Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Se fosse possível...

Se acreditasse em Deus como um fiel de igreja qualquer, pediria a ele que me desse o fardo que deu para meus descendentes. Afinal de contas já estou velho, já vivi tanta coisa, e não é justo ver o sofrimento de quem amamos.

Não sei se o que me derruba é esta impossibilidade ou a tristeza que me abate. Sendo assim, seguimos na luta e tudo o que vier de espinhos pelo caminho transformaremos em flores pois a vida é assim que caminha e às vezes é só um mau pedaço de um bom caminho.

Impressão minha

Acordo, ligo o note enquanto preparo meu café e venho ler alguns sites de notícias que sigo.

Desenrolo as páginas procurando aquilo que é de meu interesse. Lá no final de alguns deles tem uma janelinha tímida com uma imagem estampando a seguinte chamada: "Nossa capa impressa".

Pergunto: A quem interessaria uma capa impressa de jornal? A quem interessaria um jornal impresso? Quantos jornais impressos vende atualmente um grande jornal?

Jornais impressos não servem mais para nada.   



segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Falando sozinho

"Tinha o costume de falar sozinho, mas não respondia; porque não queria dar confiança pra   gente louca".



sábado, 28 de agosto de 2021

Mudando os conceitos

Vamos combinar uma coisa.

A crise hídrica está tão feia e afetando tanto nossas vidas que a partir de agora quando falarmos a expressão "tempo bom" não é para nos referirmos mais a um dia ensolarado.

A partir de agora "tempo bom" é para dia chuvoso e "tempo ruim" é para dia ensolarado.

Fechou?



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

E viva o UBER

Proprietários de veículos no Brasil pagam IPVA, seguro obrigatório (DPVAT) e o CRLV que nada mais é do que a impressão de documento para ser usado quando solicitado pelas autoridades e custou esse ano R$ 83,00 por veículo.

Tudo está ruim para o brasileiro, mas ficou pior. A partir desse ano o DETRAN não envia mais a cópia impressa do documento pois a mesma estará somente no aplicativo. Mas péra aí moço! Se a taxa é para impressão e não estão imprimindo pelo quê estamos pagando? 

Outras perguntinhas capciosas... O motorista não tendo acesso a tecnologia do celular faz como? E se eu estiver andando com o carro da  minha mulher sem o documento como será numa blitz?

Como dizem o Brasil não é um país para amadores. Tome lá na sua conta mais uma taxa sem sentido algum para pagar anualmente. Talvez seja por isso que a juventude não quer mais saber de ter seu carro próprio. E viva o UBER! 



As ideias - filosofando

"As ideias são pensamentos livres voando em minha mente. Quando escrevo, eu as aprisiono".



terça-feira, 24 de agosto de 2021

Tadinho do stress

Das coisas que escutamos por aí....

"A perda de audição pode ter como causa o stress".

Coitado do stress. Arrumaram mais um crime pra ele. Sinceramente, nas faculdades devem ensinar os futuros profissionais de saúde que se algo não tem causa explicável é stress. Pelo menos o profissional tem uma explicação a dar.

O enigma da mulher esfinge

Quem realmente tu és, oh mulher esfinge!

Aquela que conhecemos das redes sociais que emana a perfeição?

Ou a que se humilha na madrugada mendigando carinho e afeto?

Decifrei-te! Não me devoras mais.



segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Nomes estranhos - sem explicação

O piloto Rubens Barrichelo numa de suas entrevistas citou o nome mais estranho a quem teve que  dar um autógrafo.

"Iminduína" é a criatura.  Não dá para tentar desvendar o que os pais pretendiam.

Nomes estranhos - Ítalo Americana

Gostaria que a menina tivesse um nome de artista do cinema italiano que fez sucesso em Hollywood.

Batiza a menina como? Batiza ela com o nome de Jhyanny.

