"Case-se com um homem que tenha opinião formada sobre pão de forma".
Autor: eu mesmo, baseado em meu conhecimento de morar sozinho.
Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
"Case-se com um homem que tenha opinião formada sobre pão de forma".
Autor: eu mesmo, baseado em meu conhecimento de morar sozinho.
Para as pessoas de meu convívio sempre falo: "Eu sou avô. Eu tenho netos". É uma maneira de me vangloriar desta condição tão agradável que a vida nos impõe.
Tenho dois netos meninos, a vida ainda não nos deu um ser evoluído na sequência da família, uma menina; mas os dois piás são tudo de bom. Isto dito por avô babão pode parecer estranho. O de cinco anos já segue as tendências dessa geração que está chegando e o menor de dois aninhos está naquela fase que nos faz parecer uns abobados diante de seu desenvolvimento.
O maior tem uma feição enorme pela minha esposa. Toda vez que me faz uma chamada de vídeo a primeira coisa que pede é a "Kai", maneira que desde pequeno ele se refere a ela. Devo confessar que dá um ciuminho, mas como ela foi professora do infantil e atualmente trabalha com professores desta faixa, sabe como atrair atenção dos pequemos. Sorte deles.
O pequeno mora no mesmo prédio em que moro. Inacreditável que ele controla minha vida, no que diz respeito às minhas saídas e chegadas em casa, basta ouvir meus passos ou o barulho das chaves, gruda na porta e aos gritos de "Nôno" começa pedir que abram a porta para me encontrar. Feito isso, corre em minha direção, me captura pela mão e me leva para seu cantinho dos brinquedos. Como negar uns minutinhos de nosso dia para uma criatura assim?
Nossos netos são nossa razão de nossas vida.
As vendas da Black Friday caíram 34,18% este ano em relação ao anterior.
A pergunta que não quer calar:
Será que os brasileiros descobriram que no Brasil não é Black Friday e sim "Black Fraudei"?
Como já ouvi falar: "Tudo pela metade do dobro do preço".
Na real a maioria dos comerciantes só aproveita a data publicitária e não tem interesse nenhum na queima de seus estoques uma vez que o povo recebe seu décimo terceiro em dezembro e o poder de compra aumenta no natal.
Fiquem espertos!
Hoje acordei cedo, faminto para ir até a academia e pagar minha prestação em suor. Se bem que trabalhei o fim de semana todo, nem tive tempo de fazer estripulias gastronômicas como sempre fazemos.
Acordo com o rádio relógio sintonizado no noticiário de Ouro Verde. Preguiçoso, me virando no aconchego da cama (eu amo a minha), presto atenção na notícia que fala da queda de barreiras na estrada que vai para Santa Catarina. Um horror!
Ainda teremos no dia de hoje muitas notícias tristes a respeito. Pessoas que desapareceram no mar de lama que veio da montanha. Tomará esteja errado.
"Neymar não é ídolo e nunca será ídolo. O seu berço pode ter sido pobre de alimentos, mas foi muito mais pobre de lições humanas."
Augusto Mafuz
Obs.: Eu não gosto do Neymar e, às vezes, discordo do colunista autor desta frase. Mas que nesta análise ele acertou é indiscutível
Ontem no museu egípcio uma passageira: "Nossa esses egípcios tinham mesmo ajuda dos extraterrestres!"
Eu em diálogo interno: "Fica quieto pra não contrariar a cliente."
Tem momentos na vida profissional em que você tem que engolir seco, respirar fundo e criar uma imagem mental do dinheiro entrando na sua conta. Senão da m...
Tem quem diga que quem cala consente, eu já penso que quem cala está ouvindo uma cretinice sem tamanho que não vale a discussão.
Ela: "Querido! Vamos no cover dos Beatles dia 2 no clube?"
Eu: "Não curto Beatles."
