Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2023

Escolha...

Está mais perdido que? 
( ) surdo em bingo;
( ) cego em tiroteio;
( ) azeitona em boca de banguela;
( ) piolho em cabeça de careca.




quinta-feira, 30 de março de 2023

Pensando alto - A vida e a fotografia

 Os mais antigos desta rede irão saber do que estou falando. Quando existia a fotografia revelada estudos de envelhecimento mostravam que uma foto durava em média noventa e cinco anos até que sua imagem fosse totalmente apagada pela ação do tempo. 

Este era um argumento que usávamos na Kodak para vender nossos produtos que faziam a revelação das fotos. Argumentávamos que uma foto revelada de uma pessoa adulta com certeza duraria para memória mais do que ela viva. Ou seja, seus netos e talvez bisnetos teriam com certeza o registro da existência do ancestral.

Aonde quero chegar expondo a vocês este raciocínio?

Na realidade a memória de nossa existência segue o mesmo tempo que o tempo de vida de uma fotografia antiga. Digamos, nossos filhos e netos lembrarão de todos. Já os bisnetos e tataranetos é duvidoso apostar. Poderão ouvir falar, mas terão lembranças carinhosas para recordar? 

Com mais de sessenta anos angustia-me este raciocínio. Preciso marcar minha existência para ser mais do que uma lápide no cemitério.



quarta-feira, 29 de março de 2023

Frases e pensamentos - Páscoa

"Chocolate é imprescindível às nossas vidas. Dinossauros não tinham. Vocês viram o que aconteceu com eles".

Miau Carraro - Facebook



Feijão no copo

Ontem fui conhecer um novo fast-food que abriu em Curitiba, na praça Osório. Um fast-food cuja especialidade é nada mais do que feijão.

O prato é servido no copo, assim como os yakisoba nos grandes centros mundiais. Existem várias composições possíveis, calabresa, lombo, e dentre elas uma que lembra um prato mexicano. Minha opção foi um copo com dobradinha. Estava saboroso. O preço se equivale a uma refeição em qualquer quilo do centro da cidade.

Voltarei?
Sim, é diferente. Valeu conhecer.




terça-feira, 28 de março de 2023

Minha opinião - BBB 23

Não sei quantos de vocês assistem, ou pelo menos tem o interesse de acompanhar alguma coisa do BBB. Eu, por falta de opção vejo esporadicamente, e nesta edição que está muito fraca de participantes por sinal alguma coisa me incomoda muito. 

Observaram a quantidade de participantes negros que foram colocados na casa?
Creio que em nenhuma das edições anteriores tenham tido tantos participantes assim. Praticamente metade dos concorrentes iniciais.

Antes que venham de MIMIMI, não tenho nada contra, e até acho justo que população da casa represente a realidade da população de nosso país. Somos metade brancos e metade negros ou pardos. Então está tudo bem. O que me incomodou de certa forma foi que um participante percebeu isso e resolveu criar uma divisão dentro do jogo que seria a de negros contra brancos.
Isso é muito ruim pois incentiva o racismo, neste caso o reverso. Historicamente sabemos que toda polarização é danosa, e em se tratando deste assunto tão delicado podemos estar mexendo com uma bomba relógio.



segunda-feira, 27 de março de 2023

Frases e pensamentos

“Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas”.

Fernando Pessoa

Comentário: Quantas cartas de amor já escrevi. Gosto de escrever e por natureza sou romântico. Pensando na frase, quantas vezes já passei por ridículo.




sexta-feira, 24 de março de 2023

Guri menino

Preciso confidenciar uma coisa para vocês. Uma coisa que deixará os que me amam felizes e os que me odeiam tristes, sim porque também tenho leitores que me odeiam, acredite; e seguem diariamente minhas postagens, acho que esperam uma notícia ruim a meu respeito. Por hora, agradeço a audiência.

O assunto de hoje afetará muito mais esse tipo de leitor (a) do que aqueles que torcem por mim. Pois bem. Fiz uma bateria de exames para controle já que depois da pandemia evitei frequentar ambientes clínicos sem necessidade. Hoje saíram os resultados.

Nenhum dos indicadores deu fora do padrão desejado. Disse "nenhum'; e olha que deveria ter tomado alguns cuidados no dia anterior ao de realizar os exames que acabei me esquecendo, mas assim mesmo os testes deram todos dentro da normalidade. O esquecimento foi privar-me de fazer exercícios como bicicleta e corrida;  justamente o que fiz na véspera.
Tive um colega de trabalho que sempre quando perguntado como estava, respondia: "Tô me sentindo um guri menino". Hoje essa resposta vale pra mim.