E como você pronunciaria esse nome? Pois é, acredite, é Jeane, mas a escrita...

domingo, 22 de agosto de 2021

Ciúmes

O pensamento do  final de semana foi sobre "ciúme". Que é bem diferente de inveja. E ambos estão relacionados ao que convencionei chamar de "a importância do outro em nossas vidas".

Filho único que recebe um irmão e toma atitudes estranhas, pais que se separam e começam a namorar novamente, um novo colega de trabalho que chega na empresa. Todas essas situações e outras mais são gatilhos que disparam o ciúmes das pessoas.

Durante esta semana tiveram ciúmes de mim. Foi bem interessante, mas acho que contornei bem a situação. Quando você é a causa do ciúme de alguém pode-se traduzir que você é amado, e que esse alguém não quer dividir com mais ninguém o amor que tem por você. Já refletiu sobre isso? 

O único tipo que não devemos aceitar é o ciúme
doentio, pois este aprisiona, machuca e faz mal para ambas as partes. Enquanto ficar só nas entrelinhas, tudo bem.

 Feira do Largo num domingo de sol, 
todos os direitos reservados.

sábado, 21 de agosto de 2021

Overdose de neto...

À tardinha fotinhos com o Vitto, à noite fotinhos com o Matheus. Overdose de fofura com a criançada...




O Brasil que não conhecemos é assim

Kátia me mandou uma foto que tirou ontem à noite no seu retorno para Teresina. Parece até um zoológico na pista. Tem que tomar muito cuidado quando se viaja pelo sertão nordestino. As pessoas não prendem seus  animais e a viagem vira um vídeo game aonde você precisa desviar da bicharada e da buracada nas estradas.



quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Marketing com nomes

Você que é mulher, gostará dessa publicação. Seguem indicações de nomes para negócios femininos. Se for utilizar, agradeça.
Obrigado. Por nada.


Leila quer montar um salão de beleza. Nome sugerido: CabeleLeila.

Priscila quer cuidar de cílios. Nome sugerido: Priscílios.

Sheila quer montar um negócio para cuidar das sobrancelhas. Nome sugerido: SobranSheila.

Esther que um negócio maior, montar uma clínica de estética. Nome sugerido: Estherticista.

E Jéssica, resolveu investir no ramo de alimentos. Comprou uma barraca de acarajé. Nome sugerido: AcaraJéssica.

Ansiedades

Hoje acordei ansioso. Tem jogo decisivo do Athletico pela Sul americana. Tem que ganhar e não pode tomar um golzinho sequer.

Enquanto preparava meu café (que não é café; tomo chá de manhã), entra uma mensagem pelo celular. Inquilinos que não se dão brigando, e um deles deve sair do imóvel. Aumentou minha ansiedade. Porque o que buscamos na vida é serenidade, homogeneidade. As situações que nos  tiram da zona de conforto nos deixam ansiosos, mesmo que sejam aquelas que já sabemos e, por incrível que pareça, até tenhamos a solução para elas.

Para o problema dos inquilinos, tenho a solução, ou solucionado está, basta assumir as decorrências dele, matar no peito e seguir em frente. Para a ansiedade momentânea; a esteira na academia dará jeito, mas para ansiedade do jogo não tem jeito. Depois dizem que futebol não faz mal a ninguém.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O modelo comunista da China

No meu autodesenvolvimento de consumidor online estou na fase de comprar de sites da China. Pesquisando vários sites fiz minha primeira compra para sentir como é a dinâmica do processo. Então comprei um badulaque no Aliexpress e diariamente venho acompanhando o processo de entrega até o final

Como sabemos para nós brasileiros é um pouco mais longo o tempo de entrega do que se comprássemos nos e-commerce nacionais. Demora em média um mês entre a saída do fornecedor até a chegada em sua residência. Confesso que dá uma certa agonia, embora os preços cobrados pelos produtos nos sites chineses são muito baratos, talvez esteja aí a razão do sucesso da indústria chinesa. 

