Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Dispense os óculos escuros

Certa vez vi num programa do Jô, de saudosa memória, um entrevistado que usou peruca e depois de um tempo reassumiu sua calvície. Segundo ele, quando usava peruca pensava que ninguém estava notando que usava, ao contrário, todo mundo notava e comentava sem ele saber o quanto era ridícula aquela prótese.

O mesmo vale para os cílios postiços das mulheres, que por sinal voltaram à moda. Eu particularmente acho muito engraçado as mulheres usando esses artifícios que não são nem um pouco naturais. 

Ficam todas com cílios de boneca, sem contar que deve ficar estranha a visão com aquele “toldo de loja” aberto atrapalhando o ângulo da visão. Dá até para dispensar os óculos escuros.



Preparem-se!

Me dei o trabalho de assistir ontem ao debate entre os candidatos a presidência dos Estados Unidos, Biden X Trump.

E por quê fiz isso?
Assisti porque me preocupa a situação mundial da forma como está se desenhando. Penso que estamos às portas de um grande conflito mundial e que dessa vez, graças as tecnologias militares, com possibilidades nucleares de resolução. 

O que vi no debate?
Vi o confronto de um louco contra um senil. Nas mãos de quem ficar o governo americano teremos sérias consequências. Um pouco menos se estiver com o vovô Biden.
Preparem seus abrigos nucleares.



Quem ganha com isso?

Vocês devem estar a par dá nova posição das leis com relação ao porte da maconha.
Pois bem! Estava pensando sério nas possibilidades que a mudança irá causar e cheguei a uma conclusão no mínimo assustadora.

Segue o raciocínio...
A liberação do porte de até quarenta gramas da erva fara com que usuários circulem e atendam seus vícios com mais tranquilidade.
Assim fazendo tornar-se-ão de uma maneira velada divulgadores do uso da droga e influenciarão outros possíveis usuários.
Aumentando o número de usuários incorrerá num aumento do mercado consumidor, isso é óbvio.
Aumentando o mercado consumidor teremos uma situação em que aumentará a necessidade de droga disponível. 
E quem é responsável pelo abastecimento deste tipo de produto?
O traficante.

Seguiu meu raciocínio?
Acredite! A nova lei vai favorecer os traficantes.
Depois não venham reclamar.  



quinta-feira, 27 de junho de 2024

“Tripulação! Portas em automático”.

E no quarto de visitas, sobre a cama já esta aberta minha mala de viagens. Começo a por nela coisas que precisarei na minha ausência. Muito mais do que roupas, artigos de higiene pessoal e acessórios, está na mala a expectativa de mais uma viagem por lugares nunca antes visitados.

Como é bom viajar! 

Conforme a proposta de vida que temos em casa, eu e minha esposa fazemos uma poupança específica para poder, a cada dois anos, realizar uma grande viagem. Assim já visitamos alguns países e lugares bem interessantes.
E se esta expectativa é boa, melhor ainda é ouvir a frase: “Tripulação! Portas em automático”.



quarta-feira, 26 de junho de 2024

Tudo de novo

O mundo realmente não anda muito bem. Agora pouco vi notícia de um golpe militar na Bolívia.
É assustador já que tem uma teoria que diz a história se repete em ciclos. Seria como se andássemos em círculos na repetição dos fatos na história humana.

Assim estamos vivendo um momento pré terceira guerra mundial, a volta dos regimes ditatoriais, as soluções brutais como a bomba atômica.

Não existe evolução na raça humana, repetimos sempre os mesmos erros. A teoria cíclica nos condena como ratos de laboratório andando em círculos para conquistar a recompensa em forma de comida.
Que mundo nossos descendentes terão em suas mãos?



terça-feira, 25 de junho de 2024

Frases e pensamentos

E de repente tudo muda:
10 amigos viram 3,
saúde vira prioridade,
festas viram noites tranquilas,
dormir tarde perde a graça,
as situações mudam,
as prioridades mudam, 
e você percebe que evoluiu.

comentário.: pode trocar a palavra evoluiu por envelheceu...








