Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Frases e pensamentos

O "Hammm"

Não é fácil ter espírito crítico e observador. Assistindo entrevistas nos programas de televisão tenho notado o vício que algumas pessoas têm de quando buscam alguma resposta fazer um som mais ou menos assim: “Hammm”. Depois encontram a resposta e dão sequencia a resposta.

Preste atenção é até muito comum. Parece que o som expressa um vazio quando na verdade é uma busca nos arquivos da memória. É como se o processador de seu computador estivesse com problema e toda vez que você ordena a abertura de um documento ou uma busca ele emite um som
de enrosco.
Pronto! Dito isto agora passa a ser engraçado.
Neste texto eu ainda gostaria de falar sobre, deixe-me ver, hammmmmmmmmmmm...
Bom dia leitor.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Amora

Isolando-se

Presta atenção você também nos carros que circulam em nossas ruas. Quase todos com películas nos vidros. Raros são aqueles que não as tem, é quase como um item obrigatório nos dias de hoje, os carros já saem das lojas com a película.

Uma maneira de se proteger? De obter privacidade? As duas situações?
Sim, as duas. Além da proteção contra possíveis ataques as películas dão aos carros certa privacidade. Você pode dirigir cantando, por exemplo, dando um mini show no trânsito. Você pode fazer aquela limpeza nasal (eca!), trocar de blusa no sinaleiro entre outras coisas que a privacidade lhe proporciona. Que a película lhe impedirá de ser roubado não é uma afirmação muito positiva, porém no caso de mulheres na direção é bem melhor não ser identificada como presa mais fácil para algum bandido. Eu recomendei que minha namorada colocasse em seu carro para aumentar sua segurança uma vez que ela sai tarde de seu trabalho em certas ocasiões.
O uso de películas torna os carros uma extensão de nossas casas. Você pode até cometer uma barbaridade curitibana no trânsito, os outros motoristas podem até te xingar que nem assim saberão quem você é. Porém cuidado. Conheço uma pessoa que colocou em seu carro uma película a prova de violação, é um tipo que protege mais o veículo impedindo que alguém quebre os vidros e acesse seu interior. Certa vez tentaram assalta-la numa esquina enquanto aguardava no sinaleiro. Ela pôs-se a fazer caretas para o pivete certa que estava protegida em seu carro. O sinal abriu e ela seguiu feliz da vida por ter se safado da armadilha. Ao chegar em casa descobriu que naquela manhã havia saído com o carro do marido que não tinha a mesma proteção. Salvou-a a irreverência.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tecno Zumbis

Sexta feira enquanto aguardava o 3858 para casa estava a observar os demais passageiros no salão de embarque. Fiquei espantado com a quantidade de pessoas que entretinham-se com seus computadores. Quando falo computadores quero fazer referência também aos smartphones, que nada mais são do que mini computadores de bolso.

Incrível como as pessoas se abstraem com estas maquininhas extraordinárias, no entanto na mesma proporção como as pessoas não se falam mais, ficam todas mergulhadas em suas telas de cristal líquido, verdadeiros zumbis. Já escrevi neste blog frase que explica a influência do computador nos relacionamentos entre as pessoas: “O computador te aproxima de quem esta longe e te afasta de quem esta perto”.
Sábado fomos a casa do Gilson, ele é dono de uma coleção inigualável de play backs. Diferentes dos videokês eletrônicos suas bases são todas originais, então quem canta sente-se como o verdadeiro artista. Valeu o convite, eu e Ká fomos muito bem recebidos. Voltarei, nem que não haja convite.
Grande semana para todos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Quem é o animal?

Pode falar o que quiser do Pit Bull, mas que o bicho é bonito é.
O casal foi fotografado pelo Cristiano na fábrica de um cliente em Santa Maria. Atenção para o brilho da pelagem e para o olhar da fêmea que esta postada a frente. Impressionante.
Detalhe, dóceis. É aquela história; quem estraga o animal é o outro animal, neste caso seu dono.
Amanhã tem show na casa do Gilson. Segunda feira eu conto. Bom fim de semana.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Diferenças

Ontem assistia um canal de TV comunitário. Apresentava-se um guitarrista que fazia solos com sua guitarra. No show ele tocava partes de músicas famosas de várias bandas de rock. O cara é realmente habilidoso.

Determinado momento ele solou a música tema da Euro Champions League, entrou no tema de futebol. Em seguida veio o solo do hino do Grêmio, notei que metade dos presentes se animaram, enquanto a outra metade calou. Em seguida foi o contrário veio o hino do Inter e a outra metade se calou.
Então a surpresa, em seguida ele mandou o hino do Rio Grande e todos os presentes acompanharam cantando alegremente. Fiquei surpreso, pois a mensagem era a seguinte: Antes e acima das paixões futebolísticas esta a união de todos pela nossa terra. Fantástico.
Aproveitando deixo meu comentário: Como o futebol e as tradições do Paraná são fracas. Aprende povo.