Outro detalhe interessante é a quantidade de produtos que os chineses inventam, creio que eles fiquem olhando diariamente para todos os processos da vida normal e pensando, como podemos ganhar dinheiro com alguma porcaria para enganar nossos clientes. É impossível não ficar bisbilhotando a página de ofertas, o que gera algoritmo e você começa a receber muita propaganda sobre o produto que visitou. É um consumismo desacerbado enquanto o governo comunista da China fatura em cima de tudo isso. Assim é bom ser comunista.

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Mídia bipolar

Tenho acompanhado com certo interesse a crise referente a saída das tropas norte americanas do Afeganistão. Como sabem os USA invadiram o país muçulmano em 2001 por conta dos ataques de onze de setembro às torres gêmeas e desde então controlam o país.

Passados vinte anos, e não tendo mais razões para manter suas tropas do outro lado do mundo gastando trilhões de dólares, os americanos resolveram se retirar do país. Precisamos falar um pouco que o USA tem uma cultura armamentista muito forte e devido a tal está sempre se metendo em conflitos ao redor do  mundo por conta de defender um mundo democrático; o que é e sempre muito criticado pois o objetivo é gastar e renovar seu arsenal. Ou seja, para estabelecer a paz eles são ótimos de briga.

Me surpreende agora com os acontecimentos de Kâbul é que criticam o governo americano por estar saindo do conflito  e praticamente entregando o país ao talibã, grupo terrorista que  controla o país. Ora, o que desejam senhores analistas de política internacional? Que os americanos fiquem ou saiam do Afeganistão?

    

Recadinho da semana

Não reclame da chuva. Nem ponha suas roupas no varal dona Maria! Tire os catchorríneos do quintal porque vai desabar água meu povo. Cá entre nós, graças ao seu Deus, né?

São coisas estranhas que venho fazendo nesses tempos nefastos. Me sentir bem vendo bandido se dando mal e torcer por chuva torrencial mesmo que em sofrimento dos ribeirinhos. Fazer o quê?

Melhor morrer afogado quando ainda se pode nadar do que morrer de sede em que nadar não adianta nada. Boa semana com muita chuva a todos.

domingo, 15 de agosto de 2021

Frases e pensamentos

 Domingo é dia de motorista calmo e criança com roupa bonita.

sábado, 14 de agosto de 2021

Conselho da Jaque

Para coroar essa semana produtiva, vou contar pra vocês um "causo" ocorrido enquanto eu trabalhava em Porto Alegre.

Fiquei quase dois anos trabalhando em Porto Alegre, fui para ficar um mês, e pelos resultados fui ficando. Minha vida havia se transtornado numa loucura, uma vez que a empresa me disponibilizava semanalmente minha volta para Curitiba apenas para finais de semana, então virei um rato de aeroporto. Tão conhecido que quando chegava no aeroporto de Porto Alegre o pessoal da TAM já me tratava pelo nome assim como sabiam da minha preferência pelas poltronas da frente. Enfim uma loucura.

Na filial da empresa que acabei por reformular conheci muita gente bacana, até minha chegada havia muita desconfiança quanto à sua postura pois a empresa havia sido roubada em seus procedimentos. No  fim, acabei concluindo que os funcionários eram vítimas daquele que fez toda a operação e acabou que ninguém foi demitido. Dentre esses funcionários destacava-se uma vendedora. Uma senhora mãe de quatro filhos e que era muito bem aceita pelos clientes; chamava-se Jaqueline e como toda Jaqueline era carinhosamente chamada de Jaque. Precisasse resolver problemas comerciais era só pedir para ela que a coisa caminhava.

Ela no entanto tinha seus problemas familiares. Um deles era seu marido, adicto à jogo que lhe dava muita preocupação. Certa vez, numa conversa em horário de almoço, perguntei-lhe como fazia para resolver suas pendengas com ele. Ela, com bom sotaque gaúcho destacado me respondeu:

"Seu Renato vou lhe contar meu segredo. Primeiro eu fecho a cara. Depois eu fecho a boca. E se não resolver eu fecho as pernas".