A evolução do cachorro quente

Nosso dia de ir à igreja é na quinta feira a noite. É  nosso costume após o culto ir comer um cachorro quente numa "carrocinha" ali no caminho de casa. Uma delícia o lanche dele, é uma espécie de lanche do Au Au com muito mais volume e bem saboroso.

Ontem ao chegarmos lá, outra surpresa. O carrinho não estava mais. O dono que há anos estava sempre no mesmo lugar puxava eletricidade de uma casa para ligar suas parafernálias. E pagava uma parte desta conta de energia à proprietária da casa. Ele descobriu que uma das paredes da casa dava até uma área sem utilização e fez uma proposta;  abriu esta parede transformando num pequeno salão para atender seus clientes. Ficou show!

Agora, além de acomodar melhor seus clientes, as suas funcionárias não estão mais expostas às condições do tempo. Comentei... Daqui a pouco teremos um novo Au Au na cidade. Dá gosto ver quando as pessoas evoluem nos seus projetos.




quinta-feira, 23 de março de 2023

Pense um pouco

Só para você ter o trabalho de pensar e pesquisar um pouco: "O Kariós não é igual ao Cronos".
Tenha paciência.



quarta-feira, 22 de março de 2023

Frases e pensamentos - grande verdade

"Uma coisa é você ter mestrado, doutorado, pós doutorado...
 Outra cisa é você ter as manhas."

Da internet

Coisas estranhas

Acordo cedo e encontro o tampo de vidro de meu fogão estilhaçado na cozinha. Constatações a respeito do ocorrido:


1 . Coisas estranhas ocorrem às vezes. Chega dar medo tentar encontrar uma resposta para o ocorrido.
2 . Que sono maravilhoso eu tenho. Podem vir seres do além. Tô nem aí para vocês.
3 . Como diz minha esposa, eu para dormir conto "carneirinho" (sem "s'), afinal não precisa mais de um para pegar no sono.
4 . Só os justos e de alma leve me entenderão.



segunda-feira, 20 de março de 2023

Frases e pensamentos - J.P. Morgan

"Se você pergunta o quanto custa é porque você não tem dinheiro para comprar".

J.P. Morgan banqueiro milionário americano. 



sábado, 18 de março de 2023

Encontro de casais

Certa vez, fato ocorrido durante meu primeiro casamento, fomos parar num encontro de casais promovido por um grupo de igreja.

Lá estando, fomos instados a nos apresentar. A apresentação seguia uma sugestão do coordenador e era, mais ou menos, assim:
marido: "Boa noite, sou João da Maria".
esposa:  "Boa noite, sou a Maria do João".

Pensando na psicologia da frase, você era obrigado a assumir que se tornara um objeto do outro. Um absurdo já que ninguém é de ninguém. Sob a análise de um psicólogo, isso é um erro, já que o correto é ter o outro em sua vida como parte da sua felicidade. 
Outro detalhe a destacar é que o outro em sua vida "não"é o responsável pela sua felicidade. Notem que deixei a palavra não entre aspas para evidenciar o equívoco que cometemos ao entregar a responsabilidade de nossa felicidade nas mãos de outra pessoa. O único responsável pela sua felicidade é você mesmo.

Contrariando o que a igreja pregava. Me separei, me casei novamente, e na atual relação ninguém é de ninguém. Moramos em casas separadas, mantemos nossa individualidade, temos um diálogo franco e aberto, nos respeitamos e o principal; somos felizes.



Minha opinião

Para vocês verem como andam as coisas atualmente. Com certeza na produção do BBB teve uma pressão enorme dos anunciantes para que se tomassem medidas drásticas sobre o ocorrido esta semana. As redes sociais "bombaram"o assunto e praticamente obrigaram a quem vincula sua marca com o programa a tomar uma posição. 

O dia deve ter sido muito tenso nos escritórios da poderosa. Assisti vários vídeos sobre os ocorridos e teria tomado outra decisão se me fosse dado o poder de interferir. Primeiro faria todos assistirem as cenas gravadas, depois exigiria um pedido de retratação ao vivo e por fim colocaria os dois num paredão especial dando ao público a possibilidade de decidir o futuro dos dois. 

As opções seriam: Expulsa Guimê? Expulsa Sapato? Expulsa os dois?

Simples assim.




sexta-feira, 17 de março de 2023

Contrassenso

Desde ontem jejum de doze horas. acordei cedo pra KCT e fui fazer coleta de sangue para exames de rotina. Periodicamente é bom ver como anda a máquina em seu interior.

