxi na cidade
Curitiba esta ficando sofisticada mesmo, gente!
Sábado quando saía do tradicional almoço familiar encontrei no estacionamento do restaurante o mais novo modelo de táxi da cidade. Trata-se de um Audi TT, modelo de carro que deve custar perto dos trezentos mil reais. Claro que o taxista deve beneficiar-se na compra da isenção de impostos oferecida pelo governo.
DPB - Dicionário Popular Brasileiro
Diretamente do mercado municipal de Curitiba vem esta contribuição que ouvi pelos corredores enquanto uma equipe de TV gravava uma matéria com uma japonesa dona de banca de frutas.
Comentou um conhecido: “Ela é boa atora”.
Verbete: Atora
Tradução: Feminino de ator, aquela que atua.
Exemplo: Ela é boa atora.
Explicação: O feminino de construtor é construtora, o de mentor é mentora. Por qual razão o feminino de ator deveria ser atriz? Porque não chamamos de “pintatriz” uma pintora? Logo feminino de ator é atora.
quinta-feira, 15 de março de 2012
DPB - Dicionário Popular Brasileiro
Estou lançando nova postagem no blog. Além de textos e colunas especiais como Frases e Pensamentos, agora teremos a coluna "DPB - Dicionário Popular Brasileiro". Espaço em que publicaremos verbetes ditos à maneira popular e sua interpretação. Claro que o humor estará presente em nossas análises. Estou aberto a indicações.
O primeiro verbete da coluna é:
Trabaiá.
Tradução: Verbo que indica ação de trabalho, fazer alguma coisa.
Exemplo: Você foi trabaiá hoje?
Análise: Muito usado,é de doer o "zovido" (em outro post analisaremos este termo)
O primeiro verbete da coluna é:
Trabaiá.
Tradução: Verbo que indica ação de trabalho, fazer alguma coisa.
Exemplo: Você foi trabaiá hoje?
Análise: Muito usado,é de doer o "zovido" (em outro post analisaremos este termo)
quarta-feira, 14 de março de 2012
O mestre do origami
Depois de oito meses em Porto Alegre, pela segunda vez amanhece chovendo. E põe água nisto. Aliando a condição das ruas e avenidas na cidade a falta de educação de alguns motoristas surge um problema sério. Pessoas que chegam encharcadas no trabalho devido aos carros que jogam água pelas avenidas. É infração e esta prevista no código de transito sujeita a multa e pontuação na carteira. Agora me diga leitor: Tem algum guarda ou agente de transito na hora do temporal multando alguém?
Recomendo que você leia o Doodle do Google de hoje. Basta clicar sobre a imagem da palavra Google que esta estilizada homenageando Akira Yoshizawa um dos maiores mestres contemporâneos do Origami, arte japonesa de fazer figuras com dobraduras de papel. Akira San viveu na pobreza aperfeiçoando sua arte depois que pediu demissão da fábrica em que trabalhava, detalhe ele jamais cobrou por seus trabalhos. E como todos os grandes artistas só foi reconhecido depois de sua morte aos noventa e quatro anos.
terça-feira, 13 de março de 2012
Tico da Ticcolor.
Sábado fui imprimir umas fotos do jantar de minha sobrinha. Fui na Ticcolor laboratório que costumeiramente vou. Enquanto aguardava a impressão das fotos; sim aguardava, foi-se o tempo em que você deixava o rolinho de filmes e voltava no dia seguinte ou na semana seguinte, apareceu o Tico (Manoel Linhares) dono da loja.
Lembro que quando trabalhava na Kodak, certa vez falando com ele, questionei a razão dele não abrir uma rede de lojas. Sua resposta foi categórica: "Eu sou só um". E ele tem razão, na sua grande loja tudo tem a marca de sua personalidade, do atendimento aos menores detalhes devido a sua constante presença.
Qualquer coisa que um cliente deseje e não se sinta seguro em falar com os funcionários é só falar com o Tico. Pronto. Simples. Sai todo mundo satisfeito. Para que tenham idéia do comprometimento que ele tem com o negócio, quando entreguei o papel do estacionamento para carimbar a liberação do carro, ele foi direto na informação do horário de entrada porque ali ele pode avaliar a eficiência do tempo de atendimento do laboratório.
Ainda enquanto falávamos, ele estava preocupado com a temperatura interior da loja, ordenando a climatização do sistema de ar. E assim é com tudo, posso dizer que ele tem a empresa na cabeça, controla todos os setores enquanto caminha pelo corredor que dá acesso aos vários setores. Este é Tico, confesso um exemplo a ser seguido.
segunda-feira, 12 de março de 2012
A Casa do Terror
Daí no sábado a meia noite fomos assistir a peça “A Casa do Terror” no teatro Lala com o competente João Luis Fiani e seu casting. Não perdemos uma peça da série, já assistimos as cinco existentes.
É obvio que não vou contar nadinha sobre a peça, apenas que é muito boa. Humor local, gente. Você ri da sátira da sociedade curitibana. Pode rir até de você mesmo, é mais ou menos como assistir vídeo no site www.sinalvermelhocuritiba.com . Você assista os filmes das barbaridades de nossos motoristas morrendo de medo dever seu carro no filme.
