O assunto é Pensamento Lateral. Toda manhã ouço o programa da Maria Rafart na rádio 92 Rock. O programa se chama “92 Minutos”, e todo dia tem um especialista para tratar de algum assunto de maneira descontraída.
Ontem num papo cabeça surgiu o assunto “Pensamento Lateral”. Já sabem como me interesso por este tipo de assunto fui atrás na internet. Pensamento Lateral esta correlacionado a uma maneira de pensar e entender o mundo diferente do que o pensamento padrão que desenvolvemos instintivamente oferece. Entenderam? Não? Eu explico.
O processo mental usual que o mundo nos impinge (este impinge tirei do baú) nos faz pensar em regra de maneira sistematizada, o que os especialistas chamam de Pensamento Vertical, este modo de pensar às vezes não nos permite entender as coisas sob ângulos previsíveis. É aí que se sugere o desenvolvimento do pensamento lateral, que nada mais é do que experimentar outros ângulos de visão e de entendimento sobre os assuntos. O desenvolvimento desta habilidade estimula a criatividade e nos propõe uma nova maneira de enfrentarmos os problemas do dia a dia.
Tem uma estória corporativa que ilustra bem o conceito:
Dizem que quando começaram o programa espacial, havia muita dificuldade em escrever no espaço. Devido à falta de gravidade as canetas esferográficas não funcionavam adequadamente. De tal forma que a NASA investiu muito dinheiro desenvolvendo um equipamento que resolvesse o problema. Chegaram a uma geringonça caríssima com compressor e outras tecnologias que faziam as canetas escreverem na ausência de gravidade o que inviabilizava a aplicação desta solução. Então, um engenheiro teve um clic mental fantástico. E sabem qual foi à solução que ele sugeriu?
Não iriam mais levar canetas nas espaçonaves, levariam lápis, pois lápis escreve sem gravidade. Valor da solução quem sabe um mísero dólar.
Este engenheiro tinha pensamento lateral, pois quando todo mundo estava focado no problema das canetas ele estava pensando em soluções de como escrever no espaço. Uma maneira de analisar problemas sob ângulos diferentes.
Achei fantástico o assunto, mesmo porque já o conhecia de outro nome e pratico em minha vida já há algum tempo. O link de um texto que encontrei na web é o seguinte: http://www.gaussconsulting.com.br/imagens/Pensamento_lateral.pdf
Esta aí uma boa sugestão de leitura para o fim de semana.
Olá Renato
ResponderExcluirA imagem foi criada por mim, para ilustrar este artigo.
http://gestor.pt/pensamento-vertical-e-pensamento-lateral/
Agradecia por isso a referência
Votos de sucesso
Nuno
Esta dado o crédito ao Nuno criador da imagem utilizada neste post.
Excluir