Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gauchismo (Pernas de anão)

Cedo hoje, discutindo vendas com a equipe, Cristiano um dos nossos colaboradores ao se referir a um pedido que entregamos parcial disse o seguinte: “Entregamos o pedido com pernas de anão”.
Confesso que demorei alguns segundos para sintonizar o que ele pretendia dizer, pois não estou habituado com este termo que designa algo feito pela metade. Baseado no princípio você pode pedir um café pernas de anão ou até mesmo mandar colocar gasolina pernas de anão.
Ai meu Deus! Quantas coisas ainda hei de descobrir de interessante nesta terra? 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Golpezinho chinfrim.

Estava almoçando hoje quando comecei a receber ligações a cobrar. Era um número estranho, com DDD 081. Não atendi, porem insistentemente ligavam para meu número, umas dez vezes pelo menos.
Sabíamos que era uma ligação proveniente de algum presídio tentando dar um golpe do tipo: “seqüestramos seu filho”. Antes liguei para meus filhos para certificar-me de que estavam todos bem, felizmente falei com os dois ao telefone.Tá bom, quer saber de uma coisa vou falar com estes loucos, afinal isto poderá render um bom texto para o blog.
Atenderam o telefone e foram logo falando com voz cheia de gíria que haviam seqüestrado meu filho. Ao fundo uma voz chorosa, como se fosse uma bichinha falando murmurava palavras que não conseguia entender. Eu como estava prevenido perguntei: Vocês seqüestraram o Antonio? Com o que o meliante concordou e pediu cinco mil reais a serem depositados numa conta bancária.
Não me contive e parti para a gozação. Primeiro disse que meu filho não se chamava Antonio e que não tinha voz de travesti, que este golpezinho é coisa de bandido pé de chinelo. Depois disse de minha satisfação em saber que eles estavam presos enquanto suas digníssimas esposas e mães encontravam-se prestando serviços corporais por algum beco da cidade. Posto isto creio que desistiram de falar comigo, devem ter tirado meus dados de seu cadastro e colocaram uma observação: Cliente mal educado. Cuidado.
Não encorajo ninguém a reagir a algum tipo de assalto, roubo, seja lá o que for em que um cretino esteja armado, mas convenhamos que maravilha é o telefone, poder dizer o que sente para um animal deste nível é tudo de bom.
Serviço: O número do qual ligaram termina com  081-XXXX 1742. Fique esperto.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aeromoças nem tão moças assim

Um dos mitos em relação a profissões é o mito das aeromoças. Os mais antigos haverão de concordar comigo. Sempre muito se falou a respeito das profissionais que são mulheres bonitas invariavelmente, educadas e excelentes amantes.
No atual contexto das companhias aéreas, tipo low coast (pop airlines) ser aeromoça perdeu lá o seu glamour. Em algumas empresas que cobram pelo lanche servido a bordo elas estão muito mais para garçonetes do que para aeromoças propriamente ditas. Porem algumas companhias preservam a pompa da função, é o caso da TAM e da Azul, nesta empresa até a vestimenta das aeromoças é retro. Você ao vê-las passar pelos saguões de aeroportos tem impressão de que elas embarcarão no avião do filme Casablanca.
As empresas tem suas políticas de recursos humanos e umas destas empresas mantêm em seus quadros funcionários com experiência na função. Especificamente no cargo de aeromoça você depara, às vezes, ao contrário do esperado com uma jovem senhora. Foi o que ocorreu comigo no vôo que fiz na ultima sexta feira. Uma das aeromoças tinha quase cinqüenta anos, sendo assim coloquei-me na função de observador social.
Notei que já não tinha a beleza impactante e plena de fetiche que as mais jovens despertam, porém tinha no rosto uma serenidade compensadora, uma mãezona orientando os passageiros como se fossem seus filhos. Não perdeu a graça, conquistou serenidade. É como o jogador de futebol que envelhece, passa a jogar com a sabedoria enquanto os mais novos precisam correr mais para realizar a mesma coisa. E assim elas fazem seu trabalho com simplicidade e naturalidade sem par uma vez que os anos a mais são gratificados pela segurança e pela experiência adquiridas.  