Exame super rápido. Início às oito horas, oito e quinze estava liberado. Liberado estando o que fui fazer eu depois de tanto tempo sem comer?

Parei na feira e tomei uma singela média, acompanhada por belíssimo pastel de feira. Deixa a doutora Juliana saber disso. Lembro, certa vez um amigo foi entregar seus exames ao doutor que abriu o envelope e disse: "Você está com isso, aquilo e mais alguma coisa".                     Ele respondeu: "Doutor! Até entrar aqui eu não tinha nada. Quem está me deixando doente é o senhor".

Então, seguindo o mesmo pensamento, vamos comer o bendito pastel de feira até a doutora Juliana me proibir.



quinta-feira, 16 de março de 2023

Refletindo um pouco

Hoje na igreja o pastor contou uma passagem bíblica de uma mulher cujo filho morreu e ela caminhou mais de cincoenta quilômetros com o corpo da criança para buscar sua salvação junto a um religioso que ela pensava ter poderes para recuperar a vida da criança.

Encontrando o tal religioso que ela julgava ser milagreiro, esse lhe disse para deixar o milagre nas mãos de Deus. Assim ela fez e Deus acalmou seu coração. Entendi duas mensagens desta parábola. Uma delas é que Deus resolve todos nossos problemas no tempo dele. A outra é que se alguma coisa em nossas vidas cumpriu seu papel e acabou, deixe-a descansar, afinal se assim aconteceu é porque Deus quis assim e porque ele tem algo melhor para nós.

O bom de ouvir essas parábolas é a reflexão que você pode fazer em relação a sua vida pratica. Senão, ir a igreja torna-se apenas uma atividade social com o todo poderoso.



quarta-feira, 15 de março de 2023

Onde vou parar?

Dos benefícios de ser um homem que mora sozinho. Eu disse "mora" cara pálida, não confundir com "vive" sozinho.

Estou precisando trocar as cúpulas dos abajures aqui de casa. Mais um item do universo doméstico feminino que vou me inteirar. Agora lavo, passo, cozinho e também decoro.
Onde vou parar?



Onde mora o perigo

Hoje é dia de diarista aqui em casa, e como já faz muito tempo que trabalha para mim temos a liberdade de tratar de assuntos pessoais assim que ela chega e tomamos um café.

A cada quinze dias tem uma estória nova de sua vida. A de hoje referia-se a troca do carro que seu marido fez. Gente humilde, trabalhadora, mas troca de carro sempre que pode. Não tem jeito, o carro é o símbolo de status para eles. Então, mês passado ele terminou um financiamento de quatro anos do carro anterior e este mês retirou outro carnê para mais quatro anos de "alegrias".

Tá aí uma coisa a que não me apego. O tal do carro. Vejo muito disso no meu círculo de amizades e de conhecidos. O carro para muitos é o símbolo de status e poder, e de alguns homens chega a ser  semelhante ao "falo", tanto que veja a quantidade de carrões gigantes circulando pelas nossas cidades. Uma camionete, por exemplo, que deveria estar na estrada ou numa fazenda, serve para pegar as crianças na escola ou ir ao super mercado. É o fim da picada.

Se vocês já leram alguma cosa sobre a Pirâmide de Maslow fica fácil entender. Este processo ocorre lá no topo dela. É onde está a necessidade de auto reconhecimento, afirmação. E no marketing dizemos que mais importante do que ser é parecer ser. Aí que mora o perigo.



terça-feira, 14 de março de 2023

Mudando conceitos

Outro dia a procura de uma peça para um reparo num dos apartamentos aqui do prédio, após rodar a cidade fui parar numa loja que tinha aquilo o quê precisava. O único problema era a localização da loja. No meio de uma favela com fama das mais perigosas aqui de Curitiba.

Hoje, afim de resolver outro problema o profissional que me atendia falou que tinha aonde encontrar a peça que necessitava. Na conversa fui direto ao assunto e disse: "Fica lá favela esta loja?"
Ele ficou surpreso, pois pouquíssimas pessoas conhecem este lugar, e segundo ele apenas os profissionais do ramo sabem onde fica e vão até lá.