Hino do Rio Grande do Sul


Como aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade


Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra


De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo

Mostremos valor constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coleira eletrônica


Eu comprei um destes aparelhos de celular inteligentes, chamados “smartphones”. Estou encantado com seus recursos e principalmente com a acessibilidade que me oferece.

Primeiro que a partir de então passei a andar com um computador no bolso da camisa. Acesso a todos os meus e-mails, sites de internet e centenas de aplicativos. Aonde estou ouço só o “plim” que anuncia entrada de novo e-mail, ou seja não tem mais como não responder imediatamente a qualquer pedido. É uma maravilha. Será?
Maravilha mesmo são os aplicativos, tem de tudo desde um banal joguinho de Tetris a informações atualizadas de clima e situação de voos nos aeroportos e outros como organizadores, conversores de moedas e bíblia.
Interessante mesm
o é o que esta tecnologia faz por você. Outro dia estava num shopping e me interessei por um produto exposto na vitrine de uma loja, parecia ser uma boa oferta. Não convencido puxei o aparelho e fiz uma consulta de preços na internet. Descobri que o precinho não era tão bom como se mostrava ser. Um outro aplicativo bem interessante é um que me cadastrei e pela internet poderão rastrear minha localização, melhor dizendo a localização do celular, é a própria coleira eletrônica meu amigo. Quem não deve não teme, não é verdade?

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O dia do não, não poderia acabar diferente

Termino o trabalho e rumo ao flat. Faço meu caminho pela Free Way que leva até meu endereço. Mas hoje é o dia do "não", leia o texto anterior.
No que entro no tráfego da Free Way tudo parado. Ligo o rádio e ouço que tudo deve-se a paralisação do metroviários além do mais a Dilma (ela) a "presida" chegou a cidade e esta se deslocando pelo acesso. Não poderia ser diferente, tudo e isto e  muito mais, não é de ver que  um dos batedores da comitiva detonou a Harley Oficial na mureta da estrada. Deu dó de ver a HD esmirilhada no concreto. Gostaria de saber com mais detalhes o que e como aconteceu.
Será que era a Dilma na direção que fechou o batedor?
Demorei uma hora pra chegar em casa. Hoje definitivamente foi o dia do "não".

Não, não e não

Segunda feira do não.
Chego cedo ao aeroporto, quero voar. Não dá porque o aeroporto esta fechado.
Desembarco em Porto Alegre com duas horas de atraso. Preciso de um táxi. Não tem porque o sistema de trem urbano esta em greve e falta táxi na cidade.
Quero almoçar, mas não poderei porque já tenho reunião agendada e o tempo esta estourando, lá vou eu mergulhar num sanduba mesmo.
Quantos não receberei ainda hoje?
Não tem problema o fim de semana foi muito bom. Jantar dançante ao som do grupo Garrafão (eita nóis) foi muito divertido. Que vinho bom aquele rose. Nem dá dor de cabeça, dá dor no corpo todo.
Para animar uma foto das nuvens no voo de hoje. Só não vi os anjos pendurados nelas. Boa semana para você leitor.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tô voltando - Poesia

Voo 3858
Chego afoito
Eu e mais 138
Aeromoça bonita
Passageiro aflito e
Comissário esquisito
Sobe avião, já to mais perto
Tchau Porto. Oi Curitiba
Aperta cinto, solta cinto
Amendoim e suco, senhor?
Não. Absinto.
Aperta cinto, solta cinto.
Chegou voo 3858
Eu e mais 138
Avião parou a porta abriu
E eu parti como louco
Saio voando rumo pra casa
Eu e mais 138
Tem que desce em Curitiba
Alguém que fica em Fortaleza
E outros pararão em Manaus
Voo 3858
Levando desesperados pelo país
Como eu e mais 138
Afoito

terça-feira, 15 de maio de 2012

Lisboa aqui no sul

O Rio Grande do Sul esta passando por uma grave crise no sistema carcerário. Segundo informações é lamentável o estado das cadeias e prisões. Dizem os veículos de comunicação sobre o estado em que se encontram as instalações reprovaria o conceito do país perante os conselhos internacionais de direitos humanos. Isto para ter uma idéia da situação caótica que vivemos.

