Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2018

Espaços corporais

Não sei se já tive a oportunidade de falar alguma coisa sobre os espaços e limites corporais. Segundo estudos, nós temos alguns espaços a serem respeitados num círculo imaginário ao redor de nossos corpos que são:

Espaço público: é o espaço que mantemos no dia a dia em nossas atividades comuns como andar na rua, dirigir. Ele tem um raio médio de três metros
Espaço social; é o espaço que mantemos das pessoas numa reunião social, no trabalho, na escola. Ele acontece num raio mínimo um metro.
Espaço pessoal: Esse espaço é o que mantemos com nossos familiares e amigos chegados, é menor do que um metro
Espaço íntimo: esse espaço, como diz o nome, é o que temos na intimidade, no corpo colado com sua namorada, marido, etc...

Ocorre que em algumas situações tiramos as pessoas de uma necessidade de espaço de público para uma situação de intimidade. Como por exemplo um ônibus ou elevador lotado. Quero dizer, espaço que deveriam ser de três metros reduzidos a centímetros. Por isso quando entramos numa situação dessas ficamos como se estivéssemos sendo invadidos. É horrível.

Outra situação que reduz consideravelmente esse conceito de espaço é a dança, embora consentida pelas partes, na dança você que está num espaço confortável fica subitamente numa relação espacial íntima com a outra pessoa. O que faz pensar que pessoas que gostam de dançar são desprovidas do medo de invasão de seu espaço pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.