Certa vez, em um dos inúmeros treinamentos que participei, aprendi a ter foco nas ações. Quando temos um problema normalmente despendemos um monte de energia para resolvê-lo pois estamos focados no problema. Fica difícil encontrar uma solução. Ao contrario se focarmos na solução fica muito mais fácil. Para exemplificar lembro que o palestrante contou uma parábola empresarial na qual a NASA, agencia espacial americana, gastou muito dinheiro buscando uma solução para que seus astronautas pudessem escrever no espaço. A situação era complicada, pois sem a gravidade as canetas convencionais não funcionavam. Puseram suas equipes para pensar e como era esperado surgiram inúmeras soluções caríssimas. Canetas com ar, oxigênio e outras traquitanas. Entre seus cientistas teve um que resolveu o problema da maneira mais econômica possível. Sugeriu que se escrevesse com lápis. Estavam todos preocupados em resolver o problema de como escrever no espaço com caneta. Mas teve um que focou na solução que era escrever.
Percebem a diferença entre focar no problema e focar na solução?
Aconteceu aqui em casa. Sempre tive uma neura com o pão de forma. Não me conformava em ter que comer a primeira e a ultima fatia fazendo um sanduíche com a fatia seguinte ou anterior, já que não tinham aquela casca característica do final e do inicio do pão. Ficava um lanche estranho mesmo porque a primeira e a ultima fatia são de tamanho diferentes do restante do pão.
Hoje no melhor estilo cientista da NASA encontrei a solução.
Eureca!
Ao abrir novo pacote de pão, tirei e reservei a primeira fatia, ela só será usada quando chegarmos na ultima que faz par em tamanho com a primeira.
Dirá o amigo leitor: E se o pão tiver um número impar de fatias?
Respondo: Não tem. Eles são cortados por uma faca automática que corta os pães sempre com o mesmo número de fatias.
Genial! E lembre-se foco nas soluções e não nos problemas, mesmo que seja para resolver um problema bem cretino como o que resolvi.
Eu já tinha feito essa descoberta, pq as crianças sempre deixam as pontas, então não me sobra alternativa a não ser fazer um sanduíche com elas ,e fica bem melhor do que sem casca .
ResponderExcluirQue inutil! Hehe!
ResponderExcluir