Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa


Será uma semana santa verdadeira sem o bacalhau da Nona na sexta?
Nossa primeira experiência sem sua presença numa data importante. Será difícil. Ainda por vir agosto e natal neste primeiro ano de perda e dor. Nestes momentos sabemos o quão importante é ter alguém especial a seu lado, vou me recostar no ombro da minha Katita. Vou curtir a alegria dos filhos dos outros porque é muito bom ver a magia no olhar de uma criança. Vou comer algum chocolate e cair na burudanga do sofá na casa da Nadir.
Amigo leitor, uma grande páscoa para você.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Questão de ótica

Um casal, recém-casados, mudou-se para um bairro muito tranqüilo.
Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:
Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
O marido observou calado.
Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e novamente a mulher comentou com o marido:
Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!
E assim, a cada três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.
Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha a deu sabão? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente a respondeu:

Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da janela!

E assim é. Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.


Texto obtido via Facebook.

terça-feira, 26 de março de 2013

Zumba, zomba de você


Você conhece Zumba?
Zumba é mais um revolucionário método de emagrecimento milagroso a venda nos canais de comércio. Zumba é uma mistura inédita de ritmos que  vai fazer você perder   peso se divertindo. O Kit com vários CDs vem acompanhado de um inédito par de maracas tonificadoras revolucionárias. O criador do método inovador é mais um latino espertalhão com cara de menudo metido a falar português (Beto Perez).
Comprem Zumba e  vivam felizes  para sempre.
Zumba é mais uma porcaria que você encontra exclusivamente no Polishop.
Assista o vídeo milagroso no link
http://www.youtube.com/watch?v=foz5Xyd9a58

segunda-feira, 25 de março de 2013

Um conto de páscoa


Da páscoa tenho duas lembranças interessantes sobre a data. Ocorridas quando fiz uma viagem a Firenze e que marcaram seu significado.
Lembro, havia tido um dia cansativo, estava em visita à linda cidade. O albergue da juventude onde me hospedava era um lindo e reformado castelo, porem um pouco fora do centro turístico da cidade.
Descobri que na Itália feriado é feriado. O que quero dizer com isto é que num feriado lá tudo para. Nem os serviços essenciais atendem em período integral. Se bem me lembro, o transporte coletivo parava ao meio dia e eu desejava visitar mais coisas na cidade antes de retornar para o albergue. E assim fiz.
O retorno foi conturbado, por pouco não o fiz caminhando, uma distância em torno de cinco quilômetros. Por fim encontrei um táxi que me resgatou, e acabei gastando uns euros a mais do que me propunha.
Era domingo de páscoa. Cheguei muito cansado no albergue e no que entrei na recepção fui recebido por umas moças que me presentearam com um coelhinho de chocolate e lindas mensagens de páscoa. Distante de casa, longe dos filhos confesso que foi o melhor presente de páscoa que recebi, um gesto inesquecível, emocionante.
No mesmo albergue fui instalado num quarto comunitário, no meu aposento tinham livres mais cinco leitos. Como cheguei cedo acomodei minhas coisas e fiquei na expectativa de conhecer meus companheiros de quarto para aquela estada. Quando anoiteceu perto do horário de fechamento do albergue chegaram quatro motociclistas alemães. Eram meus coleguinhas de quarto.  Imundos em decorrência da viagem e enormes no tamanho aquela situação parecia uma cena de filme tipo “O selvagem da motocicleta” no plural e na qual uma das vítimas seria eu.
Calma e coragem foi o que me deu na telha naquela situação. Como bom e pacífico brasileiro, adotando as práticas de não agressão internacional parti para o diálogo amigável. Uma cordial saudação e fomos pra conversa. Qual foi minha surpresa de que os “Big Fritz” eram muito “gente fina”. Inusitado, interessante e mais uma lição de não julgar ninguém pela aparência. Feliz semana da páscoa leitor.