Banca do Eliseu ( Se desbancando)
Depois de um longo e tenebroso inverno e mais uma reforma no mercado municipal de Curitiba voltamos para um almoço na Banca do Eliseu. Nada esta tão bom que não possa piorar, vou mudar um pouco o ditado popular para falar do restaurante.
Banca do Eliseu nasceu como uma opção de comida para os trabalhadores do mercado, tanto que seu principal prato é o comercial. Arroz, feijão, salada e uma carne á escolher, tudo servido em pratos separados; sim, caso fosse servido tudo num prato só seria um sortido. Por esta característica quando o grande público descobriu a Banca do Eliseu a comida além de boa era muito barata.
À medida que a burguesia descobriu e começou a freqüentar o local (camarada Stalin adorou esta) o lugar passou a ser Cult. Sendo assim o preço da comida também teve uma evolução por conta do sucesso. Lembro que quando descobri o sortido do Elizeu este prato custava pouco mais de oito reais, sendo que hoje custa mais do que o dobro.
As porções também mudaram, o peixe que sempre comi acompanhado de batatas diminuiu e a quantidade de fritas passou a ser uma piada. O prato da Mariana veio com incríveis “seis” batatas fritas, eu disse “seis”, quase como se estivéssemos comendo num restaurante Frances daqueles de alta gastronomia como o El Buli de Ferran Adrià. Não era. Era a banca do Eliseu.
Não vou comentar o serviço, fomos salvos de uma discussão, pois conhecemos uma das garçonetes que vendo o ridículo assumiu e consertou alguns erros gritantes que cometeram. Na verdade penso que a banca do Eliseu deixou de ser a opção de comida boa e barata para ser um concorrente do Marcolini, restaurante que divide espaço com outros no local. Uma pena, a Banca do Eliseu já era.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Cocoon em Porto Alegre
Às vezes penso que algumas máximas destas que ouvimos por aí são verdadeiras. Ontem, havia recém chegado de Caxias do Sul junto com nosso assistente técnico, fomos a uma loja de informática, pois ele queria saber sobre o preço de um equipamento. Ao entrarmos na loja tomei um susto já que fomos atendidos por um casal de idosos, beirando seus setenta e poucos anos.
Obvio que eles pouco sabiam do que estávamos falando. HD, processador, velocidade, no entanto foram muito gentis em se prontificar a perguntar tudo para seu neto e nos retornar no dia seguinte.
Não sei se desde a abertura da loja eles conseguiram vender alguma coisa, porém confesso que a situação inusitada foi no mínimo surreal, algo como sentir-se participando de uma pegadinha ou vivendo uma cena de Cocoon.
Dia internacional das mulheres
Mulheres da minha vida. Mulheres leitoras deste blog. Parabéns pelo seu dia.
Você, homem, que esqueceu desta data, saiba que não estaria lendo este texto agora não fosse a dedicação, o cuidado e o amor de uma mulher.
Parabéns!
Você, homem, que esqueceu desta data, saiba que não estaria lendo este texto agora não fosse a dedicação, o cuidado e o amor de uma mulher.
Parabéns!
terça-feira, 6 de março de 2012
Além de grosso é burro
Diz o irresponsável secretário da FIFA sobre a organização da copa no país que deveriam chutar o traseiro dos brasileiros para que as obras necessárias entrem em ritmo de execução, pois segundo ele os brasileiros estão só preocupados em ganhar a copa.
Além da brutal grosseria, falta de conhecimento de relações internacionais e outras coisas o tal secretário mostra que é um completo ignorante. Afirmar que estamos preocupados em ganhar a copa é a prova cabal disto. Com este time que temos, com este técnico que temos e com esta administração de futebol que temos não chegaremos a lugar nenhum na copa do mundo.
Portanto senhor secretário geral, que é Frances, o senhor além de grosso e boçal também é muito burro. E a despeito de sua origem saiba que somos "Penta" campeões mundiais, eu disse "Penta" e não conquistamos nenhum destes cinco títulos em nossos domínios, não precisamos contar com a força da nossa torcida e muito menos com a força extra campo da FIFA para conquistar alguma coisa.
segunda-feira, 5 de março de 2012
"Sebunda feira"
Segunda feira deveria chamar-se “sebunda feira”, é um dia em que potencializam-se os problemas, na verdade eles ficam em estado de fermentação durante todo o final de semana e quando você chega ao trabalho, “KABUM!” aparecem todos de uma vez.
Gostei muito do que li no livro do Leandro Narlock que estou lendo, no capítulo em que trata do Peronismo ele conta que o ditador Juan Perón foi tão protecionista em relação aos trabalhadores que na Argentina do seu tempo começaram a criar datas comemorativas e feriados para diversas categorias de trabalhadores, depois disto começaram a criar feriados em dias seguintes a feriados que eram para que os trabalhadores se recuperassem dos feriados. Coisa boa, né? Não fiquem tão animados, segundo o autor esta é uma das razões segundo qual o país de los hermanos esta quebrado até hoje.
Boa semana amigos.
sexta-feira, 2 de março de 2012
Vale a pena ver o clip
Não aprendi dizer adeus. Veja que lindo clip:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rKQSYfQJqXQ&noredirect=1
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rKQSYfQJqXQ&noredirect=1
Assinar:
Postagens (Atom)