É verdade, eu não sou ligado no som dos Beatles. Na real, eles não foram a banda modinha da minha geração. Quando eles apareceram tinha quatro anos e com esta idade a gente só quer ouvir a música dos três porquinhos, do chapeuzinho vermelho dentre outras.
A minha geração começou entender música na adolescência, ou seja uns dez anos depois da banda de Liverpool, e foi o gênero Rock and Roll migrando logo em seguida para o Disco Music. Pessoalmente, me incomoda este tipo de música antiga que não tem a presença de certos sons como contra baixo e bateria. Acho meio xoxo, entende? Não é dançante.
Pra finalizar disse a ela: "Me convida para irmos nos Embalos de Sábado a Noite que te prometo dançar a noite inteira."
Segundo os exotéricos hoje entro no meu inferno astral. Falta um mês para meu aniversário.
Não acredito muito nisso, mas tomara não exista mesmo este designío. Sabem como é; trabalho não combina muito com problema.
Você já deve ter escutado o tango argentino chamado Perfídia. É um tango considerado clássico que vem sendo muito regravado atualmente.
Hoje numa chamada de site de notícias que acompanho havia uma charge associando a palavra "perfídia" a uma ação militar. Fiquei intrigado porque devido a canção "perfídia" para mim teria a ver com algo ligado a afetividade e relacionamentos.
O que fiz eu?
Fui dar um Google, eis a surpresa. Perfídia na tradução literal quer dizer "deslealdade", e daí terem usado a palavra no contexto da guerra, na matéria que estava lendo, seria algo como "Deslealdade na Guerra".
Indo adiante; a pessoa que comete uma perfídia é um pérfido, desleal.
Então na letra da canção, o autor fala sobre uma mulher que cometeu um ato desleal com ele. Uma pérfida. Mais um adjetivo para colocar no meu dicionário rocambolesco.
Podem falar o que quiser, o que mais me impressiona nos jogos da Copa do Catar é ver a emoção dos povos na hora de execução dos hinos dos países.
É realmente um momento emocionante para quem atravessa o mundo e pode presenciar seu país disputando a maior competição mundial do esporte, maior do que vencer a competição o que é muito difícil.
Como me emociono com coisas e situações banais aos olhos da maioria dos mortais, para mim está valendo.
Trabalhar com turismo tem lá suas vantagens. Uma delas e a principal é que você raramente trabalha com pessoas mal humoradas. Ninguém sai de casa para passear com cara de cartucho de pão amassado. É sempre bem divertido trabalhar com os mais diversos grupos.
Este final de semana estou com meus clientes de Santa Catarina dando um rolê por Morretes e Curitiba. Além de quando estar credenciado você ter acesso liberado a todos os pontos turísticos, ter cortesia nos restaurantes, algumas lojas te dão uns mimos.
Como essa camiseta que ganhei de um expositor do Largo da Ordem. Eu até iria compra-la mas quando ele viu minha credencial fez questão de me presentear. Claro que usando esta camiseta farei uma grande propaganda dele aos turistas. Esperto ele?
De qualquer forma. Muito obrigado Joanir pelo presente e prepare a produção porque está fazendo o maior sucesso e os turistas estão chegando.
Obs.: Eu de modelo fiquei péssimo. Desculpem.
Fará um ano que me acidentei. E devo confessar este ocorrido mudou minha vida e principalmente serviu para mudar a maneira como encaro certas coisas.
Levei uma pancada na cabeça, desacordei e só recobrei a consciência três dias depois. Fora os anjos que vi durante minha estada na ambulância e no hospital, guardo no coração, vou dizer com certo remorso, a primeira imagem lúcida que tive.
Sentada a meu lado estava ela. Minha companheira. Com ar de preocupação estava me atendendo no ambulatório aonde fui parar. Não entendendo nada, coloquei-me a perguntar sobre o que havia ocorrido e ela foi me explicando e pondo ciência do risco que passei. Um anjo a zelar por mim.
