Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Nota

Amigos do blog (porque não também aos inimigos?), durante o mês de julho as postagens que vocês estão acostumados a receber sofrerão algumas modificações e até pausa em razão de motivo pessoal.
Tentarei fazer postagens pelo aplicativo do Blogger, talvez não saia com a costumeira qualidade a que me proponho costumeiramente fazer, mas vamos lá...

Para os que desejarem podem me seguir pelo Instagran (@delucarenato), lá teremos mais postagens, basta solicitar que libero.

Grato

Frases e pensamentos

"Por falar em normalidade, também já escrevi isso, mas não custa repetir: para sair do hospício, às vezes basta abrir a porta."

Paulo Polzonoff, colunista da Gazeta do Povo, recomendo sua leitura semanal, o cara é muito bom.


quarta-feira, 29 de junho de 2022

Antes que morram de curiosidade...

Está bem! Por conta de alguns e-mails que recebi e porque dia primeiro tiro férias vou antecipar a estória dos casais que atendi recentemente. (Está bom assim Pedro? Assim você não morre de curiosidade).

Final do ano passado, uma noite de segunda feira bem sossegada, recebo uma mensagem no celular. Um senhor querendo falar sobre roteiro turístico aqui em Curitiba e região. Como faço sempre, atendi com muita atenção procurando entender qual a necessidade daquele cliente.

Muita conversa, explicações, sugestões estávamos caminhando para o final do atendimento sendo que já havia acertado o contrato e valores. Quase no final o cliente me vem com a famosa frase: "Tudo certo, mas só tem mais uma coisa", (Pensei aí meu Deus lá vem). "Somos seis casais amigos que praticamos swing. Você tem algo contra esse tipo de relacionamento?"

Tudo fez sentido, pois escolheram lugares distantes para dormir como Ilha do Mel e Purunã. Disse algo assim: "Trabalho das 8 às 18, o que vocês fizerem depois deste horário é de sua responsabilidade. Só não posso permitir que aconteça algo fora do nosso contrato durante o meu trabalho". Fiz exatamente como aprendi nas aulas da professora de Ética Profissional.

Fechamos contrato. O trabalho foi tão normal como todos os outros que já realizei, apenas com duas coisas interessantes. A primeira; é que sempre ao voltar para a vã depois de visitar um ponto turístico nunca os casais se repetiam nas poltronas, estavam sempre trocando de lugar, apenas isso. A segunda coisa aconteceu comigo. Eu no início fiquei bem preocupado, e confesso que olhar para as pessoas era muito estranho, mas quando me dei conta que eram pessoas normais, profissionais, pais de família que tinham uma opção de prática sexual não convencional, relaxei e tudo correu tranquilo. Enfim, o grilo estava na minha cabeça.

Ah sim! Antes que perguntem. Não fui assediado e nem molestado.
Sim! Minha esposa autorizou "apenas o trabalho".
Não adianta ir ao meu Instagran (@guiaturcuritiba) que não postei nada sobre esse grupo, atendendo a pedidos. 

Estórias que o turismo nos proporciona

Recentemente recebi um grupo da terceira idade, aliás adoro trabalhar com este tipo de perfil de passageiros, eles são animadíssimos e querem aproveitar o máximo da viagem, assim fica bem interessante.

Este grupo especificamente me pediu para organizar um roteiro priorizando a gastronomia, detalhe, a média de idade era de setenta e oito anos. Já no domingo quando  nos aproximávamos do final do trabalho fomos almoçar em Santa Felicidade como fazemos habitualmente.

Saindo de Santa, todo mundo refestelado no busão iniciamos o city tour pela cidade. Passado alguns minutos do passeio, uma passageira me olha atentamente e faz sinais com a mão. Primeiro aponta para si mesma, depois mostra o número dois com os dedos.
Cheguei até ela e perguntei o que acontecia e ela me disse que  precisava retornar urgente ao hotel pois necessitava fazer o número dois e não queria usar o banheiro do ônibus.

Bom! Retornamos ao hotel para atender esta emergência. Chegando na frente dele, avisei ao grupo que havíamos uma emergência e que uma passageira desceria pois não estava "passando bem" precisando ir ao banheiro, mas que o passeio pela cidade continuaria.
Pois bem, abriu a porta, desceu ela e mais vinte nove que resolveram ir ao banheiro também.

