Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Fuja da armadilha, mas não caia na ratoeira.


Um dos mitos do consumismo moderno é que os supermercados tem preço melhores sempre. Isto não é verdade. Estabeleceu-se esta falsa impressão de que supermercados são mais competitivos nos preços principalmente porque somos bombardeados diariamente por inúmeras propagandas que nada mais são do que reflexos de uma guerra entre redes de supermercados. Guerra em que o objetivo principal é tomar o seu rico dinheirinho.
Então o que aconteceu?
Quando falamos sobre o assunto, falamos sobre diferenças de preços entre supermercados e não entre supermercados e outros estabelecimentos. Veja o exemplo:
Descobri que as farmácias tem preços melhores do que supermercados em produtos de higiene pessoal. Compare preços de xampus, cremes dentais, desodorantes, espuma e aparelhos de barbear. Pelo menos aqui em Curitiba há diferenças positivas a favor das farmácias.
O mercado municipal tem pecha de ser lugar elitizado, com preços maiores. Ledo engano. Azeite de oliva, por exemplo, além de maior variedade tem preço muito melhor do que em qualquer super de Curitiba. O problema é que se o azeite de oliva estiver em sua lista de necessidades você, com certeza, não irá até o mercado municipal para comprá-lo. Logo os supermercados assumem o lugar de gigantescas lojas de conveniências, quero dizer, um lugar aonde você entra e encontra praticamente tudo.
A estratégia do super mercadista é tão ardilosa que existem algumas coisas a serem ditas. Os supermercados da periferia, aqueles que atendem famílias de baixa renda, tem preços maiores do que os instalados em bairros classe média e alta.
Por quê?
Pela simples razão de que as mulheres de classe C e D trabalham e não tem tempo nem meios de fazer pesquisas. Já nas classes mais abastadas o número de senhoras que não trabalham é maior.
Finais de semana os preços se elevam porque nestes dias a presença de homens fazendo compras é maior e o bicho homem não conhece muito de economia doméstica.
Então o recado esta dado. Não é a primeira vez que você lê isto: Pesquise preços. Porém, pesquise no geral não só entre supermercados, senão você estará escapando de uma arapuca e caindo numa ratoeira. Boa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.