And the Oscar goes to...

And  the Oscar goes to: Muppets.
Qua. Qua. Qua. Ou como diria Luciano Hulk: Pó. Pó. Pó. Pó. Pó. Pó.
Quando é que brasileiro vai aprender que Oscar é um premio promocional para divulgar filmes “americanos” que preferencialmente divulguem a cultura americana?
Ficaram todos acordados para ver a competição entre o sapo dos Muppets e a arara do filme Rio. Nem o turbante de Carlinhos Brown foi capaz de reverter o que já era esperado. Deu gringo de novo, e dará sempre. Pode acreditar.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Feliz Aniversário Lule!

Em Curitiba para o final de semana comemorando o aniversário de meu filho Luciano. Um almoço daqueles em Santa Felicidade. Você não conhece, precisa ir lá ver as famílias curitibanas apinhadas na espera de uma vaga para comer frango com a mão. Parabéns ! Super filho.
A foto da aba 1 Click a Day é em sua homenagem hoje.
Pensei que fosse passar o fim de semana a pé em razão da troca de meu carro, mas que nada andei de carro diferente todos os dias. De Astra, de Peugeot e de Fox. Quer saber de uma coisa? Com tanta facilidade assim vou cancelar a compra de meu carro e andar só na carona dos outros.
Dizem: “Quem tem padrinho não morre pagão”. Deve ser meu caso.
Amanhã cedo ainda resolvo detalhes do meu novo brinquedinho e depois bandeio-me para os pampas.
Boa semana para todos.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Oração do fim de dia

Hoje trata-se de um dia muito especial para mim. Um dia de conquista e que marca uma recuperação. De tal forma, movido pela emoção e também pelo agradecimento fiz esta singela oração que publico abaixo:

Obrigado senhor por mais este dia.
Tenho uma família linda, saudável, vivemos em harmonia.
Tenho amores verdadeiros. Amo e sou amado.
Um trabalho que me realiza e me sustenta.
Conquisto o que almejo com honestidade e determinação.


Caso tenham gostado apropriem-se dela, fiquem à vontade.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Diferença

Quer saber o que é força do esporte? 
O clássico Atletiba foi marcado para uma quarta feira de cinzas no horário das sete e meia da noite concorrendo com o grande programa Hora do Brasil.
O Grenal aqui no Rio Grande que reúne Grêmio e Internacional acontecerá na mesma data só que em horário nobre e transmitido para todo o estado, pois os times tem forte representatividade em todo o Rio Grande.  Aí reside a diferença de poder, representatividade e força entre o futebol dos dois estados. Enquanto um é renegado a segundo plano agitando uma cidade o outro move paixões em todo o estado. Acredite aqui no flat tem hóspede que veio só para assistir a partida.
Tentei comprar ingresso para fazer às vezes de meu compadre na torcida gremista, porém foi impossível, estava tudo esgotado. O negócio foi ficar no computador ouvindo minha paixão mais antiga.

Frases e pensamentos


Nota do blogueiro - Dizia Khalil Gibran: "A verdadeira arte de contar piadas esta no ouvido de quem as ouve e não na boca de quem as conta".