Faz muito bem

Já prestaram atenção na quantidade de pessoas que estão trabalhando nos sinaleiros da cidade?
Realmente é uma quantidade enorme. Pois bem! 

Faz um tempo coloquei-me a refletir sobre a situação econômica desta gente. Cheguei a conclusão que ninguém tem vocação ou deseja trabalhar no sol em meio aos carros da cidade. Ou seja, é a única opção de sobreviver para eles.

Sendo assim passei a ter uma postura diferente com relação a eles. Embora não compre quase nada do que estão me oferecendo, nunca deixei de manter a janela aberta e pelo menos trocar uma palavra de otimismo com eles. Nem que seja um simples “bom dia”. 

Qual tem sido minha surpresa em notar a satisfação dessa gente em sentir-se respeitada. O que quero dizer com essas atitudes é que eles não são invisíveis. Pelo contrário, tenho o maior respeito pela sua atividade. Na real esse tipo de postura faz bem ao outro, mas faz muito mais bem a quem pratica. Fica a dica.



segunda-feira, 24 de junho de 2024

Frases e pensamentos

"Pra quem tá se afogando, jacaré é tronco".

Engraçado, mas não deixa de ser verdade.



Frases e pensamentos

Ditado árabe:
“Quem dorme a noite com cão, levanta com pulga na manhã seguinte”.

obs.: Muito mais do que minha aversão aos "cachorreiros" que existem por aí essa frase representa o cuidado que devemos ter com certas pessoas.



sexta-feira, 21 de junho de 2024

Seletivo

Na década de setenta lançaram a linha de ônibus Seletivo em Curitiba. Ele circulava passando pelos bairros mais "chics" da época, entre o Batel e o Jardim Social.

Não havia cobrador, o próprio motorista fazia a cobrança. Em seu interior as poltronas eram postas de uma maneira atravessada fazendo com que os passageiros ficassem de frente uns aos outros. E tinha um serviço considerado diferencial de luxo; contava com sistema de som ambiente. Um rádio sintonizando as estações de rádio FM.

A passagem era mais cara, porém o veículo por ser menor circulava melhor dentro do "caótico" trânsito daquela época. Quem andava de Seletivo era só bacana.



O que você faz com elas?

Faça as contas comigo...
O dia tem vinte e quatro horas. Dessas vinte e quatro horas dormimos em média oito horas. Sobraram dezesseis horas. Em média temos dez horas destinadas às atividades remuneradas, trabalho. Gastamos duas horas por dia em refeições, seja em casa ou fora. Sobraram quatro horas que todos temos livres acordados para fazermos o que quisermos, nossas horas de lazer o dia.

Logo alguns players brigam para obter nossa atenção nessas quatro horas que temos por dia. Brigam por elas, canais de televisão, canais de streaming, redes sociais e fornecedores de atividades lúdicas como cinemas, academias, cinemas, shoppings, restaurantes, bares e outros fornecedores. Tem o meu blog também.

É muita gente interessada em obter sua atenção nessas horas que tem disponível por dia. Para quem você vende suas horas de lazer?



quinta-feira, 20 de junho de 2024

Tecnologia serve pra isso

Tem quem pense que morar separado da esposa tem lá suas vantagens. Provo que não, na verdade é a mesma coisa. 
Segue o fio...

Ontem ela teve um encontro com amigas dos tempos de “científico” (só os mais antigos entenderão o que é isso). Como temos o costume quando ela precisa sair dirigindo à noite, sempre vamos trocando informações pelo Whatsapp.

Ficou combinado assim. Uma mensagem quando chegasse ao local do encontro. Uma mensagem quando estivesse saindo para retornar. E outra mensagem avisando que chegou bem em casa.

Eu, por minha parte, coloquei um filme no streaming e fui pra baixo da coberta.
Dormir que é bom?
Só depois da ultima mensagem às 00:15 horas quando a baladeira estava segura em casa. A tecnologia a serviço dos relacionamentos.



quarta-feira, 19 de junho de 2024

Absurdo tecnológico

"A tecnologia te aproxima de quem está longe e te afasta de quem está perto". 
Já leram ou viram essa frase?

