Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Pense nisso. Preconceito

Começamos este post fazendo uma pergunta. Reflita e responda com toda sinceridade:
Você é preconceituoso?

Talvez algumas de suas respostas seja um "não", mas vou lhes dizer uma coisa que talvez não os deixe muito confortáveis. "São", todos somos; eu você e até os que se dizem discriminados, os gays, os negros, os gordos, seja quem for. Somos.

Certa vez numa aula de sociologia na UFPr, isso lá nos idos da década de oitenta, minha professora plantou em minha cabeça a dúvida, a qual procuro resposta até os dias atuais.
Colocou ela a seguinte situação: Você é racista. Diante de uma resposta negativa ela perguntou: Por quê?

As respostas foram diversas mais todas dentro da mesma linha. Justificando que os negros, pobres seres humanos foram humilhados, etc...
Ela ponderou. Seus argumentos, mesmo se intitulando "não racista", são racistas porque quando você justifica sua posição alegando que o outro foi humilhado, escravizado, sem oportunidades, você se coloca numa posição superior ao outro e isto é preconceito.

Tá! E daí, como identificar se somos preconceituosos. O preconceito para não existir precisaria ser banido. Nem o termo deveria existir. Só assim com a realidade equilibrada seremos todos iguais. Fora isto, qualquer conjectura pode ser preconceituosa.

Pensem nisso...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.