Pois bem. Este final de semana meu anjo em forma de humana completa mais um aniversário. Além de festejar, só tenho agradecer pela sua atenção, pelo seu afeto, pelos seus conselhos e seu gigante amor.
Deus! Muito obrigado por ter colocado esta mulher em minha vida.
Tem gado que prefere ser gado. Não adianta oferecer a oportunidade de ser livre, pois o gado gosta de ser mandado, dirigido.
É, mais ou menos, o que vemos em nosso país.
Esta é fácil, gente!
Você já ouviu falar a frase: "Dize-me com quem andas e eu te direi quem és".
É a mesma coisa, não é?
Na real suas companhias dizem muito mais de você do que possa imaginar. Como pretender ter uma aparência de honesto estando acompanhado por escroques?
Em marketing diz-se que "mais importante que ser é parecer ser".
Esta compilação de Maquiavel tem muito a ver com o enunciado. Assim cabe a pergunta: Você realmente sabe quem é seu governante?
Aquela situação, na campanha é uma coisa, depois que ganha é outra, ou quando muito passado um tempo é que você irá se surpreender com as decisões tomadas para o bem ou para o mal.
Isso vale para a vida normal. Quer saber?
Sou categórico em afirmar. Você não conhece nem a pessoa com quem divide a cama. E não adianta contestar, se quiser saber com você convive, não meça os momentos bons. Espere para conhece-la nos momentos ruins.
Reza a história que Maquiavel precisava resolver um problema de um governante na Itália que buscava ser respeitado.
Então ele orientou um rei a colocar na região um chefe que fosse muito rude com o povo dando a ele muito poder. Após um período da ação deste chefe, Maquiavel orientou que o rei fosse lá e matasse o chefe malvado. Assim o povo ficaria aliviado com o fim do chefe e ao mesmo tempo pensaria: "Se nosso rei mandou matar o seu braço direito, o que será capaz de fazer conosco?"
Segundo Maquiavel para um governante "É melhor ser temido que ser amado". Quando escrevo este post fico pensando: "Coitado do velho da Havan".
Maquiavel falava em seus escritos o amor é um sentimento de gratidão que se rompe quando deixa de ser necessário, já o temor, o medo não pode ser ignorado com tanta facilidade.
Sabe que ele tinha razão. Pense nas situações das quais você teme, portanto respeita. Ao contrário das que ama e sempre sente-se seguro a rompe-las. Para um líder isso é muito importante. Ser temido.
Parece muito obvia a frase, mas ela quer dizer muito mais. Ela fala sobre ser ardiloso. E quando falamos ardiloso logo pensamos em pessoa inescrupulosa, aquela que faz tudo de caso pensado para seu benefício.
Porém para Maquiavel, ser ardiloso é muito mais que ser uma pessoa ruim, é ser uma pessoa planejadora. E quem não planeja sua vida, suas ações?
Seríamos todos ardilosos então?
Segundo ele é preciso saber o momento de agir e saber o momento de parar.
Essa lição pode ser entendida de duas formas:
Ou você é uma pessoa determinada na conquista de seus objetivos, ou você é um "trator" que passa por cima de todo mundo e quando quer alguma coisa faz de tudo para alcançar, não importando "ninguém". Podemos dizer que esta atitude justifica as estratégias que muitos governantes utilizam para alcançar o poder.
Interessante é que às vezes todos somos maquiavélicos em nossas atitudes. Pense bem e me diga. Sempre que você pretendeu algo em sua vida, você foi bonzinho?
Recentemente na minha página de trabalho do Instagram (@guiaturcuritiba) recebi uma mensagem de uma pessoa para conversar sobre a possibilidade de fornecer brindes para os turistas.
Ontem marcamos de conversar pessoalmente na casa dela. Fui até a casa dela. Me recebeu com mesa posta caprichosamente e expôs todos seus bolos e tortas, das quais algumas farão parte dos brindes que irei dar aos meus passageiros em eventos especiais que terei no ano que vem.