Nota: A imagem acima é do albergue da juventude em Firenze.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Notícia da hora

Na Coréia do Sul o governo proíbe a exibição de pernas em público. Minissaia esta proibida em Seul.
Nossa, muito me preocupa o assunto. 
Quer apostar que irá aumentar o número de suicídios naquele país?
Tá bom gente. Depois a gente vê o que aconteceu. Bom fim de semana a todos.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dura constatação


Estava conversando com a gerente de minha conta bancária, aquela que me liga diariamente para dizer que a conta estourou. Havia acabado de sair do dentista e veio na conversa o assunto envelhecimento.
Falei a ela que estou constatando que a vida é dividida em duas fases. Uma que vai do nascer aos quarenta anos e outra que vai dos quarenta até o fim de nossos dias. Na primeira fase até os quarenta a vida nos é generosa, pois ela só nos dá. Desde disposição, resistência física, saúde, irmãos, mulher e filhos.
Passado dos quarenta a vida nos cobra o que deu e então só nos retira. Retira a saúde, os cabelos, os dentes, o cálcio dos ossos, os parentes próximos, a disposição, a saúde e por fim ela mesmo se retira.
O que ocorre é que somos persistentes e tentamos viver com o mínimo que a vida nos oferece a custa de remédios, terapias, consertos e recauchutagens.
Tentar contrariar esta máxima é o objetivo de todos nós e de tal forma que a vida média do ser humano esta se prolongando cada vez mais.
A gente tenta não é?

quarta-feira, 20 de março de 2013

Segurança na internet

Atenção amigo que usa internet para acessar contas bancárias. Um dos requisitos para não entrar em sites falsos de instituições bancárias é fazer o seguinte procedimento:
Pelo seu navegador digite o endereço do banco com a extensão ".b.br" que é um recurso de segurança que os bancos criaram para aumentar a segurança on line. Desta forma o site que você estará acessando será o verdadeiro, sem riscos de entrar em sites falsos.
Um exemplo: www.nomedobanco.com.br pode ser acessado o site seguro digitando www.nomedobanco.b.br
Feito isto o endereço é direcionado para o site oficial do banco. Faça o teste.
Esta extensão ".b.br" existe desde 2008 e só instituições bancárias oficiais podem ter acesso a ela o que inviabiliza o surgimento de sites falsos.
Você sabia disto?

terça-feira, 19 de março de 2013

Coisas estranhas

Se eu falar em samba, você lembra de Brasil. 
Pois bem,  e se eu falar em Tango, você lembrará de...
Argentina é óbvio.
Agora se eu te falar que a dança oficial da Finlândia é o tango você ficará surpreso?
Pode ficar porque é. O tango de nossos "hermanos" é a dança oficial e mais apreciada na gélida Finlândia, é só tocar uma milonga que um cidadão de Helsinki sai arrastando o pé.
É o mesmo que se  o samba fosse a dança nacional  da Letônia. Os finlandeses dançam tão bem o tango que em campeonatos de tango realizados em Buenos Aires já são os principais  concorrentes dos representantes nacionais.
Mundo louco. Mundo curioso.
Acesse o link e veja um festival na Finlândia http://www.youtube.com/watch?v=iwPBtBtKGYA

segunda-feira, 18 de março de 2013

A ditadura ainda não acabou no futebol


Você pensa que vive numa democracia?
Pequenos gestos e atitudes mostram a realidade.
Ontem na partida transmitida pela RPCTV entre Londrina e Nacional de Rolândia o juiz Adriano Milczevisk paralisou a partida por cinco minutos e ordenou a retirada de uma faixa da torcida do Londrina protestando contra o roubo dos pênaltis na partida contra um time da capital.
Dizia a faixa: “Vocês não vão nos derrubar no apito”.
A razão de retirar a faixa não teve motivo justificado e pareceu ser um ato contra a liberdade de expressão. Tem gente na federação que deve ter parado no tempo. A ditadura acabou faz tempo.
Pra ficar mais fácil. É só parar de pender para um lado só que os torcedores param de reclamar.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Tente entender


