Páginas

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Sobre pelotão de fuzilamnento

Sempre gostei muito de filmes da segunda guerra. Com o Youtube então eu me delicio. Sigo vários canais que tratam do assunto. Um deles me deu uma visão diferente da que sempre tive a respeito de fuzilamentos militares.

Sempre soube que num pelotão de fuzilamento composto de doze soldados apenas um tinha na arma a bala real. O que significa dizer que de doze homens apenas um seria letal. Isso para que os soldados tivessem o benefício da dúvida de ser o matador e com isso não adquirissem riscos psicológicos.

Hoje num dos canais que sigo, aprendi que a a composição é bem diferente do que sabia. Na real, sendo doze atiradores, apenas um tem bala de festim (não real). Assim são onze balas reais e uma falsa, isso para que os soldados continuem tendo o benefício da dúvida que de sua arma saiu uma bala falsa e não tenham traumas pela sua atividade.

Claro que sendo apenas uma bala real a chance de provocar sofrimento ao executado é maior do que se forem onze reais. Mas aí entramos na seara do sofrer ou não sofrer do ser executado que denota uma longa discussão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.