Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Auto ajude-se

Se você viaja de avião com frequência como tenho feito eu ultimamente note que a preferência por livros de alto ajuda que os passageiros leem é muito grande. Gostaria de saber as razões.

Eu mesmo confesso que algumas vezes saindo de algumas reuniões em São Paulo, a caminho de casa, comprei na livraria do aeroporto algum livro deste gênero. Um modo de buscar uma solução milagrosa ou aprender alguma coisa no curto espaço de tempo que separa Curitiba de São Paulo a bordo de um avião.
Sexta-feira ultima foi assim, enquanto voava de retorno observei quatro pessoas lendo seus livros ao redor. Foi custoso, mas consegui ler os títulos; e qual foi minha surpresa todos os livros eram de alto ajuda, um inclusive bem interessante intitulado: “Ninguém fica rico por acaso”.
Os americanos tem uma série de livros chamados “For Dummies”, você encontra tudo nesta série, de como fazer um ovo frito a como montar um planejamento estratégico. Interessante é significado da palavra “dummies” que traduzida quer dizer burros, idiotas, imbecis. Logo comprar um destes livros é assinar um atestado de burrice.
De certa forma, ao meu entendimento, ocorre o mesmo com livros de autoajuda, quem compra assina um atestado de ingenuidade, sendo que o único beneficiado é o autor do escrito. Não é mesmo Paulo Coelho?
Eu prometo se alguma vez encontrar alguém lendo O Príncipe ou o Capital de Marx farei um texto comemorativo. Seguirei procurando. E só para finalizar, próximo domingo é dia das mães, portanto lembre-se da sua. Boa semana a todos.

Um comentário:

  1. Bernardo Carvalho da Silva7 de maio de 2012 às 14:21

    Realmente é inacreditavel o numero de pessoas que busca ajuda nos livros! Acho eu que é uma tendencia humana procurar o porquê da sua vida nao ser pefeita e como melhorar com o minimo de esforço necessário! Existe sempre a esperança de encontrar uma fórmula milagrosa na primeira página de um livro de auto ajuda! =)

    Boa saida para os leigos, ou "dummies"! Haha

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.