Pois é falo todo dia, respeitando o fuso horário, com minha enteada do outro lado do mundo usando aplicativo no celular, portanto, na palma da minha mão.
Contudo, não converso com minha colega de trabalho que está sentada à minha frente.

Chegamos a situações absurdas. Se quiser falar com alguém que está a seu lado rapidamente, mande uma mensagem.
É o fim do mundo.



terça-feira, 18 de junho de 2024

Frases e pensamentos

"Nada voltará a ser como antes, mas tudo pode ser melhor como nunca foi".

Comentário: Tenho o exemplo em minha vida da verdade contida nessas palavras. Dedico essa frase a quem passa por perrengues na vida. Vai na fé que tudo passa. Pense nisso!



A importância do tempo

Quando tinha catorze anos, um ano perdido não representava nada, ou muito pouco quem sabe. Hoje, na terceira idade, um dia perdido representa muito.

Creio ser essa uma das razões que faz os pais se preocuparem tanto com seus filhos em situações tão distintas sendo que eles pouco se importam.
Uma coisa é você entender a importância do tempo aos catorze anos, a outra aos sessenta.



segunda-feira, 17 de junho de 2024

Muleta emocional

Uma das situações que ocorrem com frequência e mais com os homens do que com que as mulheres é o que chamo de muleta afetiva. Traduzindo em miúdos; um homem não vive sem uma mulher a seu lado.

Dai são frequentes as situações em que recém separados buscam outras parceiras para suas vidas. Recentemente um próximo de mim saiu de seu casamento e na mesma semana foi morar com sua nova companheira. É uma velocidade que põe em xeque todos os argumentos que possam vir para justificar o fim da antiga relação.
Vou dizer pra vocês como homem que se separou um dia afirmo que é uma situação muito complexa. Envolve emocional, operacional e físico. Eu entendo meus colegas.

O que sempre alerto é que é preciso ter juízo nessas horas e não se deixar levar apenas pela emoção num momento de tanta carência. Ter consciência da situação e não sair procurando uma muleta afetiva é importantíssimo já que você põe em risco sua instabilidade emocional e também a de um terceiro.



sábado, 15 de junho de 2024

Frases e pensamentos

"O amor é igual ao papel higiênico. Vai diminuindo a cada ca...".

nota: A frase é tosca, mas o pensamento é muito válido.



sexta-feira, 14 de junho de 2024

Dez segundos

Você sabia que o ditado “A primeira impressão é a que fica” é muito válido?

Conforme estudos precisamos de apenas dez segundos para fazer a avaliação de uma pessoa que acabamos de conhecer. Logo os primeiros dez segundos de seus relacionamentos sejam pessoais, sentimentais ou profissionais são os mais importantes.

É aquela sensação que temos ao conhecer alguém do fui ou não fui com a cara dela. Dizem os especialistas que este sentimento é o que vai reger para sempre o seu relacionamento com o outro. Claro que tem a questão do preconceito de nossa parte, mas são questões que com passar do tempo vamos diluindo. Preconceitos, então, são impressões que tivemos nestes dez segundos iniciais que o tempo se encarregará de mudar. Preconceito, aliás, será assunto de outra postagem.



quinta-feira, 13 de junho de 2024

Naquela estação

Ontem, enquanto comemorávamos o dia dos namorados num agradável jantar regado com vinho falamos sobre diversos assuntos. 
Veio à tona uma lembrança de minha infância da qual nunca tinha notado o quanto foi marcante na minha vida.

Estou falando lá de 1974, quando minha mãe tocava um restaurante na praia de Caiobá. Ocorria uma situação interessante. Junto no restaurante havia outra família com dois meninos da mesma idade que a minha. Eles pegaram recuperação na escola aqui em Curitiba. Eu que já havia passado “por média” ficava na praia com os pais deles e eles aqui com minha mãe até que o ano letivo acabasse.

