Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Meu Habitat - Colégio Julia Wanderley
Colégio Julia Wanderley, ou Escola Estadual Professora Julia Wanderley. Todos os dias quando abro as cortinas visualizo as crianças que caminham para a escola. E saber que um dia eu também estudei lá.
Idos de mil novecentos sessenta e oito, e lá estava o pequeno Renato de avental branco indo para a escola. Uma época em que a escola pública ainda não estava sucateada e competia de igual com e rede particular. Lembranças memoráveis. Em especial algumas coisas que ficam gravadas na memória.
Uma delas as professoras, tínhamos duas por classe. A professora Rosely era a titular e a Yara a auxiliar. Yara, na moda, usava mini saias de couro deixando à mostra suas pernas para delírio da molecada.
Logo na metade do primeiro ano em que estudava no Julia perdi meu pai, tenho na memória a maneira como me tratavam depois do ocorrido, com oito anos não se entende muito de perdas e ganhos na vida, mas esta situação marcou. Ganhei um premio pela venda de uma rifa. Uma bola, e eu que não jogava nada de futebol passei a ter lugar garantido no time. Afinal era o dono da bola. Bela lição de poder.
Estudei no Julia por dois anos. Já no final do antigo “Primário” fiz o exame de admissão e pulei a quinta série, passei para o “Ginásio”. Fui estudar no Colégio Lins de Vasconcelos, em regime de semi-internato lá pereci por longos oito anos, mas isto é assunto para outro dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, Renato. Obrigado por postar a foto do Grupo Escolar Julia Wanderley, que era assim que eu o conheci quando lá fui alfabetizado em 1971. Morei em Curitiba por apenas 3 anos e jamais me esquecerei daqueles tempos.
ResponderExcluirMarcelo, Obrigado por seu comentário.
ResponderExcluir1971 foi o ano em que saí da escola. Lamentávelmente esta semana aquele busto da profª Júlia Wanderley foi retirado de seu local e colocado do lado de dentro. Deixaram uma faixa explicando a mudança: "Constantes depredações". Abraço.
Também estudei no antigo Grupo Escola Júlia Wanderley de 1955 a 1959, tendo depois ido para o Colégio Senac de Curitiba. Mas quanto ao Júlia Wanderley quantas saudades do tempo do guarda-pó branco e olha que ia descalço para a escola num trajeto de 800 metros, pois morava na Padre Anchieta no Bigorrilho.- Enfim bons tempinhos e por lá passaram pessoas realmente ilustres.- Valeu
ResponderExcluirTambém estudei de 55 a 59 e quando vou votar ainda sinto o cheiro do sagú da cantina!!!
ResponderExcluir