Não saiu de minha memória essa cena, e assim de tudo que vivi nesse tempo maluco guardo boas lembranças do povo lá dos pampas. E cá entre nós, que minha mulher não siga o conselho da Jaque.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Nomes estranhos - O nome de letra

Seguimos na série nomes estranhos. E não é que  batizaram a criança com o nome de uma letra!

Sim! A mãe pegou o rebento em seus braços e disse: "Se chamará Dabliú".

Ela teve a coragem e a pobre criança leva para sempre o nome de uma letra, W. A minha grande dúvida é saber se ele teve irmão. Seria o Ypisiloum?

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Filosofando - A aposta de Pascal

A filosofia se preocupa com vários problemas da humanidade. A ética, a vida e a morte, a crença em Deus.

Um dos filósofos mais lidos, Pascal, para tentar solucionar a questão da crença ou não em algo superior lançou sua proposta. Chamada de a aposta de Pascal, que era assim:

"Se acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho infinito; se acreditar em Deus e estiver errado, terei uma perda finita; se não acreditar em Deus e estiver certo, terei um ganho finito; se não acreditar em Deus e estiver errado, terei uma perda infinita."

Na verdade Pascal não responde, apenas coloca mais dúvidas à questão, mas de qualquer forma seu pensamento é bem interessante. Conheciam essa?

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Bem vindo ao meu coração

Hoje você bateu à minha porta.

Abri.

Foi amor a primeira vista.

Vitto Rafael, meu neto. 

Como digo: Eu tenho netos, eu sou avô. Respeita o velho.

Benvindo ao meu coração! 



Nomes estranhos

Uma das coisas quotidianas que muito me impressionam são os nomes. Isso os nomes que algumas pessoas são registradas. Vindos principalmente das classes menos favorecidas (assim fica politicamente correto dizer né?) esses nomes são em geral oriundos de traduções de nomes originalmente de idiomas diferentes como o inglês e o espanhol. Não citarei aqui aquelas aberrações oriundas de alucinações familiares que inexplicavelmente os cartórios aceitam

Sendo assim vou lançar a #nomesestranhos com a devida explicação de como deveriam ser chamados os infelizes portadores dessas aberrações gramaticais. Para começar dois nomes com procedência da língua espanhola:

Alerrandro - Escrita correta Alejandro que em português pronuncia-se com dois erres, mas não se escreve assim. Encontrei esse nome num jogador de futebol.

Ruhan - Esse é muito estranho mesmo, também originário do espanhol Juan que na tradução literária é um simples João que a vontade e a ignorância materna ou paterna transformou nesse som onomatopaico. Ruhan que encontrei foi um menino envolvido num crime aqui em Curitiba.

E você conhece algum para contribuir com o blog?

Filosofando - A felicidade

Quem aí está em busca da felicidade plena levanta a mão!

Num primeiro momento todo mundo, se não levantou, pensou em levantar; não é verdade?

A questão é... A felicidade plena existe?

Se sua resposta foi sim. Continue a sua busca e essa reflexão acaba por aqui. Se sua resposta foi não surgem outros questionamentos como: Como conseguir sobreviver sabendo que felicidade plena é um abstrato inatingível?

Já teve poeta dizendo em letra de música que não existe felicidade na vida e sim momentos felizes. Se ele estiver certo, está aí a resposta. Viva intensamente cada momento, pois a vida é feita momentos bons ou ruins e para aplacar os ruins levamos conosco as lembranças dos bons. 

terça-feira, 10 de agosto de 2021

O síndico pirou

Minha diversão nas duas ultimas semanas tem sido o aplicativo Starmaker, traduzindo literalmente seria o fazedor de estrelas. É um aplicativo de karaokê, quem me conhece sabe que adoro cantar, e segundo dizem alguns amigos ou seriam inimigos, até que engano bem.