Estória que vou levar pra vida, já que no turismo acontece cada uma... Como essa só a do grupo de casais que faziam swing, mas isso é assunto pra outro post.



segunda-feira, 27 de junho de 2022

Frases e pensamentos - Sedentário

Pensamento de um amigo sedentário:

"Na bíblia não tem Jesus chamando discípulos para  ir à academia. Mas tem chamando pra comer e beber vinho. Reflita".

Meia de valor inteiro

Alguém sabe explicar por quê uma meia de compressão custa tão caro?
PQP!

Saí de casa pensando em gastar uns quarenta reais no negócio e voltei gastando quatro vezes mais do que isso. Se fosse na Renner dava pra comprar, meia, cueca, camisa, e com sorte até uma calça.

Achei uma por dez reais mais barata que a média dos preços em várias lojas. Economizei! A diferença gastei em gasolina. Moral da estória... Saiu tudo pelo mesmo preço exorbitante. Prometo que vou usar com gosto.



domingo, 26 de junho de 2022

Frases e pensamentos

"Grandes histórias não tem somente flores, também tem espinhos".

Anônimo

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Diálogo - significado

Vocês conhecem o significado da palavra diálogo?

Diálogo é uma palavra de origem grega, mais precisamente "dialógus" no idioma. Ela é composta de outras duas palavras.
A primeira parte é "di" cujo significado quer dizer "dois". A outra parte "logus" significa inteligência e também subtende conversa.
Então podemos dizer que "diálogo" é uma conversa inteligente a dois.

Alguns estudiosos dizem que "dia" em grego significa "por meio de" o que deixara a palavra como "por meio da inteligência".
Aí fica a seu critério.
Qual das definições lhe agrada mais?
Prefiro a primeira.

As piadas explicam a vida

Tem uma piadinha inteligente que diz o seguinte:

Numa blitz de trânsito, um guarda começa a listar as multas que o motorista irá levar pelo mal estado de seu carro.
O motorista ouve tudo e pergunta:
"Seu guarda! Seu lhe xingar de FDP o que acontece comigo?"
O guarda responde:
"Baseado na lei, desacato autoridade dá de seis meses a dois anos de cadeia e multa".
Então o motorista pergunta novamente:
"E se eu apenas pensar?"
Responde o guarda:
"Bom, se o senhor apenas pensar e não me falar não lhe acontece nada."
E o motorista emenda:
"Seu guarda! Eu estou pensando."

Pois é, estou igual ao motorista. Olho para a pessoa e penso, penso, penso...



Frases e pensamentos - alterada

Sabe aquela situação em que você por "N" razões não pode intervir, mas gostaria de resolver ao seu modo?

Às vezes os nossos relacionamentos nos impõe certas condições em nome do "bem viver" que é f... de suportar. Nessa situação me sinto como uma garrafa que está sendo abastecida por uma torneira à conta gotas. Vai enchendo, vai enchendo, até que uma hora transborda.
Daí você explode. Bummm! 

Brigas! Dou um boi pra não entrar e uma boiada para "vencer". (O certo seria uma boiada para não sair, me permiti baseado no meu auto conhecimento alterar o ditado).




quarta-feira, 22 de junho de 2022

Frases e pensamentos

“A sorte não existe. Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com as pequenas coisas”.

 W. Churchill


terça-feira, 21 de junho de 2022

Vida de guarda noturno (Jet Lag)

Jet Lag é o termo em inglês usado para determinar os problemas decorrentes da mudança do fuso horário em nossos organismos. Eles são mais frequentes no que diz respeito ao sono e a alimentação e suas decorrências

Faltando pouco mais de uma semana para partida estou tentando viver no fuso horário de mais treze horas, seguindo orientação de um site especializado. 
Tenho acordado às quatro da manhã e tento ir dormir um pouco logo depois do almoço. Consigo uma sonequinha, o certo seria pelo menos umas cinco horas, mas não rola. O fuso enfrentado será muito maior, mas ir ajustando período de sono auxilia na adaptação.

Com relação à alimentação não tem problemas, é só trocar o horário do almoço pelo jantar, e como me alimento nas duas habitualmente na mesma quantidade não será o maior problema. Eu que frequento banheiro cedo aqui, com certeza passarei ao hábito noturno lá.