Sugiro que vocês visitem a página dela (@beatrizarteconfeitaria), vou adiantando que ela faz um trabalho diferenciado. Não é só mais uma boleira da cidade. Ela tem todo um ritual no preparo e na apresentação do que ela chama de "Chá com Afeto", além de ser uma pessoa inteligentíssima e de uma sensibilidade artística.
Recomendo a todos que conheçam a Beatriz, uma pessoa em particular muito interessante na sua proposta de trabalho. Uma grata surpresa que internet me proporcionou. Ou seja, se procurar você encontra coisa e gente boa na rede.
Alimentos ultraprocessados são essas porcarias que comemos e tem um monte de química para se passar por alguma coisa natural. Ouvi uma matéria na rádio e confesso que fiquei "deveras" preocupado, ("deveras" é das antigas).
57 milhões de brasileiros sofrem de doenças decorrentes da alimentação com esses alimentos no Brasil, podendo ser até a causa da morte de muita gente. Isso começa muito cedo em nossas vidas, basta ver a quantidade de crianças que só se alimentam de porcarias como salgadinhos, doces e outros venenos à longo prazo. O ideal é que nas refeições tenham quanto mais alimentos in natura possíveis. Nada ou muito pouco de alimentos processados.
Em tese, alimento ultraprocessado é todo aquele que vem numa embalagem e nesta embalagem tem uma lista de componentes químicos adicionados para deixar o alimento com "jeitão" de natural. Então, vale a regra, leia rótulos. Provavelmente sua conta no super mercado diminuirá e a da feira aumentará.
Conclusão: É mais prejudicial à sua saúde comer um salgadinho da Elma Chips ou ou requeijão cremoso fake do que um prato de torresmos pururuca.
Num podcast que escuto ouvi algo que me impactou e pode ser útil a todos um dia.
Quando uma pessoa se perde sempre iniciam buscas por onde a pessoas foi vista pela ultima vez criando ao redor deste local um círculo imaginário. A cada hora que vai passando este círculo aumenta. Após cinco horas este círculo é tão grande que tem 85% de chance de ter ocorrido algo pior com o desaparecido inclusive a morte.
Logo, a ideia é que desaparecendo alguém, inicie-se uma busca num círculo maior do que esse a que todos se dirigem num primeiro momento, fazendo justamente um caminho contrário à tendência do desaparecido. Isso vale pra quem tem criança em casa, principalmente no verão quando as crianças adoram se perder na praia.
Todo mundo conhece alguém com perfil narcísico. Seguem então cinco opções para frear o instinto dele:
Você sabia que a voz que você ouve quando fala não é a mesma que as outras pessoas ouvem?
Você sabia que sua imagem quando se vê num espelho não é a mesma que o restante do mundo tem de você?
Pois é. Parece besteira, mas são duas situações perfeitamente explicáveis. Vamos a elas...
A noção que temos sobre nossa voz está baseada no conhecimento que temos dela ao ouvi-la. Quando ouvimos nossa própria voz fazemos através da ressonância que temos dela dentro de nossa caixa torácica que é diferente de escutá-la diretamente ressonando no ar, o que ocorre com outras pessoas que nos ouvem. Por isso que quando escutamos nossa voz em gravações achamos estranho.
O mesmo ocorre com nossa sensação visual a respeito de nós mesmos. Para nos vermos usualmente utilizamos um espelho ou alguma superfície reflexiva. Só lembrando lá do segundo grau nas aulas de física; espelhos fornecem uma imagem invertida. Logo a impressão que você tem de sua própria imagem é uma imagem contrária à real e por consequência diferente daquela que os outros tem de você. Daí a razão de que quando vemos uma fotografia nossa acharmos algo diferente. É porque estamos habituados a nos ver sempre por uma imagem de espelho (invertida).
Alento: Pode ser que sua voz seja melhor ou pior do que você ouviu a vida inteira, e pode ser que você seja diferente do que pensa ser. Alerta: Não deixem os narcisistas lerem esta postagem.