Pois bem, hoje escutava na Guaíba uma notícia que fala sobre a reforma de um dos presídios da capital. Foram alocados trinta internos com habilidades de pedreiro para consertar e refazer obras necessárias dentre elas o sistema de tubulações e esgotos.
Péra ái! Eu quero entender.
Detentos para fazer buracos e tubulações?
Seu condutor! Para o bonde que eu quero descer.
Não é possível, estamos em Lisboa ou em Porto Alegre?
Não senhores. Não é uma piada, é a confirmação de que nada esta tão ruim que não possa piorar. Passarão alguns meses e estaremos comentando o alto índice de fugas dos presídios gaúchos. Pelos buracos é claro.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aos torcedores de ocasião

Eu acho muito engraçado o comportamento das pessoas em determinadas situações. Todos sabem de minha paixão pelo Clube Atlético Paranaense (a paixão mais antiga), sou realmente fanático pelo time, porém o que ninguém se toca é que eu não sou aquele tipo de torcedor que fica curtindo com as derrotas de meus adversários. Já faz muito tempo que parei com este tipo de coisas, faz parte de meu amadurecimento como torcedor de futebol. Creio que todo torcedor um dia chegará a este nível superior. Nem aos amigos mais íntimos me dou o direito de pisar num momento de derrota.

Interessante num dia como hoje, que sucede a perda de um título de futebol, os torcedores de ocasião que se fazem presentes, gente que nem bem conheço mandando mensagens com frases batidas pensando que são os novos “Chico Anysio” do humorismo nacional. Recebi mensagens de todo jeito, de crianças, adolescentes, velhos, conhecidos, desconhecidos, homens, mulheres e indefinidos. Torcedores de sofá e de ocasião, torcedores que desconhecem o quanto é frio o concreto de uma arquibancada e que só são torcedores quando o time vai bem e é claro assistem aos jogos com suas nádegas confortavelmente acomodadas nos sofás de casa tomando sopinha de caneca.
Para todos vocês, que se acham os superiores digo que a essência de qualquer jogo é ter um vitorioso e um derrotado, logo não é sobrenatural ganhar alguma coisa. É do jogo. E assim é a vida, alias se tem algo que vale na vida é a teoria cíclica, ou seja, nunca se esta permanentemente no topo e nem menos no fundo do poço. Aprendam vendo a sua própria estória. E para finalizar este texto; bom pra finalizar quero fazer meus os versos da banda Pink Floyd na magistral canção The Wall que em seu ultimo refrão traduzido fala do local onde os senhores devem repousar.


“Atlético, minha paixão mais antiga. Paixão para sempre”.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sou filho da dona Pina

Eis que me surpreendo emocionado para escrever algumas palavras sobre o tema “Mãe”. Principalmente por ter uma mãe nonagenária e ter a inevitável sensação de que o dia da breve separação pode estar próximo. É muito interessante o sentimento de ser filho. Ser filho é ter um sentimento eterno de infância, toda vez que me aproximo desta mulher me sinto amparado pelo seu amor, pelo seu carinho.

Para falar da minha mãe dou um suspiro. Penso em toda sua trajetória quando um dia meu pai partiu e deixou em seus braços um menino com oito anos então. Não tenho dúvidas de quanto esta mulher renunciou, se dedicou para poder ser em uma só pessoa pai e mãe ao mesmo tempo. Embora não seja eu a imagem da perfeição que uma mãe pode esperar de um filho eu queria dizer: “Missão cumprida dona Pina”.
Sabem todos que com a idade os vícios e costumes se potencializam, o que popularmente chamamos de caduquice. Não é diferente com minha mãe como não será diferente comigo e com você tenha certeza. Pois bem, minha mãe sempre foi uma pessoa ligada à comida, por ter passado por duas guerras e por este fato ter sentido privação e por ter trabalhado toda sua vida com restaurante atualmente ela tem uma preocupação exagerada com comida. Fato que se reflete no armazenamento contumaz de alguns gêneros como óleo, massas, molhos e outras coisas. Eu mesmo costumo dizer que ela esta se preparando para a terceira guerra mundial tamanho é o estoque que tem em seus armários.
Todo domingo, véspera de meu retorno para Porto Alegre no ultimo ano, final de tarde passo em sua casa para dar um cheiro na minha menina. Ela sempre preocupada comigo me abastece com frutas e conservas que faz durante a semana. Não é raro despachar na minha bagagem de mão potes com berinjela, pimentão, mamão e torradas. O pessoal do raios-X do aeroporto deve me achar o maior farofeiro do trecho Curitiba – Porto Alegre, eu sempre argumento que tenho uma mãe italiana e que para ela eu estou indo para a escola. Sou filho da dona Pina, isto é o que importa.

