Páginas

sábado, 18 de março de 2023

Encontro de casais

Certa vez, fato ocorrido durante meu primeiro casamento, fomos parar num encontro de casais promovido por um grupo de igreja.

Lá estando, fomos instados a nos apresentar. A apresentação seguia uma sugestão do coordenador e era, mais ou menos, assim:
marido: "Boa noite, sou João da Maria".
esposa:  "Boa noite, sou a Maria do João".

Pensando na psicologia da frase, você era obrigado a assumir que se tornara um objeto do outro. Um absurdo já que ninguém é de ninguém. Sob a análise de um psicólogo, isso é um erro, já que o correto é ter o outro em sua vida como parte da sua felicidade. 
Outro detalhe a destacar é que o outro em sua vida "não"é o responsável pela sua felicidade. Notem que deixei a palavra não entre aspas para evidenciar o equívoco que cometemos ao entregar a responsabilidade de nossa felicidade nas mãos de outra pessoa. O único responsável pela sua felicidade é você mesmo.

Contrariando o que a igreja pregava. Me separei, me casei novamente, e na atual relação ninguém é de ninguém. Moramos em casas separadas, mantemos nossa individualidade, temos um diálogo franco e aberto, nos respeitamos e o principal; somos felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.