Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Coca Cola retro


Minha filha Giusy, certa vez me falou da tendência “retro”. No seu design ser retro era buscar inspiração em gerações passadas. Tem o estilo anos cincoenta, anos sessenta e por aí vai.
Este posicionamento repete-se também para os produtos. 
E como se manifestaria este processo para um fabricante de refrigerantes?
Pois bem a Coca Cola deu a resposta. Não tendo como mudar o sabor, a cor ou outra característica do produto sob risco de perder alguns milhões de dólares em pontos de mercado para sua concorrente, relançou o conceito de vasilhame retornável. É aquele esquema de levar a garrafa vazia e entrega-la para poder comprar outro refrigerante. Lembra?
As pessoas iam à padaria ou ao mercado levando seus vasilhames (Que saco!), nos supermercados haviam setores especializados em receber e distribuir garrafas vazias e se sua garrafa tinha um lascadinho era reprovada para troca. Se alguém em casa tomasse cerveja, tinha que ter uma "grade" atrapalhando na garagem.
Sinceramente creio que esta operação é pura jogada de marketing temporária, não vejo a menor possibilidade de lucro no retorno deste procedimento uma vez que os custos atingidos pelas embalagens descartáveis e toda a cadeia da indústria de reciclagem envolvida são muito mais interessantes para o fabricante. Além do que reciclabilidade dá emprego para as camadas mais humildes deste país.
Por enquanto fica só o romantismo, para aqueles que preferem ter o trabalho de levar suas garrafinhas pra passear na padaria e ter uns míseros centavos a mais no bolso. Na minha opinião não dura três meses este negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.