Grandes películas (jovens película é o avô do DVD) foram exibidas lá. Assisti Inferno na Torre, O Destino do Poseidon, Os Sobreviventes dos Andes, Um Estranho no Ninho e outros grandes filmes nesta sala.
Duas apresentações marcaram para mim o Cine Vitória, uma delas foi o filme Terremoto, neste caso porque este filme tinha um som poderoso. Para dar a impressão de um terremoto a sala do cinema foi reforçada com caibros de obra, era muito estranho entrar no cinema entre os reforços de madeira que escoravam o teto. Já dava um certo medo só de entrar no cinema.
Outra película que marcou foi a Laranja Mecânica, muito mais pela censura imposta na época do que pela qualidade do filme. Resultado; os nus proibidos pelo generalato foram exibidos com umas bolinhas ridículas que acompanhavam os atores nas cenas de nudez. Era muito divertido.
Vou confessar, algumas vezes beirando os dezesseis anos entrei em filmes que eram censurados para menores de dezoito. Dava um gelo na barriga quando passávamos pelo fiscal que ficava junto à moça que recebia os ingressos. Caso ele desconfiasse que não tivesse a idade necessária e se você não pudesse comprovar a verdadeira idade não entrava mesmo. Tinha mais era que vender o ingresso na boca da bilheteria e esperar que alguma alma caridosa comprasse seu bilhete. A estratégia consistia em comprar uma carteira de estudante falsificada, só que a carteira de estudante valia para pagar a meia entrada e não como prova de idade. Graças a Deus nunca me pegaram.
Cine Vitória atualmente é um Centro de Convenções de Curitiba e continua mal utilizado, este centro de convenções não é tão conhecido como foi o velho cinema.
Esse era um dos meus preferidos, tinha um belo espaço de antessala. Lá assisti o Inferno na Torre (como meu amigo Renato)e os Embalos de Sábado a Noite com John Travolta e Olivia Newton John (lembram?), entre muitos outros que deixaram lembranças. Bela iniciativa Renato, estou adorando relembrar. Vamos combinar: cinema tinha muito mais glamour que hoje em dia.
ResponderExcluirEm 1969, assisti A Batalha de Anzio (com som e imagem de cinerama),
ResponderExcluirFicava perto do cursinho que eu estudava, na Rua Pedro Ivo, o Dom Bosco.
Saudades...
neste cinema assisti Pink Floyd The Wall
ResponderExcluirEu fui somente nos anos 80... assisti Starman, Os Caça-Fantasmas, O Exterminador do Futuro, Rambo (o primeiro, de 1982, excelente filme que na tela gigante ficou sensacional mesmo), A hora do espanto,,, e muitos outros que nem me lembro mais... foi o melhor cinema que entrei em Curitiba, sem desmerecer os outros, que tb conheçi... hj em dia não vou mais, não gosto de multiplex... prefiro ver na minha tv de led... mas sinto muita falta dessa época... fazer o quê? um abraço...
ResponderExcluir