Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Faz por carta

Antes de começar este texto, deixarei bem claro. Trata-se de um texto sério. Não é piada.
Na rádio hoje, enquanto dirigia, ouvi uma notícia. Dizia a repórter numa matéria em forma de anúncio de interesse público que a Câmara de Vereadores  de Curitiba fará um curso de três dias destinado a idosos. 

O objetivo é treinar os idosos a usarem seus celulares. E o destaque é que em três dias os participantes serão treinados como nunca foram treinados em outras oportunidades. E realmente três dias é um bom tempo para ensinar os mais velhos a usarem os recursos de seus celulares.
Dada a notícia e para finalizar a matéria os patrocinadores do curso informaram que as inscrições poderiam ser feitas por Whatsapp.
Péra aí!
O curso é para quem precisa se familiarizar com ferramentas do celular?
E se o candidato não souber nem mesmo escrever uma mensagem no aplicativo. Como é que faz?
Muito pouca gente irá se inscrever desta forma.

Não me contive. Chegando em casa, mandei mensagem no site da Câmara de Vereadores. Sugeri que as inscrições sejam feitas por carta.  



Conversas ao pé da cama

Então ela me vem com a provocação:
- Você tem ciúmes do meu passado?

A pergunta dentro de um relacionamento que já dura um bom tempo me provoca a pensar. Depois de idas e vindas no assunto, chego à conclusão.
Quando você se envolve com alguém que vem de outro relacionamento, você deve se relacionar com a pessoa a partir de quando você a conheceu.

Impossível apagar o passado de alguém. O que interessa é essa pessoa que agora está em minha vida e me faz bem. E pode até ser que ela seja importante por características e experiências que adquiriu em razão de outro relacionamento. Está tudo certo!
O importante é viver em paz, o importante é viver bem.



sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Quando me eleger...

Foi chamado para, diante do juiz, discutir a pensão alimentícia que deveria pagar para por na boca dos três pimpolhos o alimento de cada dia.

Inquirido sobre seu labor e suas rendas argumentou que trabalha bastante, mas que não poderia contribuir com nada para pagar o alimento daquelas almas inocentes. O meritíssimo ponderou: “Como pode um homem que tanto trabalha não poder prover o rancho de sua prole?”

Veio então a explicação: “Seo dotor!” “Sou homem muito bem quisto lá na vila em que moro. Por isso resolvi me lançar candidato a vereador nessas eleições. Assim que me eleger vou pagar a pensão pretendida”.

Diante do argumento o juiz perguntou: “E quantos votos o senhor acredita que pode fazer nestas eleições?”
A resposta: “A seo juiz, na associação de bairro tenho garantido 100 pessoas que irão votar em mim”.

O juiz não sabia se ria dada a ignorância do pai ou se chorava pelo sofrimento dos filhos. Curitiba, dois milhões de habitantes. O candidato tem cem votos garantidos e por hora não pode pagar a mísera pensão dos filhos. Só faltou pedir o voto do juiz.



quarta-feira, 25 de setembro de 2024

O segredo de Antônio e Leonor

Como adiantei para vocês. Concluí hoje meu curso de Como Escrever Crônicas. Publico aqui, em primeira mão minha primeira crônica que aliás será publicada no site do Clube Curitibano. local aonde teve o treinamento. 
Do curso saio com conhecimentos adquiridos que me darão sustentação nesta paixão que é escrever. E também numa auto análise, baseado em muito do que já escrevi, saio com a certeza de que escrevia crônicas e não sabia.. 

Fiquem então com minha primeira crônica publicada. O Segredo de Antônio e Leonor. Um fato real que me inspirou e que com algumas mudanças para salvaguardar pessoas e locais dei uma maquiada.
Boa leitura !


O segredo de Antônio e Leonor

A curiosidade e a imaginação foram responsáveis pelo desenvolvimento de grandes passos da humanidade. Digo; não fosse Ícaro os homens não teriam chegado na lua. Não fosse os homens da idade da pedra lascada não teríamos as facilidades que temos hoje. 