2012 começa agora

Voltando do feriado de carnaval encontro Porto Alegre sob chuva. Fazia tempo que não encontrava a cidade assim. Na noite de terça para hoje dormi muito mal, se consegui pregar os olhos por duas horas, duas horas e meia foi muito. Sorte que semana passada comprei um apoiador de pescoço para poder dormir com mais conforto nos aviões. Foi uma super compra. Sentei em Curitiba e acordei em Porto Alegre, recuperei uma hora de sono.
Até sábado em Curitiba estou a pé, dependendo do transporte público, até quando chegar meu carro novo. Fazia tempo que não sentia o prazer de trocar de carro, e muito embora eu não me ligue muito nestas coisas estou ansioso. Por conta de tropeços precisei regredir nas minhas preferências automobilísticas agora dá para sonhar novamente. Aguardem-me.
Thanks God. Eu mereço.
O carnaval foi pleno de coisas certas. Deixei de ir para o litoral na muvuca, escolhi horários e dias alternativos. Saí de casa no sábado à noite rumo a São Chico, uma sábia decisão, retornei ontem (terça) pela manhã, diga-se outra sábia decisão. O clima, como há muito não fazia, ajudou demais na curta temporada próximo ao mar. Diverti-me muito com Kátia e companhia limitada. Sem precisar dedicar uma hora para acompanhar desfiles e outras manifestações alegóricas. Fiz coisas que adoro, namorei, corri e cozinhei. Ainda consegui na terça, já em casa, dedicar tempo para minha filha, minha mãe e Amora (a neta felina).
Posto isto, retorno a rotina. Como as coisas neste país só acontecem depois do carnaval desejo a você leitor um Feliz 2012. Vamos trabalhar Brasil porque nos supermercados já podemos encontrar os ovos de páscoa. O tempo voa como ando voando ultimamente.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Frases e Pensamentos


Nota do blogueiro: Com o que concordo em gênero, número e grau.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Deixem-me me paz neste carnaval

Ah o carnaval. O que dizer dele senão que eu não entendo e não gosto dele. Não entendo porque as pessoas, na sua grande maioria, quebradas no banco, mais quebradas no cartão de crédito saem comemorando o quê? Saem gastando o que não têm. Dizer o que do executivo que abandona seu terno e põe a roupa da prima para embriagado expor-se ao ridículo nas ruas do seu bairro.
Ah o carnaval. Em que os jovens ficam expostos ao álcool, as drogas e a violência. Beijar dezenas de anônimos como se fossem seus grandes amores, nem que seja por uma noite, pior, nem que seja por uma hora, um minuto apenas. Viva a banalização do beijo. Pergunto-me: Qual será o próximo ato de carinho a ser banalizado pelas próximas gerações?
Maledicentes dirão: Você já curtiu o carnaval que eu sei. Eu vi.
Ao que respondo: Sim. Numa época em que dançávamos carnaval num salão, tal qual índios numa taba. Era tão inocente. Vieram os filhos, a consciência adulta e mudei. Hoje eu odeio carnaval. Deixem-me em paz neste carnaval.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Durma com um barulho destes.

Quer saber o que é calor? Acordo cedo, perto das seis horas todos os dias, quando abro a janela do apartamento para dar uma arejada no cheiro das cobertas recebo aquele bafo. Apesar de estarmos no verão coisa rara, os termômetros marcavam vinte e cinco graus. Imaginem o dia que teremos.
Se assim continuar teremos um carnaval daqueles. E se quiser saber o carnaval de rua aqui de Porto Alegre é muito mais animado do que o carnaval curitibano. Não é aquela Brastemp de carnaval, mas é bem mais organizado e animado. Eu ainda não entendi como é que nenhum prefeito de Curitiba decretou a morte e sepultamento do carnaval de rua de nossa cidade. Não tem alcaide macho na cidade.
Para terem idéia da diferença do carnaval de rua entre as duas cidades é que os três principais candidatos a prefeito de Porto Alegre desfilarão numa escola de samba no desfile de rua. No caso de Curitiba se algum candidato resolver dar a cara numa escola de samba ficará feio na fotografia tamanho a miséria e desqualificação de nosso concurso.  Como bem diz meu filho: “Qualquer velório em Curitiba, depois das três da manhã, é mais animado do que uma escola de samba”.
Durma com um barulho destes.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Na condição masculina é bem mais fácil