Por conta desse arranjo, minha mãe só descia para Caiobá aos finais de semana, justamente para atender os dias de maior movimento no restaurante. A lembrança que pegou pesado ontem acontecia às sextas feiras em que aguardava a chegada de minha mãe que descia de ônibus até a praia. A pequena estação da Sulamericana ficava no visual da casa aonde parávamos e eu sem informações acompanhava todos os ônibus que chegavam de Curitiba. Coração apertado até sua chegada era um alívio receber aquele abraço carregado de amor.

Passa a vida, ficamos adultos, os pais partem e não voltam mais. Eu, aqui parado me vejo a espreita de todos os ônibus que chegam na estação e ela não chega mais. Um dia que embarcará serei eu.



quarta-feira, 12 de junho de 2024

Filosofando - Vá ao encontro dela

Todo mundo espera a morte. Essa espera nos torna ansiosos já que ela é inevitável. O nosso dia chegará. Se você espera, ela te encontrará.
A questão é... Por quê não vamos ao encontro da morte antes que ela nos encontre?

Não estou sugerindo que ninguém cometa um ato derradeiro. Estou falando em pensar e tentar descobrir a essência dela. Afinal a partir do momento que desvendarmos seus mistérios teremos uma vida menos angustiada.

Este desvendar tem alguns caminhos que você poderá escolher. Dentre eles a fé, a filosofia ou a ciência. Escolha aquele que dará as respostas mais aceitáveis e depois experimente uma vida mais leve e menos angustiante.



terça-feira, 11 de junho de 2024

A mala

A exatos sessenta dias de nossa viagem meu coração começa a ficar acelerado. São tantos detalhes a serem observados que fico até meio tanso. De escova de dentes a cartão de memória para máquina fotográfica, nada pode ser esquecido. São tantas coisas. E o medo de esquecer alguma coisa.

Brinco muito em casa dizendo que minha mala estará vazia. Levarei uma cueca, duas camisetas, duas bermudas e um chinelo havaianas para passar o mês. Deixo a mulher louca com essa estória. Mas, essa brincadeira me faz lembrar de como meu cunhado gostava de viajar.

Nas viagens que fazia com minha irmã, ele levava o mínimo possível em sua bagagem. Por algumas razões que alegava. A principal era não carregar peso. A segunda era poder comprar roupas no exterior e a terceira para não lavar roupas durante a viagem. O conceito de bagagem é muito subjetivo e difere principalmente entre homens e mulheres. As mulheres não conseguem viver com tanta simplicidade como nós homens. Por ela na minha mala iria a mais, uma roupa social para o caso de precisar num jantar social, por exemplo.
A pergunta é: Dou outro lado do mundo iremos jantar com quem?








segunda-feira, 10 de junho de 2024

Pensando no mediático

Mediático é tudo que é explorado sistematicamente pelos canais de mídia. Antigamente eram apenas rádio, jornais e televisão. Atualmente acrescente os canais digitais e as redes sociais.

O problema é que a remuneração desses canais não vem só do tradicional e conhecido anunciante. Vem também do público assistente, das visualizações. Tudo isso te expõe a uma excessiva repetição de notícias que buscam somente a sua adesão.

Oras! Como os assuntos vão se esgotando, começam as invenções de sub temas para cativar a sua audiência. Então, se o motivo é uma enchente, esgotando os assuntos realmente de interesse começam os casos aleatórios que não tem absolutamente nada a ver com o foco principal. 

Isso de certa forma tem a ver com a formação de uma melancolia em nossas vidas que não sabemos de onde vem. Claro que a preocupação com o drama humano das tragédias deve sempre existir, mas a exploração comercial por parte dos canais de comunicação não.



domingo, 9 de junho de 2024

Batata com nata

Ontem atendendo um grupo de turistas de Massaranduba, Santa Catarina. Na hora do almoço no Madalosso em Santa Felicidade, o único menino do grupo se aproxima de mim e pergunta com seu sotaque bem característico:
Eles servem batata com nata?

Batata com nata um prato muito apreciado pelos descendentes de alemães do norte catarinense.
Fora a surpresa, morri de rir.
Teve que comer risoto com polenta e frango a contragosto.




