Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

Curitiba, cidade sem lei


Quando você precisa das leis da cidade que vive acaba vendo que mora numa cidade de faz de conta, um autentico burgo de terceiro mundo.
Nos últimos sete dias pude comprovar o quanto atrasada é a legislação urbana que rege nossa cidade. Noves fora o sistema de multas de trânsito que ataca os bolsos dos cidadãos com voracidade e eficiência moramos numa pseudo cidade avançada, na verdade nossa Curitiba é um lugar sem leis ou no mínimo com leis urbanas muito atrasadas em relação às reais necessidades da vida urbana moderna.
Moramos em frente ao Hospital Geral do Exército, o quarteirão é todo murado para dar proteção ao patrimônio da união que é, sabemos, subutilizado devido à política de recrutamento militar que reduziu sensivelmente o tamanho da tropa. Posso ver da janela do quarto que esta unidade passa por reformas constantes. Na ultima semana o arame farpado velho colocado sobre o muro foi substituído pelo novo tipo de cerca ouriço, aquela que parece ter centenas de laminas cortantes fixadas numa espiral. O problema é que o muro do hospital, em sua maior área, não tem mais do que um metro e oitenta de altura, ficando muito acessível para uma pessoa levantar a mão e cortar-se, se duvidar até mesmo uma criança no colo de sua mãe alcança a cerca cortante. Risco mesmo terão os alunos do colégio estadual Julia Wanderley que circulam na região durante o dia, é uma questão de tempo para ocorrer algum acidente. Liguei para a empresa que instalou a cerca e perguntei sobre a legislação de instalação deste tipo de equipamento e fui informado que não existem na cidade regras para este tipo de cerca, existem regras apenas para a instalação de cerca eletrificada informaram.
A outra situação diz respeito à instalação do outdoor de LED na divisa do terreno de nosso prédio. Deveria ter uma legislação que dissesse deste o projeto a distância mínima requerida para instalação deste tipo de equipamento a ponto de não causar danos físicos e morais aos vizinhos próximos. Simples, mas não existe. Daí se você for sorteado, como nós fomos, com um telão de LED a iluminar suas noites românticas tem que recorrer a vários caminhos para fazer valer seu direito a uma vida saudável.
Portanto, quando você ouvir ou ler por aí que nossa Curitiba é uma cidade de primeiro mundo duvide porque, infelizmente, o quadro não é tão lindo como pintam e querem nos fazer engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.