Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Fácil ser rico

Quando faço trabalho de avaliação de imóveis, sempre me deparo com surpresas por parte dos clientes quando apresentado o resultado do estudo. É claro que a maioria das reações de surpresa dão-se pela expectativa de valores superiores que os proprietários tem em relação aos indicadores de mercado.

Acho plenamente justificável no que diz respeito a bens imóveis. Afinal de contas a grande maioria sofre para conquistar a casa própria ficando por anos ou fazendo poupança, ou pendurados em financiamento longos como o que chamo de “minha casa, minha dívida”.

Assim, se tentássemos vender a maior parte dos imóveis pelo que julgam seus donos, o preço médio seria bem mais alto do que temos atualmente no mercado imobiliário. É normal que para aceitar o preço real de seu imóvel o dono leve um tempo, pois pelo que ele acha que vale não se fazem negócios.

De qualquer forma, não me incomodo com este processo. Até entendo o que acontece já que lembro de um ditado muito antigo que diz assim:
“Você é rico se dá valor ao que tem”. 
Traduzindo... Você pode valorar sua casa que fica lá na periferia como se fosse aquela mansão do bairro nobre da cidade. Tá tudo bem. Se vai vender é outra coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.