Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Preparem-se!

O contexto da história sempre é analisado em três atos. O primeiro deles é o fato em si, estuda o ocorrido pouco tempo depois que ocorreu. O segundo ponto é o contexto histórico, que acontece depois de um tempo do ocorrido, quando se analisam outros fatores que contribuíram para que aquele fato histórico ocorresse. E o terceiro é decorrido muito tempo depois, quando se estuda todo o contexto e variáveis que ocorreram naquela época.

Isto significa dizer que muitas vezes estamos vivenciando um fato histórico, mas não nos damos conta disso. Por exemplo; o onze de setembro. O que sabemos hoje é muito diferente do que foi dito no dia do ocorrido, das suposições que levaram ao ocorrido.

E porque estou discorrendo sobre isso?
Para dizer a vocês que estamos vivenciando fatos históricos que daqui uns anos serão estudados como contexto da terceira guerra mundial. Isso é tão importante que os historiadores observam atentamente as eleições americanas porque dependendo do resultado das urnas teremos agravantes sérios no desenrolar da situação global.
Sendo bem objetivo e direto: Já começaram a fazer seus abrigos antinucleares? 



sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Foco na solução

Se diante de você tiver uma banheira cheia de água.
Tendo a opção de uma colher, um copo ou um balde. Como você esvaziaria a banheira?

A resposta mais comum seria esvazia-la usando um balde.
Pois acredite, esta opção está errada e a maioria das pessoas escolheu ela. Para vocês verem que certas vezes ficamos cegos para soluções obvias diante dos problemas que precisamos enfrentar. A solução mais viável seria tirar o tampo do ralo. 

Certa vez li algo sobre foco na resolução de problemas. A NASA tinha um problema que era enviar para o espaço uma caneta com a qual os astronautas deveriam fazer suas anotações. O problema era que com a ausência de gravidade a tinta da caneta não desceria para a ponta. Então, os engenheiros empenharam-se em desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço. E todos vieram com soluções muito sofisticadas e caras. Apenas um deles deu uma solução muito barata e prática. Sugeriu que no lugar de canetas levassem lápis.

Simples assim. Todo mundo focado no problema; “como escrever no espaço com uma caneta”. Só um focado na solução “de como escrever no espaço”.
Perceberam! Mais fácil tirar água de balde ou só tirar o tampo?