Páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Ouvidos de mercador

Temos um software de gestão comercial na empresa chamado de CRM (sigla do inglês Customer Relationship Management). Diariamente ele me envia os contatos das pessoas que entraram nos sites atrás de algum de nossos produtos.

Esses possíveis clientes são chamados de “prospects”. Eles fazem cadastro e deixam seus números de celular e e-mails para poderem acessar as páginas. De posse destas informações entro em contato com eles. Faz parte do ciclo de vendas da empresa.

Esse processo inicia uma relação de contato comercial e o interessante é notar como as pessoas se comportam diante de um primeiro contato. A grande maioria nem responde, são os especuladores, uma pequena quantidade de pessoas que estão realmente interessadas retornam com dúvidas a respeito do assunto, e uma minoria responde na grosseria.

E nestas horas, quando os mal educados aparecem, lembro de uma lição de minha mãe que era comerciante e dizia: “Ouvidos de mercador e um sorriso nos dentes”. Ela queria dizer, entra por um ouvido e sai pelo outro, ou só ouça o que interessa. Não afeta o meu dia. Aliás, grosseria fortuita diz mais a respeito de quem emite do quem ouve a grosseria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.