No condomínio em que moramos, temos uma área comum que dispõe os apartamentos uns de frente para os outros. Em frente ao nosso apartamento fica o apartamento de Antônio e Leonor, um casal de moradores antigos do prédio. Devo confessar, moro ali faz dezesseis anos e nunca vi nem as cortinas e nem as janelas do apartamento deles abertas. Isso me incomoda muito; aquele apartamento deve ser um criadouro de fungos e outras formas de vida microscópicas tanto que lá em casa apelidei Leonor de Leobolor.

Entre os demais vizinhos surgiram outras teorias para justificar a situação. Uma delas fala que Antônio conheceu Leonor numa casa de prostituição; e por tal razão a mantém reclusa dentro do apartamento já que tem receio que ela encontre algum ex-cliente.
Outro sustenta a tese de que o casal teve um filho e que está a muito tempo ausente de casa. Filho este que Leonor teria assassinado, o casal mantem o corpo mumificado num dos cômodos. 

Sejam lá quais forem as razões, fico aqui pensando. Chegamos à conquista do espaço e desenvolvemos tantas coisas fantásticas que só melhoraram nossas vidas. Seremos nós capazes de um dia descobrirmos o segredo de Antônio e Leonor?
Ops! Leobolor. 


- Renato De Luca -



domingo, 22 de setembro de 2024

Pensando alto - Agenda cheia

Sempre gostei de estudar, aprender coisas novas. Mas, confesso que para próxima semana ao ver minha agenda me surpreendi com as coisas que estou fazendo ao mesmo tempo. Seguem as atividades da semana.

Curso EAD de Avaliador imobiliário. Curso Técnicas de Escrita, presencial. Curso sobre entendimento da Guia Amarela, presencial. Curso EAD Gestor de Mídias Sociais.
No aspecto lúdico temos uma visita à exposição do Tutancâmon.

Considerando que tenho trabalho presencial em todos os dias da semana, fico pensando... Será que sobra um tempinho para escrever aqui?
E o que eu farei da meia noite às seis da manhã?
Dormir. 
Pronto achei um tempo!



sábado, 21 de setembro de 2024

Filosofando - Ingratidão

"Aprenda a viver com a ingratidão. Espere pouco de você, nada dos outros e tudo de Deus e você nunca vai se decepcionar com ninguém.  Quando fizer algo para alguém não espere retorno..."

Pastor Claudio Duarte



sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Frases e pensamentos - Duas em uma

Salve leitores!
Para vocês pensarem no seu fim de semana. Seguem duas frases que sugerem uma boa reflexão de sua parte:

"Às vezes, você é a pessoa que mais precisa daquilo que você oferece".

"Ninguém é você e esse é o seu super poder".




quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Frases e pensamentos - São Tomás de Aquino

 "Temo o homem de um livro só".,.. 

Dizia São Tomás de Aquino, em alusão aos ignorantes de sua época que achavam suficiente ler somente a Bíblia.
O mesmo vale para os dias atuais. E você tem lido muito?



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Erro de indução

Normal nas rodas de conversas masculinas falar sobre mulheres em relação a suas origens e seu desempenho sexual. Algo assim: “As brasileiras são boas de cama”, ou como se falava antigamente que as mais sexis e quentes eram as francesas.

Tremenda burrice pensar assim. Isso se chama tecnicamente de erro de indução que é quando pegamos o exemplo de um e generalizamos para o todo. 
Sendo mais direto e tomando o exemplo das brasileiras. É como se as mulheres brasileiras não tivessem problemas de frigidez como todas as mulheres do mundo inteiro estão sujeitas. Quer tirar a dúvida? Converse com um ginecologista, ele lhe dirá o quão grave é esse problema não só no Brasil como no mundo inteiro.

Portanto, burrice pensar e pior é falar essas asneiras. Existem mulheres bonitas, “calientes” e nem tanto bonitas e “calientes” em tudo que é canto.
Antes que as feminazi se pronunciem, o mesmo vale para os homens.