Já estou em Porto gente! Quero deixar um registro do final de semana festivo que tivemos. Foi formatura da Bárbara, formou-se em Direito e tivemos as solenidades festivas. Missa, jantar familiar, colação de grau e o baile. Tem que ter um pique para agüentar tanta coisa, e olha que eu reclamo sendo homem, sabe como é: É só jogar o terno e esta pronto. Imagine as mulheres o que sofrem? Cabeleireiro, manicure, vestido... Uhu! Viva a condição masculina.
Domingo para restaurar os baixos níveis etílicos exigidos pela sociedade fui caminhar logo cedo. Saí de casa e junto com Luciano fomos até o centro da cidade, vazio, mas muito agradável, tem uma imagem na aba “1 click a Day” documentando o evento. Interessante no domingo cedo são as comunidades de árabes e libaneses que se encontram para conversar no calçadão. Você tem a sensação de estar no oriente médio sem atentado bomba, é claro.
Feito o domingo como deve ser, inclusive com vitória e liderança do campeonato do meu time, fato que fazia um tempo não acontecia, arrumo a bagagem e ao som do tema do fantástico desmorono na cama enfim.
Vai fazer o que no carnaval?
Eu já tenho o programa: na volta conto.
Boa semana amigos.   

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vida boa é em Taquara


Minha atividade profissional tem me levado para vários cantos deste país. Vendendo, gerenciando já estive trabalhando até no sertão nordestino e algumas cenas que presenciei ficarão marcadas para sempre na minha memória.
Semana passada estávamos realizando um trabalho numa localidade próxima a Porto Alegre, eu e Cristiano o colaborador de nossa filial. O lugar chama-se Taquara e é conhecido como o centro fabril de piscinas do sul país. Como o processo de fabricação de uma piscina pede muito espaço é comum que estas empresas estejam instaladas em sítios com imensas áreas verdes.
Com muito calor e a caminho de um destes clientes observamos que nas casas à beira da estradinha as pessoas sentadas em cadeiras confortáveis sem fazer nada mesmo tratando-se de uma terça feira normal. Enquanto nós sacolejávamos em busca de resultados e margens financeiras interessantes para nossa empresa aquela gente estava lá sentada com a cabeça a sabe-se lá aonde curtindo a vida sem muitas preocupações.
Fato fez me lembrar de uma estória que certa ouvi: Numa praia deserta havia um pescador dormindo numa rede. Um turista chegou até ele e perguntou o que ele fazia ao que respondeu que descansava. O turista então tentou convencê-lo de que se começasse a pescar poderia ir aumentando seu negócio e em alguns anos estaria com uma bela poupança e poderia enfim descansar. Terminado seus argumentos o pescador pensa um pouco e dispara: “Moço! Porque vou ter que trabalhar tanto, guardar dinheiro, me preocupar para lá na frente descansar se hoje já estou fazendo exatamente isto?”
Acho que os moradores de Taquara conhecem bem esta estória.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Verdades que não nos ensinaram


Meus pressentimentos estão se confirmando. Apesar de ter vivido minha juventude na década de setenta, um período em que os jovens cultuavam um cidadão chamado Ernesto Che Guevara como ícone da liberdade e da justiça estampando em camisetas e pôsteres seu rosto e sua máxima: “Hay que endurecer, pero sin perder la termura jamás”.
A foto do líder guerrilheiro foi estampada pela primeira vez numa camiseta por um estilista de moda italiano e tornou-se um hit da geração. Incongruência vender camisetas pelo mundo todo com a estampa de um revolucionário comunista.  É no mínimo engraçado.
Fosse só engraçado seria pouco. Problema é que no livro que estou lendo Historia Politicamente Incorreta da America Latina tem um capitulo dedicado a Che. Para azar dele, o Che e de todos seus seguidores sua história é muito detalhada porque ele manteve um diário rico de informações e detalhes sobre sua vida.
Sabem quem foi verdadeiramente Che Guevara?
Um assassino violento. Tem contabilizado 144 (cento quarenta e quatro mortes) execuções em seu nome. Dentre suas vítimas, colegas de guerrilha, inimigos e até um menino de catorze anos que reclamava o fuzilamento de seu pai. Perseguiu homossexuais e junto com Fidel quase lançaram o mundo numa guerra nuclear quando pediram aos russos para instalar mísseis nucleares apontados para os Estados Unidos, fato que não se consumou porque os próprios russos temeram por esta insanidade.
Não em dimensão, mas em intenções, este camarada e seus capangas poderiam ser comparados a Hitler e Cia caso suas intenções fossem levadas adiante. Num mundo e num tempo de poucas informações a estampa do Che era empunhada em campanhas pacifistas e de luta como que personificando a pureza, a paz e determinação por um ideal. Porém, nos dias atuais de tanta informação carece de ser analisado sob pena de endeusar um crápula da história. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Frases e pensamentos

