Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Ensinamento oriental

Ontem, depois da obrigação com a fé, como sempre, paramos num cachorro quente da Av. Água Verde. Uma delícia por sinal, diria até, o único a fazer frente ao lanche do Au-Au que é perfeito.

Enquanto comíamos, conversávamos. Um dos assuntos foi a fase da vida em que nos encontramos frente aos problemas que enfrentamos sejam eles de relacionamentos familiares e pessoais. Uma bela reflexão ao que ouvimos momentos antes na igreja.

Então para exemplificar minha postura frente a algumas situações relembrei uma antiga lição que aprendi faz um tempinho. Dizia ela, mais ou  menos o seguinte:

No Japão antigo, um velho mestre campeão foi provocado por um jovem lutador. O desafiador queira antes da luta tirar o velho de sua razão. Então começou a insulta-lo. Diante de tantos insultos e desaforos o velho manteve-se calmo e quieto, não revidou. Fato que deixou seus alunos em polvorosa tanto que questionaram como ele ficou impassível diante de tanta agressão, ao que o mestre falou:
"Se eu tiver um presente para lhe dar e você não entregar, o presente é meu ou seu?"
Os alunos responderam que se não recebessem o presente ele jamais seria deles.
"Pois bem, disse o velho. Assim também é com a maldade, a ira e a ruindade humana proferida contra você. Se você não reagir ela ficará dentro de quem a profere."

Tenham um bom final de semana leitores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.