Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Um conto de páscoa


Da páscoa tenho duas lembranças interessantes sobre a data. Ocorridas quando fiz uma viagem a Firenze e que marcaram seu significado.
Lembro, havia tido um dia cansativo, estava em visita à linda cidade. O albergue da juventude onde me hospedava era um lindo e reformado castelo, porem um pouco fora do centro turístico da cidade.
Descobri que na Itália feriado é feriado. O que quero dizer com isto é que num feriado lá tudo para. Nem os serviços essenciais atendem em período integral. Se bem me lembro, o transporte coletivo parava ao meio dia e eu desejava visitar mais coisas na cidade antes de retornar para o albergue. E assim fiz.
O retorno foi conturbado, por pouco não o fiz caminhando, uma distância em torno de cinco quilômetros. Por fim encontrei um táxi que me resgatou, e acabei gastando uns euros a mais do que me propunha.
Era domingo de páscoa. Cheguei muito cansado no albergue e no que entrei na recepção fui recebido por umas moças que me presentearam com um coelhinho de chocolate e lindas mensagens de páscoa. Distante de casa, longe dos filhos confesso que foi o melhor presente de páscoa que recebi, um gesto inesquecível, emocionante.
No mesmo albergue fui instalado num quarto comunitário, no meu aposento tinham livres mais cinco leitos. Como cheguei cedo acomodei minhas coisas e fiquei na expectativa de conhecer meus companheiros de quarto para aquela estada. Quando anoiteceu perto do horário de fechamento do albergue chegaram quatro motociclistas alemães. Eram meus coleguinhas de quarto.  Imundos em decorrência da viagem e enormes no tamanho aquela situação parecia uma cena de filme tipo “O selvagem da motocicleta” no plural e na qual uma das vítimas seria eu.
Calma e coragem foi o que me deu na telha naquela situação. Como bom e pacífico brasileiro, adotando as práticas de não agressão internacional parti para o diálogo amigável. Uma cordial saudação e fomos pra conversa. Qual foi minha surpresa de que os “Big Fritz” eram muito “gente fina”. Inusitado, interessante e mais uma lição de não julgar ninguém pela aparência. Feliz semana da páscoa leitor.

Nota: A imagem acima é do albergue da juventude em Firenze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.