Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Relatividade


“Se a garagem é grande qualquer caminhão parece ser pequeno”.
Outro dia no BBB uma moça jogou na cara de seu namorado a suposição de que o mesmo tem um “amigo” pequeno.
Pô! Para um homem não existe maior humilhação, ainda mais em programa de alcance nacional. O cara se calou.
Da próxima vez não deixa a bola pingando na área. Bate pro gol e corre pro abraço. Afinal tudo na vida é relativo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Parabéns Luciano


Luciano. Comemorar um aniversário com uma perda tão recente não é fácil. Mas, assim é a vida. Cheia de ganhos e perdas, algumas inexpressivas e outras muito significativas. As inexpressivas a gente logo esquece e se adapta, com as mais significativas o tempo é um pouco maior, mas também superamos. Acredite. 
Eu fico muito feliz de poder há vinte e sete anos compartilhar da sua vida, do seu dia a dia. E se bem te conheço sei que vai seguir a vida com alegria e dignidade.
Nos bons e nos maus momentos “tamo junto Bondo”.
Que Deus te abençoe, filho. Parabéns.
(Te espero pro jantar)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Nem eu me aguento


Aproveitando uma poesia de Drumond que li na página da minha amiga Isabel Corrêa sobre a verdade quero dividir com vocês uma aprendizado que tive na vida sobre a verdade.
Em tese o que aprendemos na vida desde pequenos sobre o assunto nos leva a um entendimento muito cartesiano sobre o assunto. Ou seja, verdade é verdade e se não for desta forma será uma mentira. Daí você terá um dia que debater alguma questão em âmbito jurídico e verá que as coisas não são bem assim. Explico.
Verdade existe com a cara e jeito de quem a vê sob sua ótica. Logo existe a verdade do Renato. A verdade da Maria, a verdade do João e as verdades de tantas outras pessoas sobre o mesmo assunto. E por fim a verdade verdadeira se perde no meio de tantas interpretações.
No caso de uma pendência jurídica existem as verdades das partes e a verdade do juiz que julga a questão e profere a sua sentença que nada mais é do que a verdade legal baseada no conhecimento jurídico e de vida do juiz. Dada a sentença. aquela parte que sentir-se prejudicada poderá dizer que nem sempre o que é legal é moral, pois as interpretações da verdade podem levar e distorções morais.
Complicado, mas pense nisto.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Amigos do ginásio


Ontem à noite fui a um jantar organizado pelos amigos da época de “Ginásio”. Ginásio para os mais jovens é o mais recente primeiro grau que hoje em dia tem o nome de fundamental.
Agradáveis lembranças em rever os amigos, se não me lembrei de alguns deles, juntos pudemos relembrar boas passagens e óbvio demos boas risadas dos ocorridos na escola. Naquela época no Instituto Lins de Vasconcelos não sentávamos em carteiras, dividíamos mesas em cinco alunos, era assim para estimular o trabalho em grupo e claro a cola nas provas. De minha equipe, alem de mim, estavam o Gilson, hoje arquiteto e o Fernando Munhoz, empresário, em cuja casa dos pais íamos brincar e comer os doces do mostruário que seu pai representava. Faltaram o Dely Macedo e o Requião para fechar o time.
O bacalhau estava maravilhoso, a cargo do Chef Manoel, ficou muito bom. Indigesto foi não poder tomar uma única lata de cerveja para não correr o risco de passar o restante da noite numa delegacia. Esta lei seca tá deixando todo mundo em pânico.
Valeu galera do Lins. Muito bom revê-los bem e com saúde.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tava ruim, mas tava bão


Eu era feliz e não sabia. Gente, tinha eu  uma conta simples no Banco Itaú da Vicente Machado, aqui próximo de casa. Quando necessitava de algo da agência qualquer atendente mortal me atendia prontamente. Fazem alguns meses me promoveram para cliente Uniclass. Fiquei todo cheio afinal o agente financeiro estava reconhecendo  minha acensão social. A partir de então tenho gerente exclusiva, a Maristela. Volta e meia ela me chama para fazer alguma coisa na agência. Atualização, cadastramento, recadastramento, este tipo de assunto. Bobeira o negócio dela é empurrar seguro, capitalização, financiamento, cartões e outras porcarias para me deixar endividado. Então volta e meia ela cria  algum pretexto para me levar até a agência.  
Agora quem diz que eu consigo falar com a tal da Maristela?
A mulher tá sempre ocupada com investimentos, aplicações, vendas, operações, etc...
Acabo de chegar da agência aonde esperei por mais de trinta minutos pela santa gerente que atendia provavelmente o Sr. Eike Batista, enquanto aquelas simpáticas atendentes que resolviam meus problemas quando eu era pobre estavam sentadas sem nada poder fazer já que o controle da minha vida financeira esta na mão da Maristela, a onipotente.
Claro que meus culhões estouraram. Tentei fazer uma reclamação direta à administração do banco,  porém é impossível, você pode tudo pelo 0800,  menos reclamar. Deve ser mais uma armação da Maristela.
Saí da agência com saudades  da época em que o gerente ligava cobrando  uma cobertura de saldo.  Era tão bom.
Eu quero voltar a ser cliente "básico", pois quando era "simpléx" pro banco Itaú  era melhor atendido.
Ah! Como diz sabiamente o caipira: "Tava ruim, mas tava bão".

