Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2024

Meu diretor

Talvez os mais velhos, como eu, não saibam da influência da Inteligência Artificial sobre nossas vidas e até possam dizer que isso não existe, que é bobagem.

Pois bem, lhes dou um exemplo do poder da IA em nossas vidas. Meu trabalho que é terceirizado usamos uma ferramenta, um aplicativo que gerencia os clientes com os quais trabalhamos. Ele cria um banco de dados baseado nos contatos que fazemos e nos cobra datas de retorno e prazos de atendimento.

Traduzindo em miúdos o que quer dizer isso?
O aplicativo de IA é meu diretor.



Frases e pensamentos- descontraindo

 "Mais vale um anel no seu dedo do que um dedo no seu anel".

Genial piadinha de internet.



Frases e pensamentos - O ignorar

"Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele; por isso, o universo de cada um se resume ao tamanho do seu saber".

Comentário: No entanto, seguindo o raciocínio, se você ignora alguém essa pessoa não existe para você. Todos em nossas vidas temos aquilo e aquele que ignoramos.




segunda-feira, 27 de maio de 2024

Sopa abortiva

Com a chegada do clima mais ameno do outono, nos domingos à noite temos feito sopa para o jantar.
Então, véspera de começar o Fantástico, nos ajeitamos na cozinha e ela prepara sempre uma delícia diferente. Capeletti, verduras, de abóboras foram as que fizemos.

Ontem me propus fazer uma receita que já fiz no passado e vem com uma estória divertida junto. Creme de cebola. Enquanto cozinhava veio a lembrança da vez em que fui fazer a receita na casa de meu compadre sendo que a comadre estava no final da gestação de seu segundo filho.

O preparo final deste prato, você coloca torradas ao fundo de uma cumbuca, o creme de cebola e queijo parmesão sobre e leva tudo ao forno para gratinar. Fica uma delícia. Na ocasião provando a sopa minha comadre se deliciou. Gostou tanto que comeu a sua porção e a do marido. Comeu tanto que passou mal na madrugada e por pouco não pariu seu filho por conta do meu creme de cebola.
Ontem, ao servir a sopa, mandei uma mensagem com foto para ela dizendo: “Hoje tem sopa abortiva aqui em casa”.



sábado, 25 de maio de 2024

Frases e pensamentos

"Nem tudo que a gente ouve, houve".

Frase de internet, essa é para os entendidos...



sexta-feira, 24 de maio de 2024

Nunca diga não

Das coisas interessantes que acontecem. Ontem fomos convidados por amigos para ir comer um Eisben. Eisben é o tradicional prato da culinária germânica, para nós brasileiros conhecido como joelho de porco.
Sou apreciador do prato e fazia muitos nos que não comia, pelo menos uns quinze anos. Assim, confirmei nossa presença.

No caminho a esposa começa a me questionar de como era preparado o tal joelho de porco. Fui explicando baseado nas vezes que tinha comido. Ao final ela me disse que não gostaria de provar e perguntou se teria outra opção no restaurante.

Intervi: “Péra aí!”
Minha argumentação partiu do raciocínio dedutivo. Fiz ela constatar que em dia de feijoada ela se serve de pé de porco, convenhamos, com uma aparência feia já que vem todo cortado, cheio de ossos e envolto em feijão.
Argumentei que o joelho do animal é a parte superior ao pé e que seria servido cozido a assado com a crosta pururuca.
Pela nossa conversa que acontecia enquanto dirigia ela concordou em provar. Vitória do convencimento.

No restaurante quando servido o Eisben, provou e aprovou sem problemas. No retorno para casa o comentário: “Quando vamos comer novamente?”
Creio que gostou.


serviço: Bar Nosso Boteco, toda quinta feira, faça reserva porque bomba.



quinta-feira, 23 de maio de 2024

Reflexões na madrugada

Esta noite foi muito estranha. Eu que sempre tenho um sono fácil e profundo, acordei na madrugada e descobri o que é o termo “perder o sono”.