Logo cedo fui levar a mulher até o aeroporto, não passava das sete e meia da manhã. Fiquei surpreso com o movimento nos dois sentidos que encontrei na Av. das Torres, também conhecida como Comendador Franco. São quatro pistas em cada sentido e todas estavam abarrotadas de carros. Gente que mora na periferia e trabalha em Curitiba e gente que mora em Curitiba e trabalha nas redondezas.
Não à toa Curitiba tem dois milhões de habitantes e a grande Curitiba que compreende os vinte e nove municípios ao redor tem outros dois milhões de habitantes. Então, você tem em certas avenidas de acesso uma cidade que locomove em direção à outra todos os dias no início e ao final do horário comercial.
É assustador?
Recomendo sempre que em não se saía de carro entre as dezessete e dezenove horas na cidade, caso contrário vai se incomodar já que neste período entre o fim das aulas e início da noite as ruas que cortam Curitiba ficam intransitáveis. As vias rápidas ficam lentas, as grandes avenidas entopem, vira o caos.
Tenho um anel, dentre alguns que uso, que é chamado anel das runas nórdicas. Na sua circunferência tem vários símbolos. Foi comprado num site chinês de e-comerce.
Resolvi pesquisar o significado dos símbolos que constam nele. Fui num site onde apareciam os desenhos como os que tem no anel e seus significados. Bem interessante, nada para alarmar-se; os símbolos falam de amor, força, resiliência, enfim só coisas boas. Como se estivessem ali para atrair bons momentos ao usuário, no caso eu.
Essas atitudes de usar coisas de culturas antigas ou orientais me fez lembrar uma passagem engraçada. Certa vez quando minha filha era pequena assistíamos no Fantástico uma matéria sobre signo chinês. Então eles falaram dos bichos que compõe o horóscopo oriental. O porco, o rato, a cobra, o cachorro. E o calendário chinês é regido não pelos meses e sim pelo ano do nascimento. A apresentadora falou que os nascidos no ano de 82 são do signo do cachorro.
Minha filha que assistia conosco soltou: "Pai! Então eu sou uma cadela?"
Na cabeça da pequena os meninos seriam os cachorros e as meninas do "signo" de cadela.
Até hoje dou risada quando relembro esta passagem.
Ontem; olhando para os túmulos de meu pai e de minha mãe, me veio a seguinte frase que gostaria de participar com vocês:
"Pai! Que falta você me fez. Mãe! Que falta você me faz."
Explicando, para quem não conhece minha história:
Meu pai faleceu quando tinha apenas oito anos de idade. Logicamente fazendo muita falta à minha formação como pessoa.
Já minha mãe faleceu recentemente, foi ela quem me criou para que chegasse aos dias de hoje, sendo assim seu apoio e sua presença me fazem muita falta.
O dia de finados amanhã me leva a pensar em assuntos pós vida.
Minha família tem jazigo no cemitério da Água Verde, construído quando meu pai faleceu, tem quatro gavetas. É assim o que podemos chamar de mausoléu da família De Luca.
Claro que pelo caminhar da vida temos ali vaga garantida, duas já ocupadas pelo meu pai e mãe. Uma minha e uma da minha irmã. Minha irmã faleceu em dezembro ultimo e por sua vontade foi cremada e isso tem me levado a uma profunda reflexão. Ser enterrado ou ser cremado?
Tanto pensei e cheguei a uma conclusão.
Eu quero ser enterrado. O que me levou a esta decisão foi a efemeridade da memória que deixamos aos nossos descendentes. Explicando melhor... Se você for cremado e suas cinzas jogadas em algum lugar, nem a referência de seus restos seus netos, bisnetos, trinetos terão.
Aquela situação; pelo menos no dia de finados irão saber que há um túmulo com o nome da sua família e quem sabe lembrarão do antepassado que passou por esta vida antes deles.
Vou avisar esposa, filhos e amigos.