Você sabia que a voz que você ouve quando fala não é a mesma que as outras pessoas ouvem?
Você sabia que sua imagem quando se vê num espelho não é a mesma que o restante do mundo tem de você?
Pois é. Parece besteira, mas são duas situações perfeitamente explicáveis. Vamos a elas...
A noção que temos sobre nossa voz está baseada no conhecimento que temos dela ao ouvi-la. Quando ouvimos nossa própria voz fazemos através da ressonância que temos dela dentro de nossa caixa torácica que é diferente de escutá-la diretamente ressonando no ar, o que ocorre com outras pessoas que nos ouvem. Por isso que quando escutamos nossa voz em gravações achamos estranho.
O mesmo ocorre com nossa sensação visual a respeito de nós mesmos. Para nos vermos usualmente utilizamos um espelho ou alguma superfície reflexiva. Só lembrando lá do segundo grau nas aulas de física; espelhos fornecem uma imagem invertida. Logo a impressão que você tem de sua própria imagem é uma imagem contrária à real e por consequência diferente daquela que os outros tem de você. Daí a razão de que quando vemos uma fotografia nossa acharmos algo diferente. É porque estamos habituados a nos ver sempre por uma imagem de espelho (invertida).
Alento: Pode ser que sua voz seja melhor ou pior do que você ouviu a vida inteira, e pode ser que você seja diferente do que pensa ser. Alerta: Não deixem os narcisistas lerem esta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.