Igreja canoniza o novo santo que protegerá os veranistas.
Trata-se de São Down.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Assim segue a vida. Não. Assim segue o baile.

Filosofando cheguei a seguinte comparação. A nossa vida de relacionamentos deve ser comparada a um baile. Tem vezes que você no salão encontra uma pessoa e a tira para dançar. Com ela encontra afinidade e dança até o dia raiar. Por vezes você tira a pessoa para dançar, fica um tempão rodopiando pelo salão, e lá pelas tantas da madrugada a pessoa dá uma pisada no seu pé, você acaba descobrindo que além de grosseira ela tem mal hálito. Fica desolado, vai embora, fica por um tempo sem sair de casa, curando a decepção, porém um dia você acabará sentindo vontade de dançar novamente.
Talvez, após uma decepção destas você vire aquele freqüentador de baile que quer apenas dançar. Quanto mais, melhor, e sem se perpetuar com uma parceira apenas. Mais cedo ou mais tarde você, dançando com várias moças, poderá encontrar aquela que virá a ser o seu novo par. E com muita sorte você e ela estarão prontos para dançar por muitas noites sem pisar um no pé do outro e tomando o cuidado de não atravessar o ritmo, e se acaso o fizer será sempre com um sorriso no rosto para não estragar o baile todo.
Assim segue a vida. Não. Assim segue o baile.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Declaração de felicidade

Foram quatro dias maravilhosos em Curitiba. Estava sentindo saudades de ser curitibano. Correr no parque, pedalar pela cidade, almoçar em Santa Felicidade, tomar chopp com os amigos, comer pastel na feira domingo cedo. Voltar às raízes nem que seja só por um fim de semana.
Hoje bem cedo já estava no avião vendo a cidade se distanciar, na manhã fresca trago na bagagem saudades das coisas e das pessoas que amo. Meus filhos, minha namorada, meus amigos, meu time do coração. “Tchau Curitiba. Buenas Porto Alegre”.
Não me obrigam a ser assim, a ter esta vida louca, faço porque também amo meu trabalho. E aqui nesta terra, na razão inversa do que fizeram tantos migrantes, vou construir meu eldorado para um dia poder enfim repousar.
Com esta declaração de felicidade pessoal desejo a todos uma boa semana. 

obs.: A imagem deste texto é uma homenagem ao melhor pastel de feira da cidade. Na aba 1 click a day tem uma surpresa ainda melhor.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Livros

Fui à livraria, pela internet é claro, comprei dois livros. Quem me conhece sabe que adoro história. Encontrei dois livros bem interessantes que acabei adquirindo: Guia politicamente incorreto do Brasil, e, Guia politicamente incorreto da America Latina.
São dois livros bem interessantes porque contam a história pelo lado avesso. Explicando; conta detalhes de personagens e passagens de nossa história que não são ensinados nos livros convencionais. Um exemplo; Fidel Castro ditador cubano derrubou Fugêncio Batista sob a bandeira do capitalismo e depois de um ano de aplicada a revolução entregou Cuba ao controle russo. Muito interessante, podemos dizer que são livros que tratam da história por de trás da história. Estou adorando. Livro bom, leitura leve ideal para ler no avião quando não estiver dormindo.
Bom fim de semana.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida. .. Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....

Francisco Buarque de Holanda