E para seu esclarecimento, não é porque está no meio de uma favela que a loja também é feia e mal ajeitada. Pelo contrário, boa instalação, estacionamento e atendimento diferenciado. Você que está acostumado a ir nas grandes lojas de rede precisa mudar seu conceito e conhecer essas "bocados". Vale a pena. Mude seus conceitos.



segunda-feira, 13 de março de 2023

Evoluindo sempre

Eu ainda sofro as consequências de meu acidente em 2021. Lá na Austrália, ano passado, minha enteada, que é psicologa atuante, me falou que ficou admirada de eu não ter tido o que eles chamam de estresse pós traumático que nada mais é de problemas psíquicos após um evento traumático que podemos ter na vida. Medos, pânico, pensamentos frequentes e outros processos.

Pois bem, recentemente descobri que estava com estresse pós traumático. E qual era o meu?
Passo pela esquina do acidente, na rua Angelo Sampaio esquina com Av. Iguaçú, pelo menos uma vez ao dia, as vezes mais. E toda vez que preciso me dirigir para lá vinha em mente a seguinte questão: "Foi aqui nesta esquina que quase morri". Um pensamento constante que estava me incomodando um pouco. Tentei de várias formas me abstrair de pensar, mas foi impossível. Passar por ali estava me machucando.

Eis que no final de semana encontrei a solução para meu estresse. Eu concluí que não foi naquele local  que quase morri. Foi naquele local que Deus me deu uma nova chance de viver, nasci de novo. A partir daí está sendo muito fácil, pois quando passo por ali me lembro do renascimento, da nova chance e não do acidente. Me lembro dos maus anjos e da saúde que tenho que ajudaram a suportar os traumas físicos.
Fácil assim. Resolvo no meu interior os problemas que me afligem Isso se chama evoluir. Espero que minha estória ajude outras pessoas que passem pelo mesmo problema.




sábado, 11 de março de 2023

Tô na fila

Por falar em Bruno da dupla Bruno e Marrone já que estão tirando o maior sarro dele depois que fez procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência e ficou uma b... (para ver o resultado pesquise na web).

Vou comentar uma coisa que sempre digo no meu círculo de amigos. Esse cara tem o melhor emprego do mundo. Ganha uma boa grana, tem destaque na mídia e na dupla quem faz tudo é o Marrone. Ele só meche a boca.

Não concorda? Procure e mostre uma música da dupla em que dá para ouvir e dizer: "Essa é a voz do Bruno?"
"Alô produtores! Se tiverem uma boquinha dessas, tô na fila."



sexta-feira, 10 de março de 2023

Hábitos novos

Peguei dois hábitos recentemente. Um deles de andar com uma mochila para levar meus acessórios e apetrechos. Outro é andar com a garrafinha térmica sempre cheia de água gelada.

O primeiro hábito aprendi com um amigo que vai até em jantar social com a mochila junto. Não chego a tanto, mas posso dizer que a mochila funciona como o cinto de utilidades do Batman. Lembram? Sempre salva alguma situação de emergência.
Carregador de celular? Tem!
Bateria suplementar? Tem!
Note book? Tem!
Kit sobrevivência? Tem!
E por aí vai...

A garrafa d'água aprendi usar com meu filho. Ele começou a usar devido a sua necessidade de trabalho e por ter herdado de mim as famosas pedras nos rins (coisa boa a gente não herda). Tudo bem que ele anda com uma garrafa de 1 litro de capacidade. Eu prefiro a de meio litro, o que já me faz consumir mais água do que consumia antes de ter o hábito.
Ah! E detalhe uma completa a outra. Sempre na mochila, vai no porta garrafas a garrafa de água. 



Salvando a pele quatro vezes

Ontem num evento em que participei sozinho teve o seguinte diálogo...

Quatro mulheres sentadas à uma mesa: Você gostaria de sentar-se em nossa mesa? Somos quatro mulheres sozinhas.
Eu: Se minha esposa vê uma foto minha sentado com quatro lindas mulheres, com certeza serei morto quatro vezes quando chegar em casa. Não sobra o osso. 

Uma maneira gentil, educada e elogiosa de recusar um convite que poderia custar a minha pele. As vezes me considero um gênio.



quarta-feira, 8 de março de 2023

Frases e pensamentos - Dia Internacional da Mulher

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota".

Madre Tereza de Calcutá, uma grande mulher.



terça-feira, 7 de março de 2023

Lembranças

Na solidão de meu quarto, no silêncio da noite (Nossa que dramático!) estava pensando.
Quantas pessoas, famílias já passaram aqui pelo prédio em que moro?

Muita gente.Tentei estabelecer uma regra para satisfazer minha curiosidade. Digamos que tem uma mudança por ano na média, isso devido ao prazo dos contratos e a decisão dos moradores por motivos diversos. Assim, considerando o tempo de vida, já devem ter passado por aqui umas cincoenta cinco famílias. E se pensar que a família média brasileira tem entre três e quatro pessoas dá um total próximo de duzentas almas.

