"Classe média no Brasil é o pobre premium".
Este é um espaço de expor idéias, desenvolver projetos, discutir, relembrar, entreter-se, rir, chorar, pensar. Aqui você encontrará de assuntos sérios aos mais banais, tratados com bom humor e simplicidade sob a minha ótica, o que necessariamente não quer dizer que sejam verdades absolutas. Divirtam-se.
segunda-feira, 31 de maio de 2021
sábado, 29 de maio de 2021
Negócio da China
Quatro meses antes do anúncio oficial da pandemia mundial cientistas de Wuham procuraram hospitais acometidos de uma doença desconhecida. Segundo agências investigativas eles estudavam um novo vírus e o objetivo era antecipar a criação de uma droga para combater esse vírus.
Meus amigos, estamos falando de China. Todos conhecemos a fama dos produtos chineses, a qualidade dos materiais e da mão de obra daquele país. Dizem que para fazer esse estudo os cientistas deveriam estar praticando um nível de segurança classificado como "4", mas praticavam o nível "2". Não me assusta saber disso principalmente em se tratando de China.
O fato é que Wuham já está livre da pandemia, por lá todo mundo está levando uma vida quase que normalzinha, enquanto nós vivemos esse caos. Isso cheira a uma hipótese muito citada no mundo dos negócios: "Criamos dificuldades para lhe vender facilidades", só que nessa situação fica assim: "Criamos a possibilidade da sua morte para lhe vender a sua chance de viver". Quer comprar?
sexta-feira, 28 de maio de 2021
Filosofando - Conhecimento e Sabedoria
A diferença entre conhecimento e sabedoria:
Conhecimento é saber que o tomate é uma fruta.
Sabedoria é não coloca-lo numa salada de frutas.
Aos velhos do bingo clandestino
Tenho sessenta e um anos de idade, vacinado, mas continuo me cuidando em todos os sentidos. Sigo à risca as orientações sanitárias, talvez, o único local de risco em que me exponho seja a academia, mas encaro o exercício físico como algo a mais para manter minha saúde, portanto vale a pena.
Ontem, aqui em Curitiba, fecharam um bingo clandestino e dentro estavam cento e vinte idosos. Não, você não está lendo errado, cento e vinte velhos fechados num ambiente sem ventilação praticando seu vício. A pergunta é: O quê fazer com esses velhos FDP?
Legalmente, assinaram um termo circunstanciado, foram multados em R$500,00 pela falta de uso de máscaras e só. Presumo que a maioria desses cacos humanos já haviam sido vacinados, pois deveria ser tirado o direito da segunda dose àqueles que ainda não receberam. Pouco né? Que tal uma surra de vara de marmelo como fariam nos países islâmicos xiitas?
Sei lá. Nessas horas agradeço por não fazer parte das forças de segurança. Eu teria muitos problemas. Enquanto isso, sigo me cuidando.
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Jaime Lerner - O político que transformou a minha vida
Morreu Jaime Lerner o político que influenciou demais a minha vida través de seus atos e obras.
1- Foi o governador que outorgou a concessão das rodovias à iniciativa privada, pedágio. Íamos todos os finais de semana para praia e lembro, de uma hora para outra, o custo com pedágio passou a representar cincoenta por cento da despesa com combustível gasto no trajeto. Não a toa as rodovias do Paraná são as que tem o maior valor do pedágio no país e felizmente essa concessão esta prestes a terminar. Essa medida desestimulou o crescimento do litoral paranaense que se manteve no estado lastimável até hoje, tanto que atualmente fujo de lá.
2- Privatizou o Banestado. Com a privatização, vendeu o banco ao Itaú. Minha esposa à época perdeu seu emprego no banco o que afetou significativamente a renda da família. Além do que, a impossibilidade de sua recolocação no mercado trouxe um desconforto a mais em nossas vidas. Tempos difíceis.
