Incrível como a vida e suas experiências nos ensinam tantas coisas. Minha mãe já quase uma nonagenária tem uma saúde muito boa se considerarmos sua idade. Porém, uma das situações que exigem maior acompanhamento e cuidados de nossa parte é o controle da sua diabetes.
É complicado, pois o controle desta doença adquirida pelo decurso de prazo de vida exige dietas e cuidados que na idade em que ela é difícil de estabelecer. Então minha mãe que teve uma vida dedicada à comida tem problemas de privações e volta e meia desequilibra sua diabetes por conta de abusos alimentares. Por isto policio-me diariamente em saber como ela esta, se tomou seus remédios e se esta bem.
A prática deste acompanhamento fez desenvolver em mim um senso de observação diferenciado. Consiste em observar a janela do apartamento dela. Todo dia cedo saio para levar Tyson dar seu alivio matinal. Atravessamos a rua e ele pode caminhar pelo gramado que costeia o muro do Hospital do Exercito. De lá observo a janela do apartamento de minha mãe. Se as cortinas estão abertas é porque ela esta bem, uma vez que levantou-se foi ao banheiro e provavelmente esta seguindo sua vida normalmente. Caso passe determinado horário e as cortinas permaneçam fechadas é porque algo andou errado com ela. É só ir lá conferir, provavelmente porque andou comendo demais e o que não devia na noite anterior. Então tomamos as medidas cabíveis.
Invariavelmente sobra uma bronca pra Nona, mas apenas tem efeito moral, como converso com minha irmã, estabelecer novas regras, privá-la de determinados prazeres nesta fase da vida é uma grande sacanagem.
Mais uma coisa curiosa em minha vida. Se quiser controlar a diabetes basta olhar para as cortinas da janela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.