Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Polícia para quem precisa



Querem um exemplo de policia eficiente?

Acompanhem o caso do assalto à lotérica ocorrido no ultimo dia quatro, aquela que fica ao lado da antiga sede da Polícia Federal, na Dr. Muricy. No assalto morreu um policial federal que lamentavelmente estava no recinto e tentou uma reação.


Bastou um policial ter morrido que a ação policial foi eficiente e rápida. Em menos de quarenta e oito horas (conforme reza a cartilha dos seriados policiais americanos) todo o crime estava solucionado com assassino e comparsas na cadeia, pobre destino, porém merecido destino. Hoje, abro os sites de notícia e vejo mais uma nota sobre o assunto, ontem prenderam uma funcionária da lotérica que participou co
mo informante do mal logrado assalto.


O que pretendo dizer citando este exemplo é que temos dois problemas a serem resolvidos para que tenhamos uma eficiente segurança pública. O primeiro é que nossa polícia é ruim, péssima, mal equipada, etc., enfim, tudo o que sabemos a respeito, e isto se reflete na execução de seu trabalho. Casos mal resolvidos e consequentemente bandidos soltos.
O mais grave é o que se comprova agora. A bandidagem ciente desta situação não respeita a lei e a ordem por ter certeza que o aparelho policial é débil. Por isto presenciamos diariamente eventos absurdos acontecendo em nossas cidades. É mais do que a certeza da impunidade, é convicção de que não existirá cobrança pelo ato ilícito praticado.


Não sei por que “cargas d´água” (expressão arcaica esta) a polícia federal entrou nesta parada, se por corporativismo ou se obrigação, mas como ela é muito bem aparelhada e treinada para azar dos meliantes foi muito fácil solucionar o crime o que comprova que se todos os casos fossem atendidos com e mesma eficiência a existência da polícia seria, por si só, um fator de redução da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.