Bom. Aproveitei para pensar na vida, nas venturas e desventuras da existência.
Por tudo que passei, pelas pessoas que já passaram e pelas que estão chegando. Pelas oportunidades conquistadas, pelas perdidas. Enfim; no monte de “ses” que encontramos na vida.

Sou amante da vida. Prezo pela existência a todo custo, sou grato pelos sabores e apesar dos dissabores que todos temos. Faz parte, diz o entendimento popular. E, por fim, quando chegar a hora de fechar os olhos definitivamente, serei grato. Afinal, valeu a pena. E como valeu.



quarta-feira, 22 de maio de 2024

Tempestade ou maremoto

Uma pessoa próxima está passando por uma situação muito complicada. Um divórcio. Ontem tentando acalmá-lo diante de sua desilusão com situações que acontecem em decorrência disso lembrei de uma comparação que minha irmã fez para mim quando passei por situação semelhante.

Disse-me ela que seu estava passando por um maremoto em minha vida. Que era para ter resiliência e tomar decisões com juízo e consciência. Nada de fazer as coisas no calor da situação. Ela me garantiu que depois do maremoto viria a calmaria. Veio.

O ditado popular, um pouco mudado disso que escrevi diz: “Depois da tempestade a calmaria”. Se tiver alguém que se divorcia em clima de tempestade tudo bem. Eu prefiro o termo maremoto.



terça-feira, 21 de maio de 2024

Frases e pensamentos - Amigos

"Demorei para aprender, mas aprendi que os amigos de sexta depois das vinte horas não são os mesmos de segunda às oito horas".

Pense nisso, principalmente se você for jovem.
Frase de rede social



segunda-feira, 20 de maio de 2024

Figurinha carimbada

Meu neto mais novo é uma figurinha carimbada. Como moramos no mesmo prédio ele aprendeu a me chamar para brincar com ele. Para isso ele usa o interfone, o celular da mãe, ou vem bater à porta do meu apartamento. 

Sempre procuro atender seu pedido, mesmo que não tenha tempo para me dedicar. Às vezes estou de saída para algum compromisso quando ele me chama. Então, digo que só posso brincar um pouco para poder fazer aquilo que tenho marcado. Ele entende bem essa situação.

Tenho notado que ele mudou a maneira de me chamar para brincar. Quando faz, ele fala o seguinte: “Nôno! Vem brincar “muito” comigo?” 

Como dizer não a um apelo desse?















Corpo de provas

Hoje ela está voltando fazer aquilo que mais ama. Ensinar pessoas. Depois de quase dois meses parada por conta da cirurgia a que se submeteu ela está radiante por voltar ao seu trabalho.
Não é à toa quando dizem que ser professora é ter uma profissão de fé. La vai ela rumo ao lugar em que se sente melhor, a sala de aula. 

Ontem a noite enquanto terminava seu material de apresentação para hoje me pegou para ser seu corpo de provas. Me fez uma serie de perguntas sobre matemática, raciocínio lógico, daqueles problemas que quando lemos vemos a resposta em nossa cara, só que não. Sempre tem uma lógica oculta. 

Putz, errei todas!
Segundo a “minha amada professora", o problema não está em eu não saber as respostas. O problema está em professores de matemática não saberem as respostas. E é bem comum. 

Lembrei de um ditado que com frequência uso, e diz assim: “Você só dá o que recebe”.
E como pode ensinar um professor aquilo que não sabe?



sábado, 18 de maio de 2024

Cuidado com o Nôno

Essa semana fui fazer meu papel de avô (Nôno) na escola aonde vai meu neto mais novo. Na atividade teria que fazer algumas coisas com as crianças, contar sobre mim e levar uma comida para compartilhar.

Lancei mão de ser casado com uma professora e atualmente formadora de novas professoras que trabalham justamente com crianças pequenas. E lá fomos nós curtir a criançada.

