Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Dilema de fotógrafo

Tenho lido e trabalhado com imagens ultimamente. Existe uma discussão muito grande entre aficionados sobre o que é mais importante. A discussão viaja entre duas correntes. Uma delas defende a imagem pura, ou seja, a imagem sem pós-tratamento. A outra defende as qualidades de um bom tratamento de imagens após a captura.



Eu estou entre a cruz e a espada. Gosto muito de imagens verdadeiras, cheia de expressão, mas não dispenso e adoro fazer um bom tratamento nas imagens que capturo. Quer ver o resultado é só dar uma passada no blog que mantenho sobre fotografia, o link esta ao lado na página.


A fotografia tratada deixa de ser uma foto de expressão para se tornar o que chamam de fine-art (arte fina) e também tem seu valor, até mesmo como obra de arte.


Os trabalhos que entrego sempre procuro dar uma boa atenção aos detalhes, por mais que as imagens estejam perfeitas, isto baseado em alguns preceitos como, por exemplo; mulheres de idade não gostam de suas rugas, nem manchas e nem excesso de pele. Todos adoram um brilho no olhar, principalmente se for foto de casal. Dentes brancos deixam a imagem muito mais atrativa. Estas correções precisam de bom senso, ou seja, não podem transformar o sujeito fotografado. Senão a mulher remoçada fica com cara de plasticada, os olhos que brilham se brilharem demais parece olhos de extraterrestre, e dentes super brancos como bem diz minha dentista (Dra. Luciana) ficam com aspecto de corretivo de papelaria.


Tudo o que notamos no excesso do mundo real no mundo do photo shop também aparece. Bom mesmo é ter bom senso tanto na vida real como no virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.