Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Definições filosofais


Você sabe a diferença entre pagão, ímpio e ateu?
Pegou-me o questionamento na tarde ensolarada. Fui a caça das diferenças, vamos a elas, afinal este blog também é cultura.
Pagão é todo aquele que crê em outras divindades que não a católica, não é batizado na fé cristã. Os judeus tem um termo para designar a mesma coisa, eles denominam gentios àqueles que não creem no seu Deus.
O ímpio é aquele que não tem fé, esta falta de fé dá-se por desconhecimento, é mais ou menos um ingênuo da história, digamos como uma criança que não teve educação religiosa.
O ateu não crê em Deus nenhum, na verdade ele crê que nada crê. Analisando a palavra “ateu”, temos o “a” de negação e o “teu” de “Téo” que é Deus.
Se juntarmos as três possibilidades teremos uma salada mista. O ímpio pode ser tido como pagão. O contrário não tem fundamento, um pagão não pode ser um ímpio já que crê em outra divindade. Um ateu não pode ser pego nem por pagão, pois não crê em Deus nenhum e nem por ímpio, pois tem discernimento e livre arbítrio para entender que e o poderoso não existe. Ateu é ateu e pronto.
Pesquisando sobre o assunto encontrei a definição “deísta”. Deísta é o cara que crê na existência de um Deus, porém não segue religião nenhuma por não concordar com seus fundamentos. O deísta não é ateu, é pagão, é gentio, e não é ímpio.
Entendeu?

Um comentário:

  1. sou catolica ,mais adorei essa materia e bom ter conhecimento ,ótimo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.