3- Tem dois anos comecei a trabalhar com turismo e reencontrei Jaime Lerner em minha vida. Dessa feita positivamente, pois vivo a divulgar a cidade que atrai turistas para conhece-la devido à obras implantadas em seus governos. Curitiba é reconhecida mundialmente por seu planejamento urbano e seu sistema viário e de transporte público que todos querem conhecer.
Pânico e desabafo
Hoje pela manhã gelei, mas não foi de frio, foi de medo. Medo da doença. Minha diarista em mais de cinco anos atrasou pela primeira vez. Pontualmente ela chega às sete e quinze e hoje chegou às oito horas. Quarenta e cinco minutos de pensamentos ruins. Felizmente foi porque perdeu a hora de acordar, mas passou pela minha cabeça um turbilhão de possibilidades.
Sim; estamos afetados pelo vírus maldito, é ele influenciando nossas vida. Próximo a nós temos três pessoas internadas. Eu tenho um colega, dono de agência com menos de trinta anos e comorbidade respiratória. Kátia tem dois médicos com problemas renais baixados em hospitais. Um é seu primo, outro seu cunhado, sendo que esse está entubado e ambos tem comorbidade renal e são vacinados com as duas doses da vacina.
Aonde vamos parar?
Cidades lotadas de moradores de rua. Hospitais lotados. Falta de testes. Falta de vacinas. Falta de atitudes coerentes de nossos governantes.
Até quando? Até quando?
Frases e pensamentos - Estatística
“A estatística é um método sistemático para se ter uma conclusão errada com 95% de confiança.”
“A diferença entre um economista e um estatístico é que as pessoas acreditam no que os economistas dizem sobre o futuro, mas não no que os estatísticos dizem sobre o passado."
“Pelas estatísticas, o lugar mais perigoso é a cama, porque é onde mais se morre.”
“Se 33% dos acidentes de trânsito envolvem motoristas embriagados, isso quer dizer que 67% estão sóbrios. Portanto, dirigir bêbado é bem mais seguro”.
terça-feira, 25 de maio de 2021
Frases e pensamentos
domingo, 23 de maio de 2021
Frases e pensamentos - Deus
"Deus e a resposta para todas as perguntas sem respostas"
Ferreira Gullar
sábado, 22 de maio de 2021
Filosofando - Vacina e dominação
Mais um final de semana de confinamento. Estou me sentindo um BBB dentro da minha própria casa.
Já começo acreditar que a Márcia Huçulack e o prefeito Raphael Greca estão fazendo coisa errada na condução das medidas contra pandemia. Pra ser ser bem sincero, meu saquinho está começando encher.
A vacinação caminha à passos de cágado (o animal que parece uma tartaruga). Sim, eu acredito que exista uma conspiração mundial para dominação econômica e política através do fornecimento da vacina e nessa relação estamos sendo punidos por inabilidade de nossos governantes na condução da crise.
Meus amigos, a vida está complicada. Bom final de semana a todos.
sexta-feira, 21 de maio de 2021
Eu e minhas conjecturas
O Brasil não aprovou o uso da vacina russa Sputinik-V. No entanto, ela será produzida em Guarulhos para ser vendida a outros países da América do Sul, serão 100 milhões de doses até o final do ano. Isso não chega a ser um grande absurdo pois trata-se de uma estratégia comercial ditada pelos russos do laboratório Gamaleya.
Eu quero acreditar que nenhum frasco da Sputinik-V vá ficar em território nacional e ser vendido no mercado negro, o que comprovaria minha tese de que um dia pagaríamos pela vacina. Aguardem novas informações à respeito.
quinta-feira, 20 de maio de 2021
Sertanejo X Funkeiro
Prefiro mil vezes ter um filho sertanejo do que um filho funkeiro.
O sertanejo é um estilo de corno, prega as relações mal resolvidas e quando muito manda o cara pro bar encher a cara de cerveja e cachaça. O Funk é estilo favela, das camadas sociais que vivem das benesses do tráfico e prega a criminalidade como coisa boa, ostentação, abuso da imagem da mulher, consumo de drogas.