Como me sinto...

"Ele parece quase um Sísifo moderno empurrando a pesada pedra de mármore montanha acima. Para quem não sabe ou não lembra, Sísifo era considerado o mais estatuto de todos os mortais na mitologia grega. Até que pisou no tomate e o poderoso Zeus o condenou a rolar uma pedra de mármore até o topo da montanha e quando ele chega lá cima rola para baixo eternamente".

- Carneiro Neto em sua coluna -

Conte aí. Como você se sente?



sexta-feira, 7 de junho de 2024

Frases e pensamentos - Só verdades

 "Os amigos você conhece na dificuldade,
  os casais você conhece no divórcio,
  os irmãos você vai conhecê-los na herança,
  os filhos você vai conhecer na velhice".

Pare! Pense! Reflita!
Este ditado popular é muito, mas muito, verdadeiro.



quinta-feira, 6 de junho de 2024

Sobre sementes...

Fui almoçar no Mercado Municipal como faço costumeiramente quando preciso alguma coisa especial. Após o almoço minha amada me liga e aproveitando que eu estava lá me pede para comprar 200 g de semente de girassol com casca salgada.

Saí atrás da “bendita” semente de girassol salgada com casca de loja em loja e não encontrei. Nessa de procurar andei pelo mercado inteiro. A única semente de girassol que encontrei foi num aviário e era destinada para consumo animal.

Esgotei todas as possibilidades e acabei indo embora, mas sem antes enviar uma mensagem informando que não encontrei a tal semente de girassol com casca salgada. Em seguida recebo o retorno dela numa mensagem de áudio morrendo de rir. Dizia algo assim: Amor! Errei. Era semente de abóbora salgada com casca.
E o que tem a ver girassol com abóbora?
Minha paciência.



quarta-feira, 5 de junho de 2024

Café nas alturas

Hoje acompanhando um cliente do turismo fomos tomar um café numa cafeteria que fica no vigésimo e ultimo andar do edifício Tijucas, no centro da cidade.
Interessantíssimo o lugar. O proprietário aproveitou um escritório no ultimo piso e fez um café aonde o principal é a paisagem da cidade.

Não faltam boas ideias para quem deseja ter sucesso com seu negócio próprio. O café é simples e serve também salgados e doces. Sobre a mesa um binóculo para você aproximar na paisagem da cidade aquilo que lhe interessar. Só não vale olhar para os banheiros do prédios em frente.

Todos os dias das 14 às 19 horas. Vale o passeio.
Café 217.



terça-feira, 4 de junho de 2024

Que confusão!

Ter auto estima não quer dizer necessariamente ter a estima por si só alta. Por incrível que possa parecer existe auto estima baixa.
E daí como é que faz?

O cidadão que tem a auto estima baixa é aquele macambúzio, mefistofélico e sorumbático. Nesse exemplo é alto o grau de erudição nas palavras utilizadas pelo escriba.
Que confusão cria a troca do “u” pelo “l”.



Frases e pensamentos - Verdade de Sêneca

"Sofremos com mais frequência na imaginação do que na realidade".
Sêneca



segunda-feira, 3 de junho de 2024

Artesanal, mas nem tanto

Final de semana emendado com o feriado fomos passar lá na casa do meu sogro, em Santa Catarina. Sempre que vou levo minha máquina, assim consigo numa caminhada fazer algumas fotos interessantes.

Desta vez flagrei a pesca da tainha. Num dos lances que os pescadores deram vieram apenas duas. Em compensação no dia seguinte umas trezentas tainhas rechearam a rede deles. Segundo informações está dando bons resultados a pesca desse peixe que respeita um curto período no ano.

Interessante é que a pesca da tainha só é permitida aos pescadores artesanais. Logo aqueles pescadores com grandes barcos e sistemas sofisticados não é permitido pescar. Aos artesanais resta aguardar que elas entrem na praia e eles visualizando a turbulência nas águas lançam a rede. Porém notei a presença de um drone usado pelos artesanais para localizar os cardumes. Artesanais, mas nem tanto.