Lembro das mais marcantes ou aquelas que tiveram algum motivo agradável ou desagradável para serem lembradas. Os casais que não se entendiam, as solteironas, os caloteiros, as fofoqueiras... Lembro do primeiro casal que veio morar aqui, a esposa chamava Geny, e foram eles que atenderam meu pai quando passou mal e estávamos viajando. Lembro da vizinha que num sábado cedo bateu em nossa porta pedindo ajuda pois seu marido havia morrido num acidente de carro durante a madrugada. Lembro do Sr. Raittani, um idoso que cansei de encontrar pelas ruas do bairro calçando sapatos diferentes já que não enxergava direito quando escolhia.
Minha vida se confunde com este prédio.



domingo, 5 de março de 2023

Só faltou o sol

Esta madrugada novamente fiz minha perambulação pela cidade. Às três horas fui levar a patroa até o aeroporto. Não tenho nenhum problema em ter meu sono interrompido e depois voltar a dormir. Até gos
to porque assim tenho a oportunidade de observar a vida na madrugada sem estar inserido nela.

Observações a seguir. Primeiro que pós pandemia a noite ficou muito mais tranquila, não tenho dúvidas de que as pessoas mudaram seus hábitos de consumo e vai demorar um tempo até o velho costume retornar. Outra coisa interessante e aterrorizante é a quantidade de pessoas dependentes de drogas estão pelo caminho; principalmente na vila que margeia a Avenida das Torres. Assustador.

Como dormi cedo para poder cumprir com meu compromisso, no retorno, parei num posto de conveniências para tomar um café e comer alguma coisa. Fiquei impressionado com a comodidade e a variedade de produtos que estes locais apresentam. Claro que tem um preço diferenciado para cima, mas para perdidos na madrugada são excelentes estes lugares. O objetivo era ver o sol nascer mas o chuvisco não deixou. Com a quantidade de viagens que a mulher anda fazendo com certeza não faltará oportunidade. Só faltou o sol.



sábado, 4 de março de 2023

Minha relação com os carros

Ontem fui convidado para fazer umas fotos de um evento de automóveis. Um encontro de colecionadores de altíssimo nível. Para terem ideia coleciona modelos Gol da VW. Ele tem todos, eu disse "todos" os modelos da marca.

Logo eu que tenho uma relação distante com carros, para mim eles são meras ferramentas, fui lá documentar o evento a convite de uma revendedora da cidade. O que vi serve para comprovar um ditado popular que diz: "O que diferencia um homem de um menino é o preço do brinquedo". No local, restrito à visitação, só entra credenciado, "brinquedos" de milhares de reais, e beirando milhões também.

Vi coisas assim... Um modelo de carro vendido apenas para o Iraque que o comprador foi para lá e trouxe um sendo o que veículo era fabricado no Brasil. Um carro de corridas vencedor de provas na Europa, outro vencedor nos Estados Unidos. Foi bem interessante, pena que ainda não posso disponibilizar as imagens, são do cliente. Mais interessante foi que ao terminar o trabalho, subir no meu Polo e voltei pra casa da mesma forma que faria com um daqueles carrões e custando bem menos.



sexta-feira, 3 de março de 2023

Esse cara sou eu

Se uma pessoa viaja domingo de avião às 06:00 horas, pela regra precisa estar no aeroporto duas horas antes do embarque, logo às 04:00 horas.

O aeroporto fica distante 18 Km de casa, então você precisa sair às 03:30 horas. Para sair de casa neste horário você precisa acordar às 03:00 horas.

Daí, sugiro para a "passageira". Melhor não dormir. Vamos pra balada, de lá direto para o aeroporto. Você dorme no trajeto do avião e eu volto pra casa para dormir.
E ela responde; melhor chamar um UBER.

Esse motorista sou eu.



quinta-feira, 2 de março de 2023

Decisão na hora errada

Lendo hoje nos sites de notícias que acompanho, vi que existe uma crescente no Brasil dos processos de "Gordofobia". O número de processos cresceu de próximo de quarenta em 2021 para mais de duzentos em 2022.

Na matéria é citada uma pessoa que já moveu mais de vinte processos nessa área. Considerando que cada processo pede quantia em torno de duzentos e quarenta mil reais de ressarcimento, eis aí um bom filão para engordar a conta bancária.
Maldita hora que decidi fazer a bariátrica.