Receita perigosa


Esta virando um evento mediático este caso da Dra. Virgínia Helena, chefe da UTI do Hospital Evangélico e acusada de ser mandante de eutanásia na UTI do hospital. Não demorará muito estará estampado em capa de alguma publicação: “Dra. Morte”. É um risco de pré-julgamento muito grande e para azar de Virgínia sua aparência cansada lembra aqueles personagens de filmes de terror. Esta sendo preparado um coquetel perigosíssimo.
Sobre o caso teço duas considerações:
O Hospital Evangélico passa por uma crise financeira gigante. Moro próximo e algumas vezes, recentemente, pude ver funcionários em campanha para receber seus atrasados, mobilizando-se na praça que faz frente para a instituição. Portanto, é preciso entender que todas as declarações vindas destes profissionais neste caso serão carregadas de interesses e rancor contra o hospital e a Dra. Virgínia poderá ser sacrificada em torno de interesses desta vendeta.
Outra consideração que precisamos saber é que em situações de vida e de morte é comum o procedimento de escolha daqueles pacientes que tem mais chance de sobrevida, sobre os quais serão realizados maiores esforços. Não só os médicos de UTI fazem isto, os socorristas de SIATE em caso de grandes eventos também adotam esta classificação e nestes casos as vítimas são classificadas por códigos para então serem atendidas.
Não sei, mas este caso está me cheirando uma grande e mal montada peça teatral na qual seus personagens, policiais, juristas, políticos tirarão proveito para aparecer. Como diria o patrão de Lomax no filme o Advogado do Diabo:
“Vaidade, Lomax. Vaidade”. É preciso tomar cuidado com o julgamento.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Homenagem

Hoje na Gazeta do Povo foi publicado um texto participando o óbito de mamãe. Agradecemos a jornalista Aline Peres pela possibilidade que nos deu de publicar tão justa homenagem.
Acesse o link e leia a matéria completa:
http://www.gazetadopovo.com.br/falecimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1346646&tit=A-napolitana-que-fez-a-America

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Frases e pensamentos

"Em Roma já tem cardeal distribuindo santinho".

Renato De Luca

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O que ontem era belo, amanhã quem sabe


Hoje no trânsito encontrei um Santana Quantum. Para quem não sabe trata-se de um modelo de carro da Volks Wagen igual a um que tive em 1994.
Lembro que quando saí com o carro da loja era o máximo em termos de design e beleza. Ao menos para mim. Hoje quando encontrei o clone de meu carro ele já não representava o mesmo para mim.
Gostaria que alguém me desse uma explicação plausível das razões deste fenômeno que ocorrem principalmente com os carros. Ou seja, um carro que hoje é para o público objeto de desejo daqui a algum tempo não passará de um carro velho por mais que permaneça em bom estado.
A única coisa que me vem em mente é o conceito de beleza provocado pela evolução do design ao que chamamos de novas tendências. As novas tecnologias utilizadas e os novos materiais quem sabe.
Eu que já babei por um Alfa Romeo de meu pai em 1968, se caso o encontrasse rodando nos dias de hoje me admiraria pelo estado de conservação. Custaria em aceitar que este carro é mais bonito do que o novo Uno. Na essência os dois são carros só que um é o “da moda”, o outro não.

Frases e pensamentos

"Prefiro ser um homem de paradoxos do que um homem de preconceitos".
Rousseau

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Difícil de engolir


Em Ponta Grossa a vereadora auto sequestrável, Ana Holleben, dá explicações sobre sua ação desastrosa. Esta nos jornais.
São situações que realmente gostaria de entender. Assim como a renúncia do Papa.
Tudo o que a mídia oficial esta tentando passar para mim não passa pela garganta. Eu não engulo.
Um dia a história contará. Pena que os anos distorcem os acontecidos e quem sabe lá no futuro a realidade seja mascarada por distorções de interpretação.
Como dizia Shakespeare em Hamlet:
“Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia".
Se alguém souber da verdade. Por favor, se pronuncie.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Olha a reeeeeede!