O sertanejo enche a cara e vai pra cama. O funkeiro cheira tudo e vai para o parapeito... e pula.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
Filosofando - O segredo de viver em paz
Aluno: Mestre! Qual o segredo para viver em paz?
Mestre: Não discuta com idiotas.
Aluno: Eu discordo.
Mestre: Sim, você tem razão.
Frases e pensamentos
terça-feira, 18 de maio de 2021
Amadurecimento masculino
Recentemente li no site da Gazeta do Povo uma matéria que falava sobre as fases do amadurecimento masculino. Segundo a matéria as fases são: “filho amado”, “caubói”, “guerreiro”, “amante”, “rei” e “sábio”.
Hoje estive na clínica de meu filho, enquanto conversávamos chegou uma paciente em emergência. Ele rapidamente diagnosticou; era caso cirúrgico de emergência. Estando lá, resolvi acompanhar o trabalho e de sua equipe. Era o caso de uma inflamação grave no útero e acabou optando pela remoção do órgão. Tudo feito com muita competência e destreza.
Confesso que mais do que o sucesso da cirurgia me emocionei com o habilidade e responsabilidade que ele teve naquele curto espaço de tempo que poderia ter representado o caminho da vida ou o da morte para aquela cachorrinha. Os pais sempre se ufanam das proezas de seus filhos, e eu como não sou diferente fiquei com o balãozinho cheio, cheio.
Pensando um pouco mais, vi que meu filho está na fase do "rei", segundo o estudo publicado no jornal. Pleno domínio profissional, retirando dele seu crescimento pessoal e familiar. Eu quem sabe, pelo fato de ter observado e estar aqui escrevendo sobre isso aqui comovido, estou entrando na fase do "sábio". Um dia eu chego lá.
Nas mãos do vírus
No ano passado às vésperas de pagar um trimestre na academia tudo acabou fechando com o lockdown. Passado todo ano só com exercícios em casa e caminhadas pelas ruas da cidade porque os parques também estavam fechados resolvi procurar uma nova academia. Escolhi uma e fui fazer uma semana de aula teste.
Esta semana, estava todo animado pois estava pensando em me matricular definitivamente e poder começar um programa sério para por a saúde e o físico em forma, mas agora estando na iminência de uma nova bandeira vermelha não sei o que faço.
Na verdade, estou nas mãos do Corona Vírus, ele dita o que posso ou o que não posso fazer, se posso cuidar da minha saúde ou se contínuo sedentário em casa. Enquanto espero vou abrir mais um pacote de bolacha.
segunda-feira, 17 de maio de 2021
Pensando alto - País azarado
Não sei bem o que vocês acham, mas pelo que estou vendo nosso país é um país muito azarado mesmo. Passar por essa crise pandêmica com um governo como esse é o sinal de que somos muito, mas muito zicados.
O cidadão do Planalto parece aquele menino mimado que não pode ser contrariado. É o que ele quer ou o que ele quer. E aí se não for assim. Se ele pudesse ao menos calar já ajudaria muito, mas...
Aliás, ele perdeu a chance perpetuar-se na história do Brasil como sendo o presidente que se preocupou com a saúde do povo, não seria jamais avaliado pelo desempenho econômico do país tamanha a gravidade da pandemia. Era só ser mais humilde e cercar-se de pessoas competentes em suas áreas. Só posso dizer uma coisa: Burro.
Apenas 37 anos depois
Eu comecei a trabalhar como representante na indústria farmacêutica em 1984. Desde de então sabia do esquema de comissionamento de balconistas para aumentar a venda de produtos desnecessários, a chamada "empurroterapia".
Ontem, 16 de maio de 2021, o Fantástico escancarou o esquema na sua matéria sobre o assunto. Junto com ela uma série de alegações mentirosas dos envolvidos. Demoraram mais de 37 anos para enxergar aquilo que quem era do ramo cansou de ver e denunciar. Um absurdo.