Frases e pensamentos

"Mãe não desmancha o quarto do filho esperando que um dia ele volte para casa."
Recomendo uma passada no blog do Fabricio Carpinejar para escutar o comentário referente ao dia das mães. http://carpinejar.blogspot.com.br/
Dedicado às verdadeiras mães.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aeroporto ensaio

Algumas fotos do ensaio feito no Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre:




quarta-feira, 9 de maio de 2012

Valeu seu Manoel

Saio para correr a noite, retorno como sempre: no bagaço. Na entrada do hotel encontro um camarada que conheci no elevador. Trata-se do massagista do Fortaleza Esporte Clube, seu Manoelzinho. Uma simpatia em pessoa com seus 67 anos sendo 47 como massagista do clube.
Logo que chego ele me estende a mão. Peço desculpas, pois estou todo suado devido ao treino. De imediato ele manda a fala: “Não tem problema, pior do que pegar em mão suada é pegar em pé suado, e isto eu faço todo dia”. Pura verdade para quem trabalha num clube de futebol.
Falo que estou cansado e que sinto muito quando corro as diferenças de pisos das calçadas irregulares. Com seu Manoelzinho não tem problemas e ali na portaria do hotel pede que estique a perna sobre uma mureta e ganho uma relaxante orientação profissional. Subo para o apartamento para comer e dormir e agradeço pela oportunidade de ter conhecido figura tão simpática. Vale a nota no blog. Valeu seu Manoel.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O que os olhos não veem...

Chego ao hotel ao final da tarde encontro um time de futebol que se prepara para uma partida decisiva na cidade. Qual foi minha surpresa que ao ver todo o elenco sentado no restaurante tomando alguns litros de suco de cenoura. Tá bom achou irônica a expressão “suco de cenoura”? Estava tomando cachaça mesmo, mais precisamente uísque do importado.

Hoje cedo encostou um ônibus e todos embarcaram rumo a Gramado.
Gramado?
É Gramado mesmo, lá tem o famoso vinho da serra. Porque afinal eles perderiam a chance de dar uma passadinha por lá.
Prometo que vou acompanhar o jogo que acontecerá amanhã à noite, to interessando no resultado. Caso eles ganhem a partida todos os meus conceitos a respeito de futebol vão por água abaixo.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Frases e pensamentos

"A festa nunca acaba".

Histórica de Bernardo Carvalho, meu irmão de fé.

Auto ajude-se

Se você viaja de avião com frequência como tenho feito eu ultimamente note que a preferência por livros de alto ajuda que os passageiros leem é muito grande. Gostaria de saber as razões.

Eu mesmo confesso que algumas vezes saindo de algumas reuniões em São Paulo, a caminho de casa, comprei na livraria do aeroporto algum livro deste gênero. Um modo de buscar uma solução milagrosa ou aprender alguma coisa no curto espaço de tempo que separa Curitiba de São Paulo a bordo de um avião.
Sexta-feira ultima foi assim, enquanto voava de retorno observei quatro pessoas lendo seus livros ao redor. Foi custoso, mas consegui ler os títulos; e qual foi minha surpresa todos os livros eram de alto ajuda, um inclusive bem interessante intitulado: “Ninguém fica rico por acaso”.
Os americanos tem uma série de livros chamados “For Dummies”, você encontra tudo nesta série, de como fazer um ovo frito a como montar um planejamento estratégico. Interessante é significado da palavra “dummies” que traduzida quer dizer burros, idiotas, imbecis. Logo comprar um destes livros é assinar um atestado de burrice.
De certa forma, ao meu entendimento, ocorre o mesmo com livros de autoajuda, quem compra assina um atestado de ingenuidade, sendo que o único beneficiado é o autor do escrito. Não é mesmo Paulo Coelho?
Eu prometo se alguma vez encontrar alguém lendo O Príncipe ou o Capital de Marx farei um texto comemorativo. Seguirei procurando. E só para finalizar, próximo domingo é dia das mães, portanto lembre-se da sua. Boa semana a todos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Frases e pensamentos

"Depois do verão em Forno Alegre vem o frio".
autor eu mesmo

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A escola não te ensina tudo

Depois de um feriadão na praia, voltamos à labuta aqui em Porto Alegre (my second life). A bordo de mais uma aeronave da Azul com atraso na partida devido à neblina, desta vez em Porto Alegre, não dou sorte mesmo.

Na agenda de tarefas de hoje tive que fazer uma demissão. Tarefa das mais difíceis não importando se o demitido é merecedor ou não. É mais ou menos como bater pênalti em final de campeonato, quem deveria fazer é o presidente do clube e não o jogador. Neste momento tenha certeza você esta interferindo profundamente na vida das pessoas. Eu sempre penso que minha ação é para o bem das pessoas, que elas encontrarão seus caminhos e quem sabe possa até agradecer um dia pelo empurrão dado. Fecha-se uma porta, abrem-se outras.

Um desabafo: Concluí uma faculdade e duas pós-graduações, estudei muito, leio muito até hoje principalmente sobre meu trabalho, porém ainda não encontrei em nenhum manual ou livro quem ensine você a demitir uma pessoa do trabalho. Se você souber algo agradeço a indicação.