Orientado por ela, fiz uma atividade com tinta e papel. As crianças colocavam um pouco de tinta no papel e com um canudo assopravam para fazer um monstro. As crianças amaram, mesmo tendo deixado a sala toda pintada. Nada que um pano com água não tirasse. Creio que depois dessa a escola nunca mais chama avós para participar dessas atividades, ou se chamar vem a observação:

“Por favor, não tragam tinta”.



Descontraindo...

Fim de semana. Hora de descontrair né?
Então vamos lá...

"Acabei de me olhar no espelho e me vi com rostinho de 20, corpinho de 25 e sorriso de 30.
 Amanhã compro o mesmo vinho".



sexta-feira, 17 de maio de 2024

Frases e pensamentos - ironia

Quando quiser fazer uma comparação e ser um pouco irônico, use a seguinte expressão:

"Isso é igual a olhos azuis em pessoa feia. Ninguém liga."

Frase extraída do cotidiano popular.



quinta-feira, 16 de maio de 2024

Negócio de Deus

Costumamos ir a igreja sempre na quinta feira. Na quinta feira porquê aos domingos é sempre complicado, sempre temos compromisso principalmente profissionais. Tanto eu como a esposa.

Comecei a seguir a religião evangélica desde que conheci minha atual esposa que já era da comunidade e aos poucos fui me entrosando com a maneira evangélica de praticar a fé. Na igreja evangélica que frequentamos, nas quintas feiras eles chamam de culto em pró da prosperidade. Ele é destinado às pessoas e empresários que desejam alcançar metas em suas vidas e negócios.

Nesta quinta fui para a igreja com um negócio grande em andamento que ocorreu durante o dia e precisava de um fechamento. Então, estava lá eu com um olho na fé e o outro no celular. Eu realmente esperava que durante o evento o negócio se concretizasse afinal era uma coisa de volume. O culto foi correndo e as coisas no celular se desenrolando. E, por incrível que pareça, na parte final recebi o “OK” do cliente. Foi muito interessante. Saí da igreja com a certeza de que esse negócio foi obra de Deus. 




Peso na consciência

Ontem; enquanto me encaminhava para a Arena aonde iria assistir mais jogo do meu time, caminhava pela rua olhando no celular atendendo uma cliente pelo Whatsapp.

Nesse meio tempo fui abordado por um cidadão completamente bêbado que me pedia dinheiro. Como não pude dar atenção a ele já que falava com cliente ele começou a me xingar. 
Fazia muito tempo que não ocorria comigo, mas precisei dar um corre nele. Se afastou falando mais m... ainda e indo embora gritou: “Hoje o Athletico vai perder de três a zero”.

Não dei muita bola devido ao estado etílico em que ele se encontrava e o jogo seria contra um time médio do Uruguai.
Pois bem, o jogo aconteceu e o Athletico perdeu para esse time médio do Uruguai dentro de casa. Não foi por três a zero, mas foi por dois. Juro pra vocês que fiquei com um peso na consciência.



terça-feira, 14 de maio de 2024

Salve-se quem puder

Passei minha vida profissional sempre tendo oportunidades em grandes corporações. Trabalhei na maior empresa privada do setor químico no Brasil e na maior fabricante mundial de material fotográfico.
Nestas empresas tínhamos uma conduta profissional baseada não só no profissionalismo, mas também na ética. Éramos cobrados constantemente a respeito disso já que a postura profissional refletia a postura da corporação.

Isso é uma das coisas que me incomoda no mercado imobiliário. É uma selva. Salve-se quem puder. Ética? Só mesmo a da sobrevivência pessoal. 

Esta experiência está me levando a uma profunda reflexão: Tento sobreviver neste mercado sendo o profissional que sempre fui? Ou caio na vala comum e começo a praticar o que durante minha vida profissional inteira tive como errado?
Por hora, prossigo da forma que me faz por a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.



segunda-feira, 13 de maio de 2024

Se a japa descobrir...