Projeto 2026 - Baku

Para que servem esses megaeventos esportivos e culturais?
Pois bem. No final de semana teve o GP de Fórmula 1 na cidade de Baku.
Baku é a capital do Azerbaijão, país pertencente a antiga União Soviética.

Pergunto... Quando que você se preocuparia em conhecer Baku se não houvesse uma promoção divulgando a belezas da cidade?
É para isso que os países e cidades se preocupam em participar de eventos mundiais; o interesse em divulgar e fomentar o turismo.

Vou dizer que no meu caso a intenção atingiu seu objetivo. Fiquei muito interessado em conhecer a cidade já que ela está dentro dos moldes das cidades que amo conhecer. Tem uma parte histórica com castelos medievais e outra moderna, onde a arquitetura se sobressai. 
Retornando de nossa viagem, já começamos o projeto de viagem para realizarmos em 2026. Havíamos conversado sobre Nova Zelândia e Japão, mas confesso que Baku me fez balançar na intenção. Difícil será convencer a esposa que não assiste Formula 1.



sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Facilities

Convenhamos, a vida está bem mais fácil devido as facilidades tecnológicas a nossa disposição.
Lembro que no passado para viajar precisávamos levar dinheiro em espécie. Então, era normal levar uma pochete colada ao corpo com dólares para converter no país de origem. 

Nessa viagem usei um cartão de débito que abasteci antes de partir. E durante a viagem usei meu celular para fazer os pagamentos. Confesso que estava ansioso com o funcionamento do sistema até fazer meu primeiro pagamento que aconteceu no aeroporto de chegada quando comprei o chip local do celular. Minha angústia estava no fato de não ter um cartão físico dele e por ter abastecido com os valores que antes seriam em dinheiro. Por precaução também levei um pouco, vai que...

Depois foi só alegria. Por aproximação consegui pagar até ônibus na Inglaterra. Sem contar que o sistema te informa o saldo e documenta aonde você gastou.
Passado esse estresse inicial, agora é só ir abastecendo a conta para a próxima viagem. Funciona.



Frases e pensamentos

"Aquele que te ama nunca te deixará. Mesmo que tenha mil razões para fazê-lo, ele encontrara uma razão para ficar ao seu lado".

Jacob Petry

Comentário: Quando deixei alguém é porque não amava. Se me deixaram é porque não me amavam. Todo mundo deixa e é deixado no decorrer de sua vida. É muito mais doído ser deixado do que deixar. Reflita!



quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Vamos morar em Zaragoza

Desta vez fiz um roteiro de viagem privilegiando os centros mais conhecidos, mas também parando em cidades com menor destaque no cenário turístico.
Isso nos proporcionou agradáveis surpresas como foi a cidade de Zaragoza na Espanha.

Zaragoza fica no meio do caminho entre Madri e Barcelona. Acabou se tornando um centro de distribuição que atende estas grandes cidades. Tem perto de seiscentos mil habitantes. Na cidade tem o santuário de Nossa Senhora do Pilar, uma igreja gigante. O centro antigo dela é muito interessante. E tem também um castelo otomano do século XI plenamente conservado, o palácio da Aljaferia. 
Adivinhem como fiquei lá?
Uma criança no parque de diversões. 

Ao final da viagem, viemos conversando sobre nossas experiências e concordamos que Zaragoza foi a maior e mais agradável surpresa que tivemos.
Moraríamos lá sem pensar duas vezes.



quarta-feira, 11 de setembro de 2024

El paranaense !

Para usar nos finais de semana durante minha viagem levei uma camisa do meu time do coração e uma da seleção brasileira.
A ideia era constatar o que haviam me falado; que o europeu gosta de muito de futebol e se descontrai quando encontra uma camisa de clube diferente.
Pois bem. Seguem minhas considerações a respeito do que aconteceu em duas situações nas quais estava usando essas camisas.