Ainda assim, os envolvidos já deram um elenco de desmentidos absurdos para livrar a cara e continuar com o esquema. Se mexer mais tem muita coisa que fará o público arrepiar os cabelos, como por exemplo, o comissionamento de médicos para receitar determinados produtos.
domingo, 16 de maio de 2021
Frases e pensamentos- Bruno Covas
sábado, 15 de maio de 2021
Frases e pensamentos - O tigre e o homem
“Um tigre, quando nasce, é sempre o primeiro tigre do mundo”.
Desconhecedor feliz da morte, prisioneiro do eterno instante presente, todo tigre se contenta com uma existência zoológica entre seus pares, e com eles mais disputa do que se identifica. Nasce, vive e morre nos limites de uma vida selvagem, indiferente a quaisquer nervuras do tempo. Um tigre não pode destigrar-se, enquanto muitos homens se empenham numa desumanização voluntária. Inútil: depois de Adão, nenhum humano pode almejar o “luxo alienante” de ser o primeiro homem. Quando nasce, já herda um legado magnífico feito de homens e livros — e isso, para seu gáudio ou sua desgraça, vai acossá-lo para sempre.
Ortega y Gasset
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/que-fim-levou-jose-geraldo-vieira/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
quinta-feira, 13 de maio de 2021
O frio chegou e com ele...
Curitiba sua fria, eis-me aqui novamente.
Já tirei do armário o pijama de inverno, o par de meias de dormir do Mickey e coloquei o edredom na cama. Pode vir frio, estou pronto.
Na real, não tenho nada contra o inverno, pelo contrário, até gosto dele. Tem lá seus inconvenientes, mas tem lá seu charme também. Junto com ele vem a temporada de pratos que você só consegue comer no frio. Rabada, ossobuco com polenta, festival de sopas, queijos, e para quem aprecia, muito vinho.
Vamos acumular panículo adiposo para passar pela estação fria, mesmo porque depois vem a primavera e dá tempo de perder tudo o que conquistamos na cintura e ficar bonitinho pra verão. Vai uma feijoada aí?
segunda-feira, 10 de maio de 2021
Vida boa
Acostumei acordar cedo já tem um bom tempo. Aqui na praia, onde meu sogros moram, não deixo por menos. Todos os dias, antes das sete, já estou caindo da cama. Me ajeito, coloco o tênis e vou fazer meus exercícios. Não há nada mais gostoso do que sentir o frescor da manhã logo cedinho na praia.
Então retorno, e quando chego meu sogro já preparou o café, é tradição que ele faz questão de manter. Meu sogro fez a abertura e venda da maior parte dos terrenos aqui em Itaguaçu, ficou com um bom terreno e construiu um sobrado com quatro apartamentos, um para cada filho e o dele. Aproveito para conversar com ele e ver o que ficou pendurado no celular da noite anterior. Mais um pouco é hora de acordar a mulher, haja pessoa que gosta de dormir. Eu sempre ao abrir a porta balcão da suíte costumo dizer a mesma frase: "Dormir não é viver. Vamos acordar que o dia está esperando lá fora". Ela, meio em desacordo com o meu bom humor matinal sai da cama e a vidinha segue seu dia.
Por mais manhãs assim em nossas vidas com o frescor da manhã em frente ao mar, com o aroma de um bom café e a presença das pessoas que nos querem bem. Vida boa..
Frases e pensamentos
Essa é para ser usada por você que como eu já tomou a vacina:
"Não tenho idade avançada. Tenho juventude acumulada".
Toooma!
sábado, 8 de maio de 2021
Feliz dia das mães
Já faz muito tempo dei o ultimo beijo em minha mãe. Deitada em seu leito definitivo beijei-lhe a testa para enfim sentir pela ultima vez o toque de sua pele. O amor de minha mãe me faz muita falta.