Então, a vizinhança que fique tranquila, pois estou levando uma vida de guarda noturno nos próximos dias. 



segunda-feira, 20 de junho de 2022

Dá-lhe Furacão!

Sim! Eu sou um torcedor fanático do Athlético Paranaense e ontem eu vivi umas das melhores emoções da minha loooonga vida de torcedor.

Todo torcedor fala que bom mesmo é ganhar do rival no ultimo minuto do jogo de preferência com pênalti roubado que é para humilhar o adversário.
Para ser completo precisava ser o pênalti roubado, não foi. Uma pena. KKK

Pra comemorar foram mais algumas cervejas, desta vez elas eram cervejas "normais" (para entender leia meu post de ontem, rs), os elefantinhos coloridos ficaram por conta da alegria incontida mesmo.

domingo, 19 de junho de 2022

Sobre dormir com elefantes

Ontem fui visitar uns amigos. Conversa vai, conversa vem, vamos tomar uma cerveja. Eles são apreciadores de cervejas artesanais, abriram uma e me serviram.
Confesso foi uma "experiência" (usando termo que apreciadores usam) muito boa, realmente a cerveja tinha um sabor e um aroma que até então jamais havia provado.

Papo vai, papo vem, me ofereceram mais uma. Aceitei. Só que desta vez trouxeram a lata para que conhecesse o produto que estávamos bebendo.
Cerveja de Cannabis, traduzindo para o popular, cerveja de maconha.

Maconha!!!

Logo eu que sou careta e jamais em minha vida sequer provei um cigarro!
Pois é amigos, virei maconheiro pelo menos pela forma ingerida. Muita risada e gozação com o idoso maconhado. Mas enfim, foi uma experiência diferente, e se tivessem me oferecido abertamente com certeza teria recusado. Desta forma foram duas latas.

Garantiram que na forma de cerveja o único efeito era o do álcool mesmo, sem maiores problemas. Chegou a hora de retornar para casa e eu com "Ú" na mão de não ser parado por uma blitz ou cair num exame de sangue por qualquer razão. Fiquei imaginando a notícia nos sites: "Idoso com elevada taxa de THC no sangue é preso em Curitiba".
Enfim, nada disso aconteceu. Cheguei em casa numa boa e caí no sono profundo. Eu e os elefantinhos multicoloridos que voavam no teto do meu quarto.



quinta-feira, 16 de junho de 2022

Cada esquina um drama

Tem um ditado popular que diz: "Cada trago um tombo". Fato que se você sair dirigindo pelas ruas da cidade, dá para mudar um pouco ele e citar: "Cada esquina um drama".

Numa esquina um desempregado pedindo ajuda, noutra um jovem vendendo paçoca ou um artista fazendo malabarismo, quando não vem as crianças ou idosos pedir por sua caridade. 
Estamos vivendo anos difíceis.

Existem duas possibilidades. Ou você se afeta com toda essa situação caótica, ou você blinda seu coração e tenta viver sem pensar nos dramas alheios. Confesso já tentei me blindar, não consegui e hoje vivo angustiado pelas situações que estou presenciando.

Daí vem outro problema. Como ajudar a todos os necessitados que se apresentam em sua frente?
Suas finanças tem limites.
Minha sugestão. Faça o que dá sem te prejudicar, você sozinho não resolverá os problemas do mundo, mas se todos os que podem fizerem uma pequena parte muitas dessas pessoas que passam por necessidades terão um alento.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Para sempre

Ontem fui jantar com amigos. Entre uma garrafa de vinho e outra, estávamos os três conversando sobre trajetória que a vida nos proporcionou. Então, constatamos que nós três estamos em segundo casamento.

Foi fácil entrar no assunto dos perrengues que um divórcio proporciona na vida das pessoas, mesmo porque um de nós separou-se recentemente e passa por uma fase bem conturbada. Conversa vai, vinho vem, constatamos que nada como um dia atrás do outro para tudo se ajeitar na vida.

Constatamos, não ter jeito, você que se separou sabe. Não há como se livrar da sombra de um relacionamento passado principalmente quando você construiu uma família, afinal o relacionamento acaba, a família não. É preciso saber tirar lições da experiência e seguir em frente quando um solta a máxima: "Ex-mulher é para sempre".
Já que não tem jeito. Enche a taça que o vinho é bom.



terça-feira, 14 de junho de 2022

"Paroníquia", conhece?

