Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O Estado é laico, a igreja não

Teve um padreco que rezou uma missa a favor do condenado Lula gerando um profundo conflito entre os católicos que são contra o larápio encarcerado. Devido a isso os bispos apressaram-se em divulgar  uma nota pedindo perdão à comunidade.

Ocorre que como consta na constituição o Estado é laico. E o que quer dizer laico?
Laico significa que o Estado através de seus governos dá liberdade total de opção religiosa ao seu povo. Ou seja, fé não é assunto do poder.
Mas, as igrejas não são laicas. As instituições religiosas abrigam interesses políticos que os representam assim como seus interesses nas casas legislativas.

O que quero dizer com isso?
Se você for "fiel" mesmo, cego  na fé, está sendo guiado por ideologia política que atende a interesses maiores que não tem nada a ver com o seu humilde ato de fé.
Eu não acredito em igrejas, tenho minha fé e para ser crédulo não preciso ir a um determinado espaço e nem seguir o que pretendem que eu faça.

Segue trecho da cartinha...

NOTA DE REPARAÇÃO
Permanecei no meu amor! (Jo 15,9)
Saudação e Bênção a todos,
Nós, Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida; Pe. José Inácio de Medeiros, Superior Provincial dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo; Pe. João Batista de Almeida, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, através desta nota, nos dirigimos ao povo brasileiro e, em especial, aos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Manifestamos nosso profundo pesar pelo desapontamento que causamos a todos. Pedimos perdão pela dor que geramos à Mãe Igreja, aos fiéis e às pessoas de boa vontade.
Em nossa Ação Pastoral, o Santuário Nacional, a Arquidiocese de Aparecida e a Congregação Redentorista não defendemos uma posição político-partidária, que é contrária ao Evangelho. Estamos sim, em comunhão com o Magistério e com a Doutrina Social da Igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.