Falando em PROCON, tem gente que adora uma pendenga, estava assistindo o telejornal agora cedo e o noticiário dizia sobre novos procedimentos para fiscalizar as empresas que mais tem problemas com consumidores.
Ilustrativamente puseram o exemplo de uma consumidora que teve problemas com determinada administradora de cartão de crédito. Reclamava ela que teve inúmeros problemas para cancelar quatro de seus dez cartões.
Para. Para tudo.
Você entendeu o que escrevi?
A mulher tinha dez, 10, uma dezena de cartões de crédito.
Que cidadã é esta?
Como se vive administrando uma dezena de contas com cartões de crédito?
Pense. Esta senhora durante dez dias do mês, que em média tem vinte e dois úteis, paga contas de cartão de crédito fora outras contas que deve ter como luz, água, telefone, celular, etc...
Ciro Pelicano escreveu: "Cartão de crédito é um negócio que você usa quando não tem  dinheiro para ter que pagar quando tiver menos ainda". Multiplique este problema por dez e tente entender como esta mulher vive.
Sinceramente. Deveria ter um limite de cartões de crédito vinculado ao CPF de cada brasileiro. Com dez cartões na carteira quem tem problemas é o cidadão.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Frases e pensamentos

Amar as pessoas e usar as coisas. Nunca amar as coisas e usar as pessoas.

Absurdos reais


Estou acompanhando on line o julgamento do caso Mércia Nakashima. Eu acho incrível a postura dos advogados de defesa destes crimes. Lembro-me do filme o Advogado do Diabo.
O que motiva estes profissionais a realizarem seus trabalhos?
Dinheiro somente?
Ou como foi sentenciado no filme: Vaidade?
Sei que a todo cidadão acusado de algum crime é dado o amplo direito de defesa, fato que impossibilita ocorrências de injustiças deslavadas, porem a meu ver, existem provas periciais que não deixam dúvidas a respeito da autoria de certos crimes.
Ponho-me então no lugar de um advogado destes. Seu procedimento deve ser o de acreditar cegamente na inocência de seu representado por mais que isto pareça ser um absurdo real. A partir de então tudo vira uma encenação teatral.
E no final das contas os julgamentos levam a tratar a vítima como culpada pela própria tragédia. Claro, a única parte que não esta presente ao julgamento para falar sobre sua versão é a vítima.
Sabe, o que fazem os defensores nestes casos é lançar dúvidas sobre as conclusões periciais. Dúvidas e mais dúvidas. Tirar certezas das cabeças dos jurados. 
Então em certas situações ocorrem grandes absurdos como o caso do ator O.G. Simpson que saiu livre da acusação de ter assassinado sua esposa. E como neste caso todo crime em que o réu caracterizado por provas é absolvido acaba se tornando crime sem autor.

terça-feira, 12 de março de 2013

Mesmices


De passagem ontem escutei um entrevistado na CBN falando sobre ”mesmice”. E ele citou várias mesmices de nosso cotidiano. Teve a coragem de citar a mesmice das programações de rádios e televisões.
Isto é uma coisa que me incomoda.
Experimente acompanhar durante o ano os noticiários. A impressão que tenho é que existe uma agenda fixa de assuntos que são repetidos ano após ano. Citarei como exemplo os noticiários do carnaval. Todo ano tem matéria mostrando os foliões e aqueles que fogem da bagunça e escolhem um hotel fazenda. Dia de finados, outro exemplo, em Curitiba se não mostrarem o túmulo de Maria Bueno é como se não existisse dia de finados. Todo ano a mesma coisa, a mesma “mesmice”.
Chegará o dia em que repetirão matérias gravadas em anos anteriores e nós nem desconfiaremos.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Pra falar a verdade


Tem certas situações que nos fazem sentir como verdadeiros idiotas. Eu me refiro a entrevista da médica Virgínia, chefe da UTI do Evangélico para o Fantástico. A rede de televisão põe a matéria em destaque como exclusividade, porém notamos que não passou de uma armação aonde o advogado recebeu as perguntas com antecedência, respondeu-as, e passou para sua cliente gravar aquilo que mais conviesse a sua defesa.
Isto para vocês verem que para segurar a audiência e vencer a concorrência uma rede de mídia é capaz de dar argumentos que poderão auxiliar os envolvidos. Eles não estão comprometidos com a verdade, estão preocupados com seu faturamento que esta intimamente ligado à sua audiência.
É preciso ter discernimento. Pense nisto.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Vista a carapuça

