Sou de uma geração em que a expressão "Negócio da China" foi muito usada para designar o que seria um bom negócio. Cansei de oferecer negócios da China para meus clientes e cansei de fazer bons negócios da China para mim.
Isso teve seu tempo.
Usava-se tal expressão talvez porque a China sempre foi tão distante do mundo ocidental, tão fechada pelo regime de Mao Tse Tung, afinal era um país comunista. Mas não quero acreditar que na década de oitenta e noventa já se sabia que a China era capaz de produzir de tudo a um custo muito baixo para valer o chavão.
O tempo, a modernidade, a entrada da China para o mercado de consumo mundial encarregaram-se de mostrar que a frase "Negócio da China" esta totalmente equivocada, ou pelo menos parte dele. Vamos aos fatos...
Produtos chineses são realmente mais baratos, o que pode configurar que quem os compra está fazendo um negócio da China. E é; para os chineses somente. O preço de um produto além de outras variáveis como mão de obra, impostos tem o custo da matéria prima. E esse item pesa na composição do preço final de venda. Logo produtos chineses, como já estamos cansados de saber, tem qualidade de matéria prima mais baixa o que justifica o preço menor. Duram menos o que te obriga a gastar mais na reposição, e assim caímos no ciclo do barato que sai caro.
Não há como fugir do consumo de um produto "made in China", longe de mim querer tentar sugerir isso; eu mesmo já tentei ser mais fiel a industria nacional e não consegui. Mas fica aqui a provocação: "Negócio da China. Só se for para os chineses".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.