Neste aplicativo você com seu fone de ouvido e microfone do próprio celular pode gravar seus sucessos. Ele também permite a gravação de duetos, quando uma pessoa grava a parte dela, você a sua e depois o aplicativo une tudo numa canção só.

O interessante e que como as gravações são feitas com fones de ouvido, quem me ouve pelo prédio não escuta a base musical, apenas a minha voz. Estou aguardando algum vizinho vir me perguntar se está tudo bem comigo. Devem achar que o síndico ficou louco. Outra situação bem interessante é que como nós brasileiros os filipinos também amam cantar, então é comum ter muitos asiáticos na plataforma e as vezes recebo elogios e comentários de umas mulheres islâmicas, aquelas de turbante e chador. O sistema traduz o que se escreve o que facilita um pouco.

Se você quiser ver minha página no aplicativo tem que baixar o app Starmaker no celular, e minha página está com o nick Gianikid, claro que não iria por meu nome real pra pagar mico né cara pálida?

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Um dia quando tudo passar...

Minha falava com certo certo orgulho o fato de ter vivido, ou sobrevivido a duas guerras mundiais. Ela tinha essa prerrogativa pois nasceu antes do início da primeira e passou a segunda guerra já como adulta.

Já imaginaram que um dia, lá na frente, falaremos aos nossos descendentes que sobrevivemos a uma pandemia?

Contaremos a respeito de tudo o que passamos, lembraremos de nossos temores e toda essa loucura que estamos vivendo atualmente. Pode ser até com certa nostalgia, o que seria uma loucura também. Uma coisa é certa; tudo vai passar. E quando esse tempo chegar seremos outros, novos seres humanos. Forjados por uma pandemia mundial. Sobrevivemos. 

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Os Carrancas

Sigo algumas pessoas importantes no Twitter. Alguns deles queixam-se todas as manhãs de ter que acordar cedo em confronto com seus sentimentos. Aquele tipo de pessoa que não conversa com ninguém antes das onze horas. Conhecem? Eu os chamo de "Carranca".

Fico imaginando um ser desses aqui em casa numa quinta feira dia de faxina. A diarista chega antes das sete. 

É de matar, acordar e começar a revirar a casa para ela poder realizar seu trabalho. Um Carranca aqui morreria de raiva. Gostaria de ver.

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Estudando sempre!

Santa Godofreda! Orientadora dos TCCs dá uma luz? Destranca as portas do meu saber, e faz esse trabalho andar. Ainda mais agora que começa minha especialização.

Esqueci de contar... Fui aprovado para um curso de especialização de turismo em atrativos culturais. Passei na seleção do Instituto Federal de Educação do Paraná, instituição ligada à UFPPr.

Legal né? Aluno do ensino público pela quarta vez. Que orgulho de mim mesmo. Só que dessa vez além do estudo terei uma bolsa auxílio. O valor não é uma fortuna, mas ajuda nas despesas do curso, principalmente na  parte prática.

Hoje, dia quatro, será a aula inaugural. Vamos que vamos. Conhecer os novos mestres e os coleguinhas.



Um dia para esquecer

O dia que você perde tentando resolver uma briga entre duas partes que não querem se entender.

Ninguém merece. O que falta no mundo é empatia.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Já sou medalhista olímpico

Todo mês, há mais de doze anos, eu pago minha associação ao Clube Athlético Paranaense. E embora no ultimo ano e meio não tenha pisado na Arena, continuo pagando.

Você perguntará: Por quê?

Pago porque um clube de futebol é muito mais do que pensam as mentes rasas, as que tratam essa relação apenas como uma relação passional. Pago para que nossos jogadores possam servir à seleção brasileira lá no Japão também. Pago para fazer o meu país mais feliz.

Essa medalha, a que vier no sábado, será mais minha do que sua. Obrigado! Disponha.