Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2022

Sobre ruas e puxa sacos...

Ludicamente estou estudando muito sobre os nomes antigos das ruas de Curitiba. Não sei se vocês sabem, mas as nossas ruas não nasceram com os nomes que conhecemos hoje. Elas primeiro tinham nomes associados às suas atividades; algo assim como rua  do Comércio, porque naquela rua era forte o comércio ou até mesmo rua das Flores porque as casas eram bem floridas nesta rua.

Com o passar dos anos a cidade foi formando seus personagens ilustres assim como fatos importantes e as ruas foram trocando de nome para homenagear estas pessoas e estas datas. Daí começaram as aberrações devido a influência política e postura de puxa saco que as administrações municipais tiveram.

Por exemplo a rua XV de novembro. Ela nasceu com o nome de rua das Flores.  No final do século XIX  D. Pedro II veio a Curitiba para inaugurar a ferrovia e a cidade trocou o nome da avenida para homenagear a imperatriz esposa do imperador. Logo ela passou a se chamar rua da Imperatriz. 
Ocorre que alguns anos após houve a proclamação da república e os baba ovos da cidade mudaram o nome da avenida para XV de novembro homenageando a data da proclamação da república.
Foi Jaime Lerner nos anos setenta que resgatou o nome antigo, ficando ela conhecida por conta do calçadão com seu antigo nome, rua das Flores, embora permaneça oficialmente como XV de novembro. E assim nossas ruas e praças guardam estórias que a própria história não nos conta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.