Faltando quinze dias para embarcar, meu dedo anular médio (o da aliança) amanheceu parecendo uma berinjela.  Sabe-se lá como a cutícula inflamou, segundo a mulheres com quem converso, isso ocorre quando cortamos as unhas. Interessante que não tenho lembrança de errar com o cortador a ponto de tirar um filezinho do dedo. Essa inflamação tem um nome clínico, chama-se "paroníquia", não confundir  com paranoia por favor.

Segundo dizem, sempre quando estamos ansiosos alguma coisa se manifesta em nosso organismo em forma de resposta ao estado pelo qual estamos passando. Eu estou muito ansioso.
Não sei porque, mas estou. Deve ser por algum motivo que minha própria razão desconheça.

Mas vamos lá. Segue o barco e  os preparativos. Ainda não sei como farei para manter essa página atualizada, tem aplicativo para celular, mas diga lá... Escrever textão no celular ninguém merece, não é mesmo?
Ou vocês, seguidores, ficarão sem notícias por um mês; ou passarão por um período de assuntos curtos, objetivos e diretos.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Você sabia...

Você sabia que mandala ajuda afastar de você as pessoas negativas?

É só manda-las a m...

Esse era o post pra hoje.  KKK

domingo, 12 de junho de 2022

Coeficiente de ca...

Quando lhe apresentam um dado comprovatório e usam a porcentagem de 99,99% invés do 100%, isso tem uma razão e um nome.

A razão é que o 0,01% que subtraem é para ter uma margem de defesa jurídica caso haja algum questionamento a respeito.
A isso, quando trabalhava na indústria, dávamos o nome de "Coeficiente de Cagaço", da mesma forma, era uma maneira que tínhamos de argumentar uma defesa caso falhássemos em nossos objetivos.

Pensem nisso. Boa semana a todos.

sábado, 11 de junho de 2022

O problema é mais em cima

Lia gora pouco num dos sites de notícias que sigo a estória de uma moça que reverteu a bariátrica pois descobriu que era mais feliz gordinha (ou gordona).

Nos comentários deixei minha opinião contrária. Disse que como operado bariátrico que sou faria tudo de novo tamanho os benefícios que a cirurgia me trouxe. Pra começar, se tivesse que passar por um divórcio obeso como estava e com todas as doenças coligadas com certeza não teria resistido (Vai que era isso que esperavam?), mas isso é coisa de Deus, o mesmo que me salvou no ultimo dezembro e contarei oportunamente.

Fato que a notícia me fez constatar algo que já havia confirmado nesses anos de operado. Os problemas de peso estão muito mais ligados à mente do que ao estomago. Até porque se fosse estomacal todas as dietas que vendem por aí funcionariam, e não é bem assim.



sexta-feira, 10 de junho de 2022

Voa o tempo

Meu Deus do céu! 
Como este mês está passando rápido. Parece que entre o "boa semana" dito na segunda feira e o "bom final de semana" dito na sexta não existe mais nada.

Não demora nada e o primeiro de julho estará aí. 



Pau que bate em Francisco, bate também em Chico

Dia desses, fez mais de um mês, estávamos num shopping de bobeira quando me encantei com uma jaqueta da Hering, que por sinal sou fã da marca, numa de suas lojas. Não comprei porque de modo geral os produtos da Hering tem um preço "diferenciado".

Minha namorida vendo meu interesse, mesmo em minha presença, entrou na loja e comprou a corta vento para mim. Provei, ficou boa, pagou, pediu embalagem de presente e levou pra casa. E eu ansioso para inaugurar meu presente.
Acreditem! Ela não me deu a jaqueta alegando que é presente do dia dos namorados e só na data irá me entregar.

Ontem fomos ao shopping para comprarmos o presente dela. Procurava uma bolsa para usar nas suas constantes viagens de trabalho. Pois bem, encontramos o que procurava, acertamos o preço e em retribuição ao presente que irei ganhar, comprei a bolsa.
Pedi embalagem de presente e fomos embora. Chegando na casa dela, pedi para deixar o pacote comigo pois só entregarei no domingo.

