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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Quero ser leiteiro

Conta uma piada empresarial que uma missão da Sadia foi até o Vaticano propor um negócio ao Papa, eles pretendiam mudar o texto do Pai Nosso. Queriam tirar a frase “o pão nosso de cada dia”, substituir por “o frango nosso de cada dia”. Segundo o concilio que aceitou a proposta o problema seria quebrar o contrato com a fábrica de pães Pulman.

Mais ou menos nesta linha de raciocínio me peguei pensando em quanto vale a expressão: “Ganhar o leitinho das crianças”.

Já parou para pensar qual o interesse dos grandes comerciantes de leite em mantê-la viva no cotidiano do povo brasileiro?
Queira ou não funciona como uma grande campanha subliminar a ser falada espontaneamente pelo nosso povo.

Obviamente aqueles que não consomem leite de modo algum estarão livres desta armadilha, mas quem consome é muito difícil que tenha somente um litro de leite em sua casa, pelo menos dois deve ter, afinal para “garantir o leitinho das crianças” não se consegue somente com um litro, é preciso dois uma vez que quem pretende garantir alguma coisa a alguém sempre tem que pensar no dia de amanhã.

Em verdade esta expressão funciona a favor do sistema, mas não é necessariamente subliminar e longe esta a minha pretensão em querer provar que isto é algo pensado. Atualmente chamam-na de “viral”, pois ela esta permeada na sociedade como um vírus de gripe e de alguma forma atende a um objetivo. Quando você menos espera pegou. Sorte de quem vende leite.


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