Um domingo na Plaza Mayor em Madrid estava usando a camisa de meu clube. Determinado momento minha esposa pediu para sentar um pouco e eu continuei fotografando o lugar. Então comecei escutar alguém me chamando: “Paranaense! Paranaense!”.
Eram três peruanos muito simpáticos que vieram falar comigo. Torcedores do Alianza Lima, time que levou alguns sacodes do meu Furacão nas competições continentais. Fizemos fotos e levamos um bom papo. Detalhe na América do Sul o meu time é conhecido como paranaense.

Na outra situação resolvi sair com a camisa da seleção brasileira em Portugal. Teve um encontro com o que julguei serem árabes que gritavam “Neymar” para mim, logo eu que detesto esse crápula. Mas, o que pegou não foi isso. Foi que a visão xenofóbica dos europeus ao ver que éramos brasileiros por conta da camisa que usava fez com que nos tratassem sem muita atenção. Situação bem interessante. Sabe aquela situação que você sente que se estive vestido com outra camisa seria melhor atendido?




terça-feira, 10 de setembro de 2024

Diferença

Para mim o relacionamento ideal deve ter uma diferença de idade pequena entre os envolvidos. Isso porque penso que sendo da mesma geração os interesses, gostos e afinidades facilitam o relacionamento.
Entre mim e minha esposa a diferença é de quatro anos. Assim, falamos de vivencias comuns, fomos atingidos pelas mesmas ondas de consumo e cultura.

Assim fico imaginando como deve ser um relacionamento no qual a diferença de idade é muito grande. Dez, quinze, às vezes vinte anos; que é quase como um pai se casar com sua filha. Na música um viveu o auge do rock, o outro ouve funk. É complicado.

Fato que quando vejo casais com essa diferença de idade observo um fato interessante. Sempre um dos dois tende assumir características que o tornem mais jovem ou mais velho. Em regra, o homem tenta parecer mais jovem quando ele mais velho e a mulher quando mais jovem tende a assumir ter mais idade. Seja lá o que for, fica estranho.



Viajar é cultura

Tem uma coisa interessante que observei nessa ultima viagem, especificamente pela Espanha. Para entenderem vou usar uma comparação.
Aqui no Brasil, se considerarmos os estados de norte à sul, temos um idioma apenas; o português. Sim. O nosso idioma o português é escrito da mesma forma seja em Manaus ou em Porto alegre. O que muda é a pronuncia quando falado, fato que chamamos de sotaque.

Pois bem, na Espanha, por onde passamos, isso não ocorre assim. Explico. Por exemplo, em Barcelona que fica na região da Catalunha não se fala e nem se escreve igual ao espanhol clássico que conhecemos e é falado em Madrid. Fato que ocorre semelhante em outras regiões. Logo temos um país não com vários dialetos, mas com vários idiomas diferentes.

Nada que dificulte entendimento do que se fala em Barcelona ou em Madrid, mas é uma característica muito interessante que mostra o sentimento regionalista que eles têm. Inclusive a região dos Bascos no passado próximo já tentou até a separação por meio de movimentos armados.  Viajar é cultura.







segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Frases e pensamentos

 "Um dia a gente se quebra todo. No outro a gente se remenda. Depois se   reencontra numa fase muito melhor.
  A vida é sobre isso. Se reconstruir e recomeçar sempre que for       necessário".



sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Óbidos

Como em todas as viagens o pitoresco é o que mais impressiona. Pois bem, alugamos um carro para ir de Lisboa até a cidade do Porto. O objetivo era cruzar Portugal passando por Fátima e Algarve.

Durante a viagem notei um castelo muito bonito situado no meio nada. Como estava na hora de fazermos uma parada, acessei o caminho que me levou até um supermercado para tomarmos um café. Fui me informando sobre a localidade e descobri que era um lugar chamado Óbidos. A cidade é conhecida por manter um castelo medieval dentro dos seus muros originais.

Quando descobri isso, balancei, afinal adoro castelos. E assim me dirigi para conhecer o tal vilarejo medieval no meio do nada em Portugal. Foi uma visita fantástica. Adoramos a inusitada parada e aproveitei para fazer muitas fotos para nossa recordação.Fica a dica. Procure sempre o inusitado. Você irá se surpreender.