Sob protestos saiu do carro. interessante a situação. Eu espero por mais de um mês pela minha jaqueta e ela não podendo aguardar quarenta e oito horas pela bolsa dela.
É querida, como diz o dito popular: Pau que bate em Francisco, bate também em Chico.
Dormi dando risadas da situação.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Gente ruim tem em todo lugar

Então, por obra da justiça que  foi feita minha esposa recuperou seu título num importante clube aqui da cidade. Não é necessário contar aqui as razões que eram justas e por fim se concretizaram. Sendo assim passei a ter direito de usar o referido clube tido como local da elite curitibana, e é. Sou dependente dela, mais essa dependência (Rs).

Interessante que as pessoas quando sabem que você pertence ao quadro associativo de lá te olham com o nariz torcido, como quem diz: "Metido". Na real as coisas não bem assim, e lá dentro acontecem fatos dignos de noticiário policial também.

Essa semana foi pega  uma advogada criminalista, mestre em direito que roubava informações bancárias nos armários dos vestiários femininos. De posse disso fraldava compras na internet como faz qualquer picareta de quinta categoria por esse país afora. De posse dessas informações, ia até as lojas de shoppings da cidade, provava as roupas e calçados, retornando para sua casa fazia as compras pela internet. Quer dizer; gente mal intencionada e safada tem em todo lugar, seja na favela ou nos condomínios da alta. Portanto, tomem cuidado.




quarta-feira, 8 de junho de 2022

De geração para geração...

Meu neto de pouco mais de um ano vem me visitar com frequência. É para se surpreender que ele já sabe pelo barulho que faço a hora em que saio de casa. Isso lembra minha mãe que monitorava minhas atividades ouvindo o barulho vindo de meu apartamento.

Muda a geração e os hábitos se repetem. Coisa dos deuses.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Umas "fotinhas"...

 Antes de rodar o mundo, fomos dar um rolê na casa dos sogros. Daí tirei umas "fotinhas"...

                                        




Fazia tempo que não fotografava com tanto prazer, depois que o turismo entrou em minha vida muita coisa mudou, mas a paixão pelas imagens ficará; só falta tempo mesmo.


quarta-feira, 1 de junho de 2022

Para você pensar muito

Vivendo e aprendendo  sempre coisas novas.
Você já ouviu o termo "elofensa"?
"Elofensa" um termo para definir a mistura de um elogio e uma ofensa na mesma situação. Vou adiantando aqui; muito provavelmente você já foi vítima e já emitiu alguma "elofensa" na vida.

Pois bem, quando falamos para uma pessoa um elogio referente a idade dela como:
"Nossa! Apesar de seus 70 anos você está muito bem." 
Você está fazendo uma "elofensa" para a pessoa. Você quis dizer que ela está bem, mas na real você está dizendo que a apesar de velha ela não aparenta a idade. Logo cometeu a agressão.
Outra situação da qual eu inclusive fui vítima quando ouvi o seguinte:
"Todo gordo tem uma expressão bonita no rosto".
Nunca a pessoa que disse isso teve a intenção de falar que o rosto da pessoa gorda é bonito, mas sim estava dizendo de outra forma: "Você está gordo".

Perceberam como é tênue a linha entre o elogio e a ofensa? 
Quantas vezes você foi vítima e quantas vezes você foi o agressor de uma "elofensa"?



Extremistas? Adoro!

Adoro extremistas, logo a situação politica pela qual passamos é para mim um deleite.
Ouço com parcimônia os esquerdistas e os direitistas. O problema é que apenas ouvindo e não expressando meu posicionamento, para quem fala estou concordando com seus pensamentos.

Daí para a esquerdalha sou um deles, para os fascistas da direita também. Na real sigo um ditado que li certa vez que dizia mais ou menos o seguinte:
"Quer conhecer seu inimigo? Conviva com ele".
Ele vale principalmente para o casamento (rindo enquanto escrevo).

Na real, sou apenas um eleitor que deseja o melhor para meu país, para meus filhos e netos. E sinceramente, com as opções que temos aí está muito difícil de realizar meu sonho.
Há de nascer ainda um líder descente para o Brasil!
Enquanto isso não ocorre, sigo a rotina de votar no menos pior e pedir aos céus por dias melhores. É o que me resta.