Dentro de meu roteiro de restaurantes que frequento durante a semana, tem um que vou sempre com a esposa. Este restaurante é administrado por japoneses e a comida é sempre boa e por um preço justo.

No caixa fica uma "japa" da família muito metódica e simpática. E como fazemos em tudo, sempre dividimos a conta. No entanto, ela não aceita que dividamos a conta e sempre se nega a faze-lo dizendo: "O homem é que tem que pagar".

Pois bem! Toda vez que vamos almoçar lá eu pago a conta completa. O que ela não sabe é que uma vez pago com meu cartão, na outra com o cartão da esposa. 
Na vida é assim, se quiser ser enganado. Será enganado. O fato que toda vez que saímos de lá, saímos morrendo de rir. Até o dia que "japa" descobrir.



sábado, 11 de maio de 2024

Frases e pensamentos - sempre Carpinejar

Aos desafetos, esquecimento.
Aos amigos, lealdade.
Aos amores, confiança.
Aos pais, gratidão.
Aos filhos, exemplo.
A si mesmo, paz e perdão.

Fabrício Carpinejar



A carne

Hoje, na firma, teremos uma comemoração e o almoço será uma suculenta costela. Isso me faz refletir sobre minha relação com carne vermelha, especificamente com o churrasco.

Poucos sabem, faz um tempo, fiz cirurgia bariátrica. Estava à beira de morrer pelos efeitos colaterais causados pelos 143 Kg que trazia no corpo. O procedimento me fez perder 63 Kg e receber uma nova chance de vida que agarrei e, devo confessar, mudou a minha vida para muito melhor.

A bariátrica sempre traz uma surpresa aos pacientes que se submetem a ela. Algum alimento que antes tinha aceitação passara a não ser bem aceito pelo operado. Isto é quase uma regra. No meu caso foi o churrasco.

Para quem comia numa sentada quase um quilo de carne assada a limitação do estômago permite apenas trezentos gramas. Começa por aí. Sem contar que a digestão da carne é extremamente difícil tronando-se um processo complicado. No meu caso vai um pouco além. Eu peguei uma repulsa pelo churrasco. Evito a qualquer custo. Chego ao extremo de ter repulsa pelo cheiro da carne assando na brasa. São oito horas da manhã, o cheiro da costela esta permeando o escritório e eu já estou satisfeito.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Diferenças

Hoje na academia do clube estava observando as mulheres, jovens e não tão jovens, estava pensando nas diferenças entre os homens e as mulheres além das biológicas é óbvio.
Cheguei a uma conclusão que até as mulheres já constataram. Como é bem mais fácil ser homem do que mulher.

Pelo que notei e noto com as mulheres de meu convívio, as mulheres estão muito mais preocupadas com a decadência ocasionada pelo decurso do tempo em seus corpos do que nós homens.

A mulher, em regra, se preocupa com as bochechas da face que estão caindo, com as pálpebras que estão caindo, com a barriga que está caindo, com a bunda que está caindo, com os peitos que estão caindo, enfim...
Enquanto nós homens só nos preocupamos com ele.




quarta-feira, 8 de maio de 2024

O céu chorou por mim

A esposa está fazendo o tratamento pós operatório da cirurgia que fez na clínica do Hospital Nossa Senhora das Graças. Hoje fui acompanha-la numa consulta de manutenção. 

Qual foi minha surpresa que o local aonde fica a clínica é onde no passado funcionava o buffet do Mehl, tradicional local de festas na cidade. Atualmente a clínica ocupa o mesmo espaço, reformado, nada lembra o negócio do passado. Diga-se que hoje está em ótimas e lindas instalações.

Lembro dia seis de novembro de 1981, passava das dezenove horas, chovia muito em Curitiba, aliás, desabava o mundo na cidade. Cheguei neste mesmo local e precisei de guarda chuvas para sair do carro. Foi um jantar muito bom do qual não me recordo o que foi servido. Sei que nesta ocasião tirei muitas fotos e conversei com muitas pessoas.