Frases e pensamentos

"Toda dor pode ser suportada se sobre ela se puder contar uma história".

Hanna Arendt

Comentário: E assim vamos aprendendo a viver inclusive com a experiência de nossos maiores fracassos.



quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Conhece Badalona?

Badalona é uma cidade da periferia de Barcelona, fica distante uns catorze quilômetros dela e é a beira mar. Barcelona tem um hotel chamado Miramar, Badalona também. 

Chegando em Barcelona, vindos de Zaragoza, peguei o voucher do hotel afim de visualizar no Google Maps como faríamos o deslocamento até ele. 
Surpresa!
O resultado foi que estávamos hospedados, ao contrário do que pretendíamos, bem longe do centro de Barcelona. Mas, como já estava pago a solução foi aceitar o erro de quem fez a reserva e encarar o hotel Miramar de Badalona. E assim fomos.

Surpresa sim. Mas muito agradável
Encontramos em Badalona um local “não” turístico habitado por famílias que trabalham em Barcelona e tem a cidade com seu lar. A cidade é beira mar, e com um lindo calçadão no qual os moradores por serem espanhóis frequentam todo final de tarde levando seus filhos, idosos e pets para passear. Os restaurantes e bares atendem com preços bem melhor do que o centro turístico de Barcelona. Um povo muito simpático e educado.

E o melhor... Um sistema de transporte por trem que nos deixava no coração de Barcelona em apenas quinze minutos.
Uma agradável surpresa que tinha tudo para ser um perrengue.
Quem conhece Badalona?
Eu conheço.



Frases e pensamentos - Reflita

"O medo da morte é um sentimento inútil. 
 Você vai morrer mesmo, não adianta ficar com medo.
 Tenho medo de não ser produtivo."

Jô Soares



Xenofóbico

Tem uma coisa que vimos bastante na viagem foram imigrantes. Os países da Europa estão invadidos por indivíduos em busca de melhores condições de vida. São africanos, indianos, asiáticos de maneira geral. Diga-se, uns países mais invadidos do que outros.

O caso mais gritante é a Inglaterra. Fiquei em dúvida se conseguiria ver na população um mísero cidadão inglês. Aliás deve ter sido essa a razão que fez com a princesa Diana se envolvesse com o Dodi Al-Fayed, indiano.

Dos países que visitamos a Espanha é o que tem maior controle de imigração. A ponto de eles serem tidos como xenofóbicos. No entanto, você na Espanha verá espanhóis andando nas ruas. 

Acaba sendo uma coisa meio sem coração, vimos na TV local uma crise de imigração ilegal ocorrendo pelo estreito de Gibraltar. A polícia recebe os imigrantes ilegais com auxilio da Cruz Vermelha e imediatamente encaminha-os para um centro de devolução. Sem chance alguma deles poderem se fixar em algum lugar. É assim que funciona.




quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Aguardemmm

É amigos, cá estamos nós novamente. Como dizem: “De volta à realidade”.
Meu muito obrigado aos leitores que passaram a me seguir no Insta. Puderam acompanhar minhas peripécias mundo afora nesse período de ausência da palavra escrita aqui no blog.

Prometo, no decorrer dos próximos dias, contar para vocês detalhes dessa viagem incrível que fizemos. Teve muita coisa boa e pouquíssimos perrengues, graças à Deus. Visitamos três países, Espanha, Portugal e Inglaterra. Fato que deixa um saldo muito favorável de conhecimento e experiências vividas além da descoberta de novos lugares, novos sabores e novas amizades.

Até o inusitado se transformou num ótimo negócio quando a responsável reservou um hotel numa cidade errada fato que nos rendeu o descobrimento de um lugar que pouquíssimos turistas têm acesso. Esse será um dos assuntos dos próximos posts.  
Como dizia o agora saudoso SS: “Aguardemmmm”.