Datas como o dia das mães me trazem sempre agradáveis lembranças e uma infinita saudade. Eu entendo bem que o amor materno é um sentimento indescritível, bem diferente do que é o amor paterno; ele é visceral.
Nesta data eu gostaria de homenagear todas as mães que estiverem lendo esse blog; em especial minha companheira que amarga a distância de meio mundo de sua filha.
sexta-feira, 7 de maio de 2021
Polícia é polícia, bandido é bandido
Essa opinião tem a ver com a postagem anterior, portanto leia antes. No Rio de Janeiro uma ação da Polícia, ocorrida na favela do Jacarezinho, contra a instituição criminosa Falange Vermelha, deixou 25 mortos, sendo 24 bandidos e 1 policial.
E pelo que vi no noticiário ontem à noite está todo mundo defendendo bandido. PQP! Que país é esse em que estamos vivendo? Pra defender polícia só as declarações do comandante da operação.
Vamos fechar o círculo do entendimento. O Estado abandonou as comunidades pobres do Rio. Aonde o Estado não está o crime toma conta e dá falsa impressão ao morador honesto do local que eles estão certos porque afinal estão dando algo ao povo que o Estado deixou de prover. Por sua vez, a mídia não pode ir a favor do Estado porque tem interesse em desmoraliza-lo devido a seus interesses. Logo, o que é passado é essa absurda teoria de que morreram 24 inocentes, anjinhos caídos do céu que portavam submetralhadoras e granadas.
Então, resumo da ópera, somos induzidos a acreditar que houve uma chacina brutal no Jacarezinho. Se você está com dó, lembre-se quando for assaltado, roubado ou pior, perder alguém da sua família; a raiz de tudo está nessa absurda inversão de valores que somos levados a acreditar. Bandido bom é preso ou, se não for possível recuperá-lo, morto.
Frases e pensamentos
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Pensando alto - Amor e ódio
"Qualquer coração consegue odiar, mas poucos conseguem amar verdadeiramente".
Coments: Será que você já descobriu o que é amar verdadeiramente?
quarta-feira, 5 de maio de 2021
Rústico, bruto e sistemático
Eu não tomei a vacina. A vacina me tomou.
Deu reação. Dor de cabeça e mal estar, como se fosse uma "gripezinha", usando a terminologia do nosso honorável presidente. Fiz uma tele consulta, o médico receitou Tylenol e muita água. Disse que cada organismo reage de maneira diferente e que a reação acaba sendo um bom sinal porque mostra que o corpo está criando resistência.
Para tranquilizar, minha temperatura está estável em 36° e a saturação de oxigênio no sangue em 98%, sorte ter comprado os aparelhos para medição em casa, ficou bem fácil pro doutor e segundo ele esse mal estar deve desaparecer em no máximo dois dias. E pensar que hoje pela manhã acabei indo pra academia fazer força. Aqui não tem chororô e o sistema é rústico, bruto e sistemático.
Frases e pensamentos - Paulo Gustavo
"Rir é um ato de resistência".
Paulo Gustavo
Não fazia humor tosco, nem avacalhava uma pessoa para fazer graça, recurso usado pela grande maioria dos atuais humoristas. Uma pessoa simpaticíssima, daquelas que você quer pra levar tomar um café numa tarde de domingo em casa. Existem razões para justificar sua partida que só o todo poderoso sabe, então aceita, eleve orações em quem você acredita. Descanse em paz Paulo Gustavo, vai fazer falta.
terça-feira, 4 de maio de 2021
Pensando alto - Viva a ciência!
Não tem quem não se emocione tomando a vacina contra Covid-19. É um tal de tirar foto, fazer filmagem e transmitir em redes sociais. Se for pensar bem não é para menos. Eu mesmo fiz foto, e confesso que me emocionei por ter recebido a primeira vacina.