Hoje me e reencontrei com esse passado distante e nem tão agradável da minha vida, afinal de contas foi ali que tudo começou. Segue a vida, o buffet do Mehl não existe mais e a vida que iniciou no local também não. Hoje analiso de forma diferente tudo o que ocorreu comigo. Foi no buffet do Mehl a festa de meu primeiro casamento. Chovia naquele dia; sinais que nem sempre sabemos interpretar. O céu chorou por mim.



Raspa do tacho

E a rede Globo foi fazer a cobertura da catástrofe no Rio Grande do Sul. Depois do show da Madona, mas foi.

As vésperas deste show creio que a diretoria da emissora se reuniu e discutiu o que era mais importante para o faturamento. A questão crucial era...
Mostrar a desgraça de um povo passando por uma catástrofe sem igual ou o show repleto de apologia à sexualidade e outras porcarias?

A pauta que venceu sabemos. E é por isso que muita gente fica ligado nos sites de streaming e outras opções de entretenimento.
Na minha opinião TV aberta é a para a raspa do tacho do público que não tem opção de gastar um real sequer em outras opções.
Meu exemplo. Sou um espectador de You Tube. Assisto oque quero, na hora que quero, onde quero.




Frases e pensamentos - Drumond

"Dialogar é dizer o que pensamos e suportar o que os outros pensam".

Carlos Drumond de Andrade.



terça-feira, 7 de maio de 2024

"O resto a gente refaz"

Praticamente morei um ano e quatro meses em Porto Alegre por desventuras de meu trabalho. Neste período conheci gente muito boa que trabalhavam comigo na empresa.
A maior parte delas gente simples e trabalhadora que vinham das cidades periféricas da capital para trabalhar.

O depósito e escritório aonde trabalhávamos ficava no bairro Humaitá, bem perto do novo estádio de futebol do Grêmio. Este bairro está debaixo da água atualmente. Fico imaginando o desespero desse povo pela situação que estão passando. Os produtos do estoque foram todos perdidos, mas para isso tem seguro e não são vidas humanas.

Do pessoal que trabalha lá até hoje parece que só um teve prejuízo maior, mas nada que coloque em risco sua vida e de sua família. Graças a Deus. Como dizia uma velha senhora que passou por duas guerras mundiais: “Estando com saúde o resto a gente refaz”. (minha mãe). 



segunda-feira, 6 de maio de 2024

Filosofando - Quando o outono chegar

"O problema é que você se apaixonou pelas minhas flores.
 Não pelas minhas raízes.
 Então quando chegou o outono, você não soube o que fazer".



Criança diz cada uma!

Meu neto mais novo frequenta uma escola com metodologia diferenciada. Lá eles têm liberdade, contato com a natureza e outras atividades que desenvolvem as mais naturais das crianças. Como falamos, ele é criado com galinha caipira. Solto no terreiro.
Uma das atividades que eles fazem é brincar num caixa de areia com toda liberdade.

Final de semana ele se preparava para ir à praia. E todo entusiasmado veio me contar o que iria fazer na praia. No meio da conversa ele me solta esta:
“Nono! Lá tem uma caixa de areia bem grande”.

Como não amar uma figurinha dessas?



quinta-feira, 2 de maio de 2024

Imagem distorcida

Às vezes me olho no espelho e penso, ou seria digo pra mim mesmo?
“Nossa Renato como você está bem. Nem parece que já passou do sessenta”.
Às vezes, na mesma situação, me olho e digo: “Nossa Renato como você envelheceu. Tá um bagaço”.

Na real, o espelho não reflete a minha imagem, conservado ou acabado. Ele reflete meu estado de espírito. O fato de estar conservado ou acabado você nunca verá num espelho. Verá em velhas fotografias. A partir da comparação você saberá a verdade.
Experimente!