Vista a carapuça de pai. Você deixa sua filha às sete horas da  manhã na frente da escola. Resolve dar uma volta na quadra para dar uma averiguada nas redondezas da escola de sua filha. Chegando numa esquina observa no canto de uma banca de revistas a cena tal qual mostra a imagem.
Quase não pode identificar as pessoas envolvidas no “malho”. Um pressentimento estranho te invade. Você constata.
É a sua filha.
O que você faz?


quarta-feira, 6 de março de 2013

Salvando vidas

Fiz a foto no ultimo carnaval. Estava caminhando com Kátia quando vimos com os Guarda Vidas uma gaivota sendo atendida pela equipe. Afinal de contas a função deles é salvar vidas não importando qual.

terça-feira, 5 de março de 2013

Botecão

Luciano nos levou num  boteco, por sinal muito  bom, certo dia  destes. Fica ali na Av. João Gualberto próximo ao hospital São Lucas. Cerveja muito barata e pastéis gigantescos. Vale a pena conferir. Não aceita cartão, portanto leve dinheiro.
Dentro do local fiz esta foto com um aviso bem sugestivo.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dúvidas


Se existem duas instituições que merecem revisões urgentes em seus conceitos são a FIFA e a Igreja Católica. A igreja amarga acusações sobre envolvimento de seus representantes com mulheres e crianças, é um escândalo atrás do outro, penso que até a queda de Bento XVI (o papa que foi pro RH) tem a ver com a necessidade de mudanças urgentes.
Porque não dar aos padres a possibilidade de ter família e livrar-se destas amarras medievais que vão de encontro a natureza humana?
Já a FIFA insiste em manter a dúvida como elemento do jogo. Manter apenas a interpretação humana nas mãos dos árbitros propicia absurdos como os pênaltis não marcados contra o coxa no jogo diante do Londrina. (Má fé ou erro?)
Porque não possibilitar a utilização do vídeo tape e outros recursos tecnológicos para dirimir as dúvidas de jogo?

sexta-feira, 1 de março de 2013

Como dizia Pepeu


Estava precisando comprar aqui para casa duas coisas. Um jogo de toalhas e uma travesseiro. Saindo de um cliente passava em frente à loja Daju. Fechou o sinaleiro e atentei a um anúncio provocando-me a entrar na loja dizendo que ali havia uma promoção de travesseiro da NASA.
Entrei. Vi os travesseiros e acabei por comprar um dos anunciados que afinal far-me-á ter um sono nas alturas. Na verdade o travesseiro é para nossa casa de praia. Vou acabar levando o atual para lá e deixar o novo por aqui mesmo.
Encontrei o jogo de toalhas que precisávamos também. Um da Buddemeyer bem felpuda e resistente. Claro pois expliquei a vendedora que se tratava de casa de homem e como tal tudo vai parar na máquina de lavar roupas. Excepcional a moça entendeu meu pedido e ofertou um jogo em tom cinza, que não tem nada a ver com o livro que causa furor entre as mulheres.
Enquanto esperava ser atendido no caixa, vi-me rodeado de mulheres. Donas de casa, senhoras e outras mulheres que compravam coisas para suas casas. Pensei: “Renato! Como você evoluiu como homem nos últimos anos”.
Mais eclético impossível.
Saí da loja, depositei as compras no porta malas e entrei para partir. Ligando o carro o som liga junto. No que o aparelho começa a tocar uma surpresa. A música que tocou: Masculino e feminino de Pepeu Gomes. Boa trilha sonora. Saio dando risada cantando o verso do refrão.
“Ser um homem feminino não fere meu lado masculino...” 

Frases e pensamentos

"Enquanto os cães ladram a caravana passa".
Provérbio português