Creio, por tudo que estamos passando desde o início da pandemia esse momento é simbólico para o ser humano. Eu que gosto de história, comparo o período que passamos com outras catástrofes que tivemos no passado. A peste negra, a gripe espanhola, a febre amarela. Quantas vidas foram perdidas numa época que a ciência demorava muito mais para encontrar respostas. E às vezes a resposta a ser encontrada era muito mais simples do que combater o Sarscov 19 como foi o caso da peste negra, um problema de higiene que resolvido acabou a crise.
Sinto-me um privilegiado, não só por tomar a vacina, mas por fazer parte deste período da história em que com tantos avanços e tecnologias conseguimos salvar boa parte da humanidade. Morreram muitos eu sei, contudo, pensem, se não fosse o conhecimento humano no estágio em que se encontra quantos mais de nós teriam suas vidas abreviadas?
Viva a ciência!
O dia em que a ciência venceu a política
Acordei cedo, confesso estava ansioso, me arrumei e fui para a fila. Escolhi meu posto de vacinação na Praça Ouvidor Pardinho. Cheguei às 7:26 e de longe podia ver uma pequena fila diante do pavilhão montado na praça. Segui a fila e notei que ela já dava a volta na praça. Cheguei enfim ao seu final, umas 200 pessoas estavam a minha frente. Às 8:00 horas em ponto a fila começou andar.
Perto do pavilhão um funcionário distribuía uma prancheta com uma ficha de concordância e outras informações. Segundo passo, uma moça sentada em sua mesa fiscalizou os documentos. Identidade, CPF, comprovante de residência. Pronto! Tudo certo, era só aguardar ser chamado pelo nome. Uma série de cadeiras dispostas para esperar ser chamado. Nem precisou sentar, em menos de um minuto ouvi meu nome: "Renato De Luca". Uma voz masculina naquele universo de enfermeiras me chamou.
Para o box de aplicação uma enfermeira me diz que seria no braço direito. Fiquei preocupado, queria tirar uma selfie para minhas redes sociais e a mão esquerda não manda bem no celular. Outra enfermeira se propôs tirar a foto. Nisso a aplicadora me mostra a seringa recebendo a dose e informa: "O senhor receberá 0,5 ml da Astra Zeneca". Disse eu: "Ok! Manda ver moça".
Pronto, primeira dose recebida, volto daqui a três meses mais ou menos, na verdade dá menos do que 90 dias. Não importa, estarei lá para receber a outra parte que me cabe para sobreviver a essa pandemia do c...
Sem contar o tempo que cheguei antes da abertura do posto, demorou 45 minutos o processo todo. Mas o que são 45 minutinhos pela perspectiva de passar algum tempo a mais por aqui? Ao final dei entrevista para a BandNews no programa da minha afilhada, ficou bem legal, vai no site o ouve a matéria. Postei as imagens em minhas redes sociais, Insta, Facebook e Twitter.
Segue o link: https://bandnewsfmcuritiba.com/retomada-do-cronograma-de-vacinacao-provoca-novas-filas/
sábado, 1 de maio de 2021
Menos dois
Se você é brasileiro ou brasileira e está lendo esse texto agora, saiba que você morrerá dois anos antes do que morreria até meados de 2020.
Surpreso?
Não sou eu quem está dizendo ou profetizando isso. É o índice de expectativa de vida nosso que caiu 1,94 anos segundo estudos, tudo por ação da pandemia. O tempo médio de vida de um brasileiro era de 76,4 anos; agora passa a ser 74,4 anos.
Portanto refaça seus planos em dois anos a menos. Sabe aquele pedido de perdão? Aquele reconhecimento? Aquela promessa? Não vá deixar pra ultima hora, agora são menos dois anos para se redimir.
Eu pretendia ir até os 98 já refiz minhas expectativas, agora vou até os 96, portanto terão que me suportar por muito tempo ainda. Mas se o negócio é viver, vamos aproveitar do jeito que pode; com distanciamento, máscara e álcool gel. Bom fim de semana leitores.
Notinha de rodapé: Terça feira vou virar jacaré. Tomem cuidado comigo.