Estava eu de “burudanga” na rede da casa mais linda, na melhor praia com as melhores companhias neste carnaval quando fui acordado pela frase mais antiga cantada em todos as praias deste país: “Olha a reeeeede”.
Era um vendedor de rede. Num primeiro momento fiquei muito puto por ter sido acordado de minha ressaca de chope da Kaiser. Depois, num momento lúdico filosofal passei a entender um pouco mais da estratégia de venda do meu amigo nordestino. Vamos a ela:
Primeira – se você não tem uma rede é um importante alvo para o vendedor de rede, pois pode ser seu sonho de consumo uma rede uma vez que você não tem e seu vizinho esta babando deitado numa na casa ao lado. Você ouvirá um sonoro: “Reeeeeede”.
Segunda – se você tem rede e não esta deitado nela pode ser que sua rede esteja podre e tem efeito meramente decorativo. Aí o cara grita: “Reeeeede”.
Terceira – se você esta babando numa gostosa rede, ele também soltará seu brado uma vez que pode ser que em sua casa esteja faltando redes para todas as pessoas e sua senhora esteja emburrada, deitada no sofá porque só há uma rede na casa.
Amigo, em hipótese alguma o vendedor de rede deixará de passar em frente a sua casa sem soltar o berro. Mas não se incomode, pior do que os simpáticos vendedores de redes é o carro com alto falantes anunciando o circo europeu, onde crianças não pagam e esta sempre em sua ultima semana durante toda a temporada. E para encher mais ainda o seu invólucro escrotal vem com aquela músiquinha maldita na voz de crianças cantando os backyardigabs.

Frases e pensamentos



Via Facebook

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnevale


Já preparei a fantasia, já afinei o tamborim. O passo do samba esta ensaiado e os adereços prontinhos.
Você acha?
Como é que pode um descendente direto das mais finas linhagens da Itália querer sambar? Esta festa não é pra mim.
Portanto, vou pra nossa casa de praia praticar o ócio. Eu, Kátia, Luciano e companhia estaremos lá dando duro danado.
Amigos. Aproveitem seu carnaval, não importa de que maneira, se pulando ou dormindo fiquem em paz.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Autoestima é tudo na vida

Juiz ou réu?


É mais ou menos a mesma coisa. Quando você esta viajando em encontra um acidente na rodovia note que o transito normalmente quase para. O que necessariamente não quer dizer que todos os veículos desejam prestar auxilio aos acidentados. Em verdade todos temos um mecanismo de curiosidade com a tragédia alheia. Paramos para presenciar o sofrimento alheio como modo de nos protegermos da mesma situação. Funciona assim: ao compartilhar o horror e o sofrimento alheio iludimo-nos de que estamos protegidos contra aquela situação. Ledo engano.
E assim esta ocorrendo com os órgãos governamentais que cuidam de bares, restaurantes, boates e casas de shows deste país. Precisaram perder duzentas trinta e oito almas para fazer uma revolução na fiscalização destes estabelecimentos. É um tal de autuar, multar, fechar locais deste tipo que a impressão que nos passa é que nunca foi feito nada no sentido de controlar o setor a não ser a cobrança de taxas e mais taxas.
Sobre este assunto teço duas considerações. A primeira é que esta austeridade é passageira, durará o tempo que a mídia insistir em tirar dividendos da tragédia. Passarão meses, anos e logo teremos arapucas operando nos mesmos moldes da Kiss.
Segundo; que nada adianta depositar a culpa somente sobre os ombros de empresários e dos pobres artistas da Kiss quando os “corresponsáveis” que são os governos nada pagarão pelos danos causados a centenas de famílias a ainda estarão vestindo o papel de acusadores.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bom carnaval meus amigos

Divirta-se pra valer, afinal você merece. Mas, faça tudo em paz.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Frases e pensamentos

"Neutro é quem já se decidiu pelo mais forte".

Max Weber

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Segue a vida


Haverá de passar muito tempo até que consiga entender o que aconteceu comigo nos últimos dias. Incrível como somos. Por mais que a idade de um ente querido prenuncie o final de sua existência, nós não queremos aceitar. Como se as pessoas amadas devessem ser imortais.
Certa vez, em algum lugar, li ou ouvi que é importante na vida das crianças introduzir o conceito da perda pela da morte. Então alguém falava que era bom que as crianças iniciassem a ter experiência desta relação para que fossem desenvolvendo sucessivamente seu entendimento a respeito do assunto.
Eu que deveria ter iniciado este aprendizado lá em mil novecentos sessenta e oito quando meu pai faleceu fui fazê-lo justamente na semana passada, nos meus tenros cincoenta e três anos. Confesso a vocês esta sendo difícil. Mesmo porque pelas circunstancias da vida a perda parece estar sendo maior, como se tivesse perdido pai e mãe juntos, uma vez que minha mãe cumpriu bem os dois papeis.
Como é de meu perfil, em momentos críticos eu tenho a cabeça no lugar, consigo reagir e fazer as coisas que precisam ser feitas sem cair em desespero. Porém depois, quando a poeira senta, eu desmorono. E assim tem sido estes dias pós Giuseppina, dias de arrebatamento. Um dia quem sabe quando tudo retornar ao curso natural eu me dê de presente uma viagem para espairecer um pouco. Será preciso.
Não obstante, numa situação destas você acaba conhecendo quem são as pessoas que realmente te amam. Aquelas que tem uma palavra amiga, um consolo, aquelas que fazem questão de estar contigo e aquelas que tem preocupação total com você.
Agradeço desta forma todas as mensagens recebidas, todos os amigos que de uma maneira ou de outra deixaram-nos uma palavra de conforto, um ombro, um amparo.
 Segue a vida e eu espero muito em breve estar cem por cento no blog e poder retribuir seu carinho. Em meu nome e em nome de